5 doenças psicológicas que precisam de mais atenção

0
8050
doenças psicológicas

Inúmeras doenças psicológicas ainda não são tão familiares para o público.

Depressão e ansiedade. Todos já ouviram falar delas. Aliás, muitos já sabem do perigo que representam e até as maneiras como preveni-las, pois elas estão entre as doenças psicológicas mais comuns. Porém, existe um amplo espectro que acaba passando desapercebido.

As doenças do psicológico são inúmeras: Você sabia que existem doenças psicológicas causadas pelo trabalho, e outras cuja origem pode ser genética? Nesse turbilhão de possibilidades, muitos transtornos se destacam, como é o caso da depressão e ansiedade. Porém, é necessário prestar atenção naquelas que poucas pessoas notam e que influenciam demais o cotidiano de todos.

LEIA MAIS: Ansiedade: o que é e como enfrentar o mal do século.

Por conta disso, separamos uma lista de doenças psicológicas que ainda não recebem muita importância, mas que deveriam ser mais conhecidas.

Tipos de doenças psicológicas que precisam de mais atenção

Síndrome de Burnout

De acordo com o Ministério da Saúde, o Burnout é “um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade”.

A síndrome é uma das doenças psicológicas do trabalho mais graves, pois deixa o indivíduo num estado de esgotamento. E o pior: 30% da população já sofre com esse problema, conforme uma pesquisa da Internacional Stress Management Association (Isma).

LEIA MAIS: Burnout e o esgotamento psicológico no trabalho

Síndrome do Pânico

Segundo o Hospital Albert Einstein, a síndrome do pânico “é caracterizada pela sucessão repentina de crises de pânico. A sensação horrível trazida por esses episódios faz com que a pessoa altere sua rotina, com medo de que o processo possa se repetir”.

A gravidade dessa condição é a dificuldade em prever o acontecimento desses ataques de pânico. Afinal, eles são comuns e afetam cerca de 11% dos adultos por ano. Por isso, é necessário buscar tratamento o quanto antes.

LEIA MAIS: As sufocantes crises de medo e desespero – Conheça o que é a Síndrome do Pânico

“Precisa de acompanhamento psicológico para algum transtorno psicológico? A Telavita está aqui para você!”

Transtorno de Personalidade de Borderline

De acordo com o Manual MSD, o Borderline “é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade”.

Essa é uma condição que afeta muito a qualidade de vida e o relacionamento do indivíduo, por isso, deve ser melhor compreendida. Na população em geral, estima-se que entre 1,6% e 5,9% das pessoas possuem o transtorno.

LEIA MAIS: Confira o que significa Borderline e saiba tudo sobre esse transtorno

Transtornos alimentares

“Transtorno alimentar é um padrão de comportamentos alimentares disfuncionais prejudiciais ao sujeito”, elucida a coordenadora do Serviço de Psicologia da UTI Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês, Maristela Temer.

Os transtornos alimentares possuem a maior taxa de mortalidade em comparação com qualquer doença mental. Sob esse quesito, existem várias doenças psicológicas graves: anorexia, bulimia, transtorno compulsivo alimentar, etc.

Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT)

De acordo com o Manual MSD, estresse pós-traumático “ocorre quando lembranças de um evento extremamente perturbador ficam voltando repetidamente e invadem os pensamentos. Isso dura mais de um mês e pode durar muito mais tempo. Essas lembranças podem ser muito assustadoras, realistas e perturbadoras”.

Essa doença psicológica não é de fácil identificação por terceiros, por conta disso, passa desapercebida diversas vezes. Sendo assim, é importante compreender o que ela é e como acontece para ajudar a pessoa que está nessa condição.

Caso suspeite que você ou alguém próximo possa ter algum desses transtornos procure um psicólogo ou psiquiatra de sua preferência para realizar o diagnóstico. A nossa plataforma online possui um leque de opções de profissionais capacitados e especializados.

“Agende uma consulta com um de nossos psicólogos!”

 

LEIA MAIS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.