Por que optar pelo atendimento psicológico online para funcionários?

0
4969
mulher-marcando-atendimento-com-psicologo-online

8 horas por dia. Essa é a quantidade de tempo que a maioria das pessoas passam diariamente dedicadas ao seu trabalho. Logo, a rotina corrida pode ser um gatilho para o surgimento de transtornos, por isso, empresas que se preocupam com seus colaboradores optam pelo oferecimento do atendimento psicológico online para os funcionários.

Com o aumento dos casos de Burnout no país, as corporações estão percebendo que são responsáveis também pela saúde dos funcionários, seja ela física ou psicológica. Afinal, um declínio em qualquer um desses aspectos resulta em menor produtividade.

Sendo assim, é comum perceber cada vez mais lugares apresentando programas dedicados a melhorar o bem-estar dos colaboradores. São realizados alongamentos, corridas e até programas de dieta. Entretanto, pouco se fala sobre atitudes para ajudar a combater os desgastes e problemas mentais que aparecem.

Como funciona a terapia online para os colaboradores?

O atendimento terapêutico online ocorre num recinto virtual somente com a presença do colaborador e do psicólogo. O local e o horário são determinados pelo paciente, de forma que encaixe de maneira confortável na sua agenda – podendo até ser realizada dentro da empresa.

Além disso, vale destacar que o período do acompanhamento psicológico é voltado completamente ao indivíduo. Ou seja, é uma oportunidade de sair da agitação da rotina para conseguir focar nos problemas presentes com a ajuda de um profissional qualificado.

A terapia é realizada, principalmente, na base da conversa. O funcionário encontra um espaço em que pode falar sobre o que deseja em um ambiente livre de julgamentos. Trata-se de um espaço privativo e exclusivo para o paciente conseguir tratar sobre os problemas que o afligem.

Através de diversas técnicas, o psicólogo ajudará o funcionário a refletir não só sobre suas atitudes, mas como reagir perante a situações e pessoas. Dessa forma, o desenvolvimento é gradual, pois primeiro melhora o relacionamento consigo mesmo e, depois, procura entender melhor os outros.

ebook-saude-mental-nas-empresas

Benefícios da orientação psicológica online

O aconselhamento psicológico online conta com diversos benefícios para os colaboradores. Aliás, podem até ser mais efetivos do que os atendimentos presenciais, de acordo com um estudo da Universidade de Zurique. Dessa forma, é interessante notar os aspectos positivos que a terapia online traz  tanto para o indivíduo, como também para o ambiente em que trabalha. Confira os principais benefícios:

  • Rendimento maior: como a terapia atua na diminuição dos distúrbios mentais, os colaboradores apresentam uma saúde mental melhor e conseguem focar mais nas atividades desempenhadas;
  • Empatia: a orientação psicológica promove o entendimento do próximo e ajuda a pessoa a identificar e interpretar o comportamentos dos colegas;
  • Autoconhecimento: as consultas de psicologia visam o aprimoramento através do conhecimento de si mesmo. Dessa forma, o indivíduo passa a entender melhor o próprio pensamento;
  • Melhora nas relações interpessoais: a terapia ajuda na percepção de grupo e atua no desenvolvimento de habilidades inter-relacionais, o que reflete numa melhora do clima organizacional;
  • Desenvolvimento das habilidades de comunicação e comportamento: a consulta com psicólogo observa como o indivíduo pode aprimorar as competências comunicacionais e comportamentais;
  • Desenvolvimento de orgulho pelo ambiente e empresa que se trabalha: uma vez que a orientação psicológica é vista como um benefício, os colaboradores percebem que a empresa se importa com eles. Isso aumenta o sentido de pertencimento e orgulho;
  • Diminuição da insegurança: a terapia permite que a pessoa desenvolva habilidades para lidar melhor com as dúvidas e incertezas que permeiam o seu dia a dia e vida pessoal.

Por que optar pelo atendimento psicológico online para funcionários?

Então, por qual motivo as empresas deveriam recorrer ao acompanhamento psicológico para atender os colaboradores? Bem, primeiramente, falar sobre questões psicológicas é algo que os próprios funcionários desejam das instituições. Uma pesquisa revelou que 86% das pessoas acham que a cultura de uma empresa deveria apoiar a saúde mental.

Além disso, a terapia apresenta diversos proveitos para as corporações. As pessoas que realizam o atendimento psicológico apresentam benefícios no bem-estar, o que reflete na qualidade do trabalho e produtividade. Aliás, com a melhora na saúde, é possível observar menores taxas de faltas no trabalho por problemas psicológicos.

Nesse contexto, o online permite criar um ambiente mais sigiloso e seguro. Dessa forma, o funcionário consegue falar abertamente sobre os problemas que o afligem dentro do trabalho, além de contar com o auxílio do psicólogo para solucionar essas questões.

Ainda, o funcionário não precisa se deslocar para chegar ao consultório e gastar muito tempo com os transportes. As sessões podem ocorrer no conforto de sua casa ou até mesmo no trabalho.

Como posso implementar a orientação psicológica para funcionários?

Dentro desse contexto, existem alguns serviços que oferecem tratamento psicológico pela internet. Entretanto, é necessário compreender quais são aqueles que possuem capilaridade, rede de profissionais qualificados e segurança na operação.

A Telavita, por exemplo, atua como uma clínica online de psicologia e consegue atender as empresas em todo o país. Aliás, foi a primeira a oferecer a psicoterapia online para convênios em âmbito nacional.

Dessa forma, conta com toda a estrutura necessária para dar suporte aos colaboradores, além de possuir profissionais cadastrados com experiência comprovada no mercado. Ainda, desenvolve um sistema de segurança para garantir a confidencialidade das informações processadas.

Conheça a Telavita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.