Início Trabalho Como cultivar a felicidade no trabalho e ser mais alegre?

Como cultivar a felicidade no trabalho e ser mais alegre?

Felicidade no trabalho. É aquele sorriso no rosto ao final do expediente ou a satisfação de possuir um emprego gratificante. Esse, por sua vez,  é um ideal que muitas pessoas buscam e, mesmo assim, encontram dificuldade para achar.

Porém, existe realmente um trabalho feliz? Bem, talvez ainda não tenham criado o cargo perfeito, mas, certamente, é possível ser feliz no trabalho. Claramente há uma relação entre o prazer e a função desempenhada na empresa, porém outros fatores também devem ser levados em conta.

O que é a felicidade no trabalho?

Então, o que é felicidade no trabalho? Primeiramente, é necessário entender que trata-se de uma questão subjetiva. Ou seja, como ser feliz profissionalmente varia de pessoa para pessoa. Mesmo assim, é possível perceber alguns fatores.

Dessa forma, Emiliana Simon-Thomas, diretora de ciência do Greater Good Science Center da Berkeley, aponta a felicidade no ambiente de trabalho em alguns termos.

 “Sentimento geral de prazer no trabalho; ser capaz de lidar normalmente com contratempos; conectar-se amigavelmente com colegas e clientes; e saber que seu trabalho é importante para você, sua organização e além”.

6 formas de ser feliz no trabalho

Para ajudar a alcançar esse ideal, a revista americana The Week montou uma lista com dicas de como encontrar a realização profissional. Confira abaixo quais os principais pontos a serem considerados.

1. Explorar as possibilidades

Você já reparou que as pessoas rendem mais quando estão realizando algo que gostam? Ser feliz no trabalho, então, deve-se também às atividades que estão sendo realizadas e o quanto gostamos delas.

Portanto, quando você ver a oportunidade de dar uma ideia ou fazer algo que faz bem para você mesmo, simplesmente faça. Procure se sentir pleno e confortável durante a rotina. Dê sugestões e procure fazer o que gosta.

2. Entender que perfeição não existe

Não adianta correr atrás de um ambiente de trabalho perfeito, isso não irá acontecer. Contratempos e falhas existem, então, não existe o tal emprego dos sonhos. Todo lugar possui problemas.

Sendo assim, precisamos estar abertos à aprendizagem e adaptação. As pessoas felizes no trabalho reconhecem os pontos positivos e negativos de cada ambiente e sabem valorizar o que agrega ao seu dia.

3. Ser livre

Ser feliz no trabalho depende também de certa independência dentro do ambiente corporativo. Dessa forma, tenha autonomia das coisas que você faz e se organize porque assim você controlará o seu tempo e terá maior controle sobre as atividades que realizará.

4. Respeito em primeiro lugar

Aquele que é alegre na corporação não se importa com o status da posição. O importante é que você respeite os seus colegas e seja respeitado em retorno. Quando há respeito pela profissão exercida, a pessoa se sente mais encorajada e esperançosa em atingir as suas metas.

5. Atue em prol de outras pessoas faz bem

É comum ver pessoas felizes trabalhando juntas. Mas, por quê? Na verdade, aqueles que trabalham para o benefício do grupo ou em prol do bem-estar dos outros, são mais felizes em suas carreiras. O trabalho em equipe é um grande catalisador neste ponto.

6. Dinheiro não é a coisa mais importante

Calma, claro que a remuneração é importante, porém ela não pode ser o fator preponderante. Aliás, uma pesquisa realizada pela Mercer apontou que salário é o sétimo item em uma listagem de coisas importantes em um emprego.

Então, o que fazer quando não se sente bem no trabalho? Bem, não olhe somente para o lado pecuniário, mas também sobre o ganho humano que recebe no dia a dia. O aprendizado e a convivência com as demais pessoas são recompensas e lados positivos do trabalho.

A insatisfação recorrente pode ser um alerta

Passamos a maior parte do nosso dia trabalhando. Doamos nossa energia e conhecimento em grande escala e, sentir-se desgastado muitas vezes acontece. No entanto, não é normal quando a angústia e insatisfação são recorrentes. 

Quando alimentamos sentimentos negativos e não lidamos com eles, a longo prazo, pode nos atrapalhar cotidianamente. O surgimento da depressão, ansiedade e até mesmo da síndrome de burnout acontecem assim. Se você se sente infeliz, desanimado e apático na maior parte do tempo, converse com alguém que te entenda.

Agende agora uma consulta com psicólogo

SEM COMENTÁRIOS