Entenda a diferença entre um profissional de coaching e o psicólogo

0
3841
coaching e psicologia

Todo ser humano possui suas necessidades e, muitas vezes, precisa de um suporte para organizar tanto seus pensamentos e vontades quanto para administrar o cotidiano. Para cada fase há um processo de aprendizado e por isso existem técnicas específicas que ajudarão compreender tudo com mais facilidade. Desde vencer bloqueios, traumas, aumento do foco até o equilíbrio das emoções.

Por isso, que na decisão pela busca de qual técnica é mais adequada no momento é preciso entender qual a diferença entre coaching e Psicologia e seguir a que mais se encaixa no seu jeito. Para isso também, vale ressaltar que existem diversas linhas de estudo dentro da Psicologia.

Qual a diferença entre o coaching e a psicologia?

Psicologia

A Psicologia possui diversas definições, mas nem todas conseguem explicar com tanta eficiência a sua complexidade, porém podemos definir que ela é uma ciência que estuda a mente e o comportamento do ser humano, além disso ela vale dessa ciência para ajudar as pessoas em diversas áreas, desde saúde, relacionamentos até com questões de trabalho, traumas e dificuldades.

Segundo a American Psychological Association (APA), remete a uma outra definição, como:

“Psicologia é o estudo da mente e comportamento. A disciplina abrange todos os aspectos da experiência humana – desde as funções do cérebro até as ações de nações, desde o desenvolvimento das crianças até os cuidados com os idosos. Em cada cenário concebível de centros de investigação científica aos serviços de saúde mental, “a compreensão do comportamento” é a empresa dos psicólogos (APA).”

E assim para ser um psicólogo é preciso de uma formação em Psicologia, lembrando que não é equivalente a psicanálise. Além é claro da psicoterapia (presencial) que é uma das linhas que tem o foco a ajuda do indivíduo em conhecer-se e principalmente resolver os conflitos internos.

Dependendo da linha em que se segue a orientação psicológica é focada no passado ou no presente do indivíduo para que, como consequência possa-se ter modificações no futuro. Por isso esse profissional trabalhará resoluções de problemas e também focam em questões mais gerais de significados profundos nas relações interpessoais.

Vale lembrar também que para se tornar psicólogo, a pessoa deve se dedicar a anos de estudos sobre a mente humana, recebendo assim um certificado profissional de ensino superior e licenciamento pelo Conselho Federal de Psicologia para exercer a profissão.

O que é coaching?

Em inglês essa palavra quer dizer “treinar” e segundo o International Institute of Coaching (IIC), significa:

“O Coaching é uma forma simples porém efetiva de desenvolvimento entre o cliente e o coach, que sustém e mantém o crescimento da personalidade e das competências.”

Isto é, trabalha com o estímulo para a ação através de técnicas específicas, podendo assim analisar o próprio estado atual e apontar como uma meta onde se quer chegar. Por isso, pode-se dizer que trabalha com técnicas de motivação, organização e aprimoramentos das fortalezas e pontos positivos.

Vale ressaltar que ele possui diversas linhas de incentivo, por exemplo:

    • Coaching pessoal (para a vida pessoal);
    • Coaching de carreira;
    • Coaching para relacionamentos (amorosos ou outros);
    • Coaching para pais;
    • Coaching para esportes;
    • Coaching para jovens;
  • Coaching para escritores.

Concluindo as diferenças

O coach:

    • não faz diagnóstico, mas incentiva o cliente no seu objetivo;
    • seu trabalho não tem caráter clínico;
    • não lida com traumas ou problemas passados;
  • não pode lidar com transtornos psicológicos porque seu compromisso é gerar hábitos saudáveis.

O psicólogo:

    • trabalha com o autoconhecimento e também com conflitos internos;
    • o objetivo é buscar as origens dos problemas;
  • além de gerar hábitos saudáveis, o objetivo primordial é tornar a vida da pessoa o mais confortável possível.

Por isso a pessoa pode optar por fazer os dois tratamentos, são totalmente diferentes e dependendo do caso podem se complementar, mas isso só pode ser determinado por profissionais especializados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.