A psicologia é a ciência mais apropriada para entender sobre o comportamento humano. Portanto, o psicólogo é o profissional mais habilitado para auxiliar as pessoas que buscam desenvolver-se, além de ser capaz de ajudar quem deseja enfrentar os desafios presentes na carreira.

Por mais que existam técnicas e ferramentas ditas “milagrosas” da área da administração, estas não superam os recursos que o psicólogo possui para realmente auxiliar o profissional em seu desenvolvimento.

LEIA MAIS: 5 iniciativas para promover saúde mental no trabalho

Podemos comparar esse cenário através de uma metáfora muito conhecida: “colocar a poeira para baixo do tapete”. É isso mesmo. As ferramentas de outros profissionais fazem o mesmo. Afinal, momentaneamente e aparentemente, o profissional que busca aperfeiçoamento mostra alguma evolução, mas, com o tempo, o “lixo” aparece.

Sendo assim, o psicólogo é capaz de identificar os motivos mais profundos das insatisfações, levando o profissional numa busca de autoconhecimento e a reviver emoções que causam o impedimento de seu progresso.

Psicologia e carreira

Encontramos nos consultórios psicológicos, profissionais de diversas áreas com baixa autoestima, que boicotam inconscientemente os seus progressos e não se permitem o verdadeiro sucesso. Dessa forma, é possível verificarmos em suas histórias pregressas, modelos mentais relevantes que os fazem andar em círculos.

Mesmo assim, ainda há certos preconceitos por parte das empresas em relação a psicoterapia. Muitos veem a necessidade de terapia somente como algo para pessoas com problemas mentais graves.

LEIA MAIS: Conheça 5 formas da psicologia do trabalho ajudar as empresas

Entretanto, as pessoas mais saudáveis são aquelas que procuram atendimento para alcançar melhor qualidade de vida e progressos pessoais ou profissionais. Então, os indivíduos que precisam ser “empurrados” para dentro dos consultórios são os que estão com um grau de comprometimento emocional maior.

Dessa forma, quando o profissional possuir algum desconforto em relação a carreira, ele deve buscar ajuda terapêutica o quanto antes para conseguir um melhor prognóstico.

Eu costumo dizer para meus pacientes: “Você está gastando sua energia toda para segurar uma bolinha de ping pong no fundo do balde. Quem sabe você consegue usar essa energia para realmente evoluir, deixando fluir seus sentimentos e emoções?”.

Resultados do acompanhamento psicológico

Os psicólogos têm conseguido muitos resultados com a evolução profissional de seus pacientes. Eles se livram de impedimentos que eram inconscientes em suas atitudes e proporcionam novos caminhos para o sucesso.

Há casos em que os pacientes descobrem que não precisam repetir o modelo absorvido na infância e conseguem elevar sua autoestima. Além disso, permitem se livrar de conceitos preestabelecidos e aumentam a motivação de forma efetiva para fazerem descobertas sobre a forma de funcionamento mental.

LEIA MAIS: Motivação no trabalho: a importância de motivar os profissionais

Ainda, alguns indivíduos conseguem separar o que é deficiência sua e o que é dos outros. Isso permite que as pessoas se vejam livre de receios e medos que paralisam novas ações, além de outros tantos comportamentos que impedem o desenvolvimento profissional.

Podem ser vários os fatores psicológicos que dificultam o progresso na carreira. Por isso, não fique sozinho. Não perca mais tempo para alcançar a plenitude e resolva a raiz da questão. A vida é uma só, então, aproveite ao máximo sua potencialidade e seja feliz!

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.