Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos relacionados à ansiedade acometem 33% da população mundial, o que significa 264 milhões de pessoas. No Brasil, o número chega a cerca de 9,3%, totalizando 18.657.943 de ansiosos. Esses números, por sua vez, representam um estado agravante no que diz respeito à saúde mental.

Muito tem se falado sobre a ansiedade, não é mesmo? Vida corrida, pressão no trabalho, eventos traumáticos. Tudo isso pode ser um gatilho para esse sentimento aparecer de forma negativa em nossas vidas.

Dessa forma, já que o assunto da vez é a ansiedade, resolvemos trazer 7 curiosidades sobre esse elemento tão comentado na atualidade, veja só:

7 curiosidades sobre a ansiedade que você precisa conhecer!

1. Ansiedade não é o mesmo que o Transtorno de Ansiedade

A ansiedade nada mais é do que uma sensação que sentimos quanto a algo que criamos expectativas e receios. Esse sentimento é completamente natural do ser humano, mas somente quando apresentado de forma controlada, sem exageros.

Já o transtorno da ansiedade é quando esse sentimento se expressa de forma ampla e constante, tomando parte da nossa vida e permanecendo em nossos pensamentos de forma negativa.

Em casos extremos de ansiedade aguda é possível que o excesso do sentimento até mesmo impossibilite o indivíduo de trabalhar. Portanto, grave. A ansiedade é inerente à vida humana, mas seu excesso apodrece a mente, impossibilitando-a de funcionar de forma saudável.

LEIA MAIS: O que é a ansiedade? Descubra mais sobre o mal do século

2. As mulheres são as mais afetadas

Seja em países subdesenvolvidos ou desenvolvidos, a população feminina é a que mais sofre com os distúrbios de ansiedade. Pesquisa publicada no site científico Scielo apontam que esse tipo de transtorno é duas vezes mais comum nas mulheres do que nos homens.

A verdade é que, por questões como machismo e suas consequências como estupro, violência doméstica, assédio sexual e muitas outras ameaças, as mulheres tendem a ter mais medo no decorrer de suas vidas. Essa é uma das explicações para o alto índice de transtornos relacionados à ansiedade nas mulheres.

3 . A ansiedade prejudica o sono

Pelo menos metade das pessoas com transtorno de ansiedade sofrem com problemas de sono. O nervosismo e a tensão pela expectativa de algo é tão grande que elas não conseguem adormecer.

Dependendo do grau de ansiedade, as noites mal dormidas passam a ser cada vez mais frequentes e se torna quase impossível descansar por completo. Ao deitar, milhares de pensamentos vêm à cabeça e tudo o que você sente, o que precisa fazer e o que as pessoas esperam de você vem à tona. Basta repousar a cabeça no travesseiro.

4 . Alguns ansiosos podem desenvolver fobias

As fobias são medos irracionais com relação a alguma situação ou objeto. Nem sempre esses medos são conscientes na vida da pessoa e, é possível que só se manifestem quando há a presença do estímulo aversivo, ou seja,  o contato com o que reproduz medo no indivíduo.

Um exemplo de fobia é o medo de peixes, você pode gostar da praia mas em hipótese alguma entra no mar. Só a possibilidade de um peixe chegar perto de você, já a paralisa. A probabilidade de algum peixe, na beira da praia te fazer algum mal é mínima, mas você não consegue vencer esse pensamento, o medo é maior.

Como a mente do ansioso trabalha sem cessar, o medo se alimenta dos receios impossíveis de acontecer. Esse tipo de fobia se manifesta quando percebemos que somos incapazes de realizar algo pela fobia de alguma coisa. Só possibilidade já traz pânico.

LEIA MAIS: Conheça as 10 fobias mais estranhas!

5. Abuso e dependência de drogas aumentam o risco de ansiedade 

Um estudo realizado pela Cambridge Health Alliance – Harvard Medical School, observou que um grande número de pessoas que sofrem de algum distúrbio de ansiedade e não sabem como lidar já tentou curar ou aliviar seus sintomas através do consumo de álcool e drogas.

Segundo artigo publicado, na verdade, o que as pessoas que utilizam essas substâncias realmente fazem é aumentar os riscos de desenvolver transtornos de ansiedade e elevar os seus sintomas. Por mais que o alívio dos sintomas aconteça, a dependência química os traz de volta.

6. Eventos estressantes podem causar ansiedade na gravidez

A gestação pode ser fonte de muita alegria e expectativa. Entretanto,  por ser um período repleto de mudanças fisiológicas, psíquicas, hormonais e sociais. Visto isso, muitas mulheres podem desenvolver a ansiedade na gravidez.

A probabilidade de uma mulher enfrentar tal quadro está relacionado à eventos estressantes, desvantagem social, histórico prévio de doença mental ou de aborto, morte fetal e parto prematuro. A gravidez precisa ser um tempo saudável para a gestante, e caso contrário, o transtorno de ansiedade pode surgir durante esse período.

Nesses casos, é importante procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para ajudar a diagnosticar e tratar o transtorno, até porque o uso de medicamentos pode ser restringido pela possibilidade de prejudicar o feto.

7. A ansiedade não tem cura

Assim como a maioria das doenças mentais crônicas, o transtorno de ansiedade não tem cura, porém existem meios de diminuir seus sintomas e efeitos na vida de quem sofre dessa condição.

Uma das formas mais eficientes de tratar o transtorno de ansiedade é se consultando com um psicólogo e, caso necessário, procurando também um psiquiatra. Aqui na Telavita nós oferecemos os dois! Se consulte online, faça o tratamento do conforto da sua casa.

Conheça a Telavita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.