Conheça mais sobre a terapia ocupacional

0
23649

A terapia ocupacional é uma das áreas mais recentes da saúde, com ela tornou-se possível a reestruturação e integração de pessoas que sofrem de distúrbios emocionais, físicos, mentais e sociais no meio onde vivem.

Essa área abrange desde crianças até idosos, os ensinando a ter uma maior autoconfiança e as maneiras de se enquadrarem no ambiente em que frequentam ou precisam frequentar de forma natural e sem pressão.

O que é a terapia ocupacional

A terapia ocupacional é uma área da saúde que trata de pessoas que apresentam algum tipo de problema seja ele emocional, físico, social e mental para que ela possa recuperar ou estruturar sua autoconfiança e se integrar ao meio que necessita, pode ser ele em uma escola, emprego ou qualquer setor social.

Ela tem por função orientar e planejar o cotidiano dos pacientes da melhor forma possível os ensinando a interagir com o ambiente no qual conviverá. O especialista desta área se ocupa com todo o tipo de ação do paciente, desde a maneira de escovar os dentes até como o ideal de fundar ou orientar uma empresa, ele passa as diretrizes para que essa pessoa possa ter a sua rotina de maneira fluída, sem receios e com segurança.

Aqui no Brasil os profissionais dessa área são muito procurados pois não é uma setor muito difundido e a grande parte dos formados se concentram no Estado de São Paulo. O atendimento ao paciente pode ser em grupo ou individual. No processo são discriminados afazeres para garantir a reabilitação e adaptação do paciente, onde ele associará as atividades a sua rotina, ganhando assim mais confiança no momento exato de colocar tudo em prática.

Os principais locais de atendimento são as instituições de reabilitação para usuários de drogas, as instituições penais, psiquiátricas, casas de repouso, hospitais e creches. Esse tipo de procedimento só pode ser executado por terapeutas ocupacionais, conforme Lei vigente: Decreto-Lei n° 938/69; Lei n° 6.316/75; Resoluções COFFITO-8, 10 e 81.

É importante também apontar que esta terapia pode ser realizada em recém-nascidos para que não haja a possibilidade dele desenvolver algum distúrbio que o impeça de socializar, recebendo orientações já desde seu desenvolvimento.

As atividades adequadas não são padronizadas, para cada paciente existe o estudo sobre a patologia desenvolvida, assim como a maneira de viver de cada um, só então pode-se elaborar a melhor forma da pessoa desenvolver a sua autonomia e independência.

Meios de atuação do Terapeuta Ocupacional

Gerontologia

Auxilia idosos a se reintegrarem ao ambiente social.

Reintegração Social

Esse meio orienta menores infratores, carentes ou viciados em algum tipo de droga a se estabilizar no meio social.

Meio educacional

Auxilia no desenvolvimento de crianças com deficiência ou com problemas de aprendizado e também ajuda na sua inserção no meio escolar.

Reabilitação

Promove a prevenção de doenças ocupacionais dos trabalhadores em ações diretamente nas empresas, orienta as vítimas de acidentes ou doenças de trabalho a melhor forma de reintegração ao ambiente e auxilia na integração de deficientes físicos a rotina da empresa.

Saúde Mental/Psiquiatria

Trata de pessoas com distúrbios psíquicos para que elas possam se ajustar novamente ao mercado de trabalho e ao ambiente social.

A Terapia Ocupacional é uma atividade da área da saúde necessária para que as pessoas conheçam o seu verdadeiro potencial e saibam reconhecer seus atributos para ingressarem no mercado de trabalho ou na vida social sem traumas e receios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.