Antes da pandemia, um dos principais preconceitos em relação ao trabalho remoto era a possibilidade da perda de produtividade. Entretanto, o que aconteceu foi ao contrário, a busca pela produtividade aumentou e a necessidade imposta pelo momento ocasionou em muitos, o estresse no trabalho.

Dessa forma, as empresas perceberam que seus profissionais mantiveram ou até aumentaram sua capacidade produtiva. Não à toa, grandes companhias manifestaram o desejo de manter o home office mesmo depois da pandemia.

Entendemos que a construção e a manutenção de uma rotina equilibrada podem tornar o dia a dia mais produtivo e contribuir para uma melhor qualidade de vida. Porém, nem todos estão conseguindo aproveitar os potenciais benefícios dessa nova dinâmica.

Como controlar o estresse no trabalho

Para alguns, a sensação de que não estão sendo produtivos o suficiente pode se tornar uma pressão excessiva. Para outros, o maior desafio é justamente o trabalho em excesso, que poderá levar exatamente ao oposto dos objetivos desejados, como perda de foco, procrastinação e queda de produtividade.

O perigo, no entanto, fica por conta do acúmulo de estresse mental, que em seu extremo pode gerar um burnout. Independentemente de qual seja seu perfil, para evitar que isso aconteça, é fundamental desenvolver a inteligência emocional e definir as melhores estratégias para cumprir de forma qualitativa todas as tarefas do trabalho.

Nesse sentido, algumas técnicas e sugestões do que você pode fazer no seu dia a dia para conseguir controlar o estresse no trabalho são:

Pequenas pausas no dia

Você pode começar fazendo pequenas pausas de, aproximadamente, 10 minutos cada. Tente fazer isso de duas a três vezes por dia, inclusive. Nesse início, é interessante colocar um despertador no celular para realizar as pausas. Siga essa rotina até se acostumar e isso tenha virado um hábito.

Em cada pausa levante da cadeira, alongue-se, force um bocejo e depois um sorriso. Nesse momento, tire um momento para respirar fundo, você perceberá que isso fará toda a diferença no seu dia.

Utilize a técnica da respiração consciente

Feche os olhos. Permita-se por alguns minutos ser apenas um observador do universo. Não interfira e não julgue. Apenas esteja ali. Permaneça nesses momentos de olhos fechados e concentrado nos movimentos da respiração.

Dessa forma, procure respirar pelo menos 5 vezes de forma profunda e consciente. Faça do seguinte modo:

  1. Inspire. Puxe o ar por 3 segundos;
  2. Mantenha os pulmões cheios por 3 segundos.
  3. Expire. Solte o ar por 3 segundos;
  4. Mantenha os pulmões vazios por 3 segundos.

Esses micro intervalos de alguns minutos podem ser comparados àquela prática de desligar o “modem” da tomada por alguns segundos. Procuramos “reiniciar” o sistema, ou seja, corrigir lentidão, contrastes e torná-lo eficiente.

Aliás, pesquisas recentes mostraram que as pessoas que não se sentiam engajadas com seus empregos aumentavam a produtividade ao instituírem a prática de micro intervalos. Esse método requer pouco tempo do seu dia, então, dê uma chance a ela.

Pratique o mindfulness

Outra sugestão interessante para controlar o estresse no trabalho e melhorar a qualidade do seu dia é utilizar uma prática simples de mindfulness. Você pode adicionar essa rotina já nessas pausas de poucos minutos que irá realizar, conforme o item anterior.

Então, faça os seguintes passos durante algumas respirações:

  1. Adote uma posição confortável (sentado ou deitado) e deixe o corpo se estabilizar na posição;
  2. Lentamente, leve a sua atenção para o corpo. Isso pode incluir as sensações físicas (contato do corpo com o chão, temperatura da pele, desconfortos ou pontos de tensão) e percepções de pensamentos ou emoções do momento;
  3. Gradualmente, comece a levar a sua atenção para as sensações e movimentos da respiração;
  4. Perceba os movimentos do tórax e do abdômen na inspiração e expiração do ar;
  5. Note a sensação do ar entrando e saindo pelas narinas durante a respiração;
  6. Deixe seguir o fluxo natural da respiração e sem tentar alterá-lo. Apenas o observe.
Agende agora uma consulta com psicólogo

1 COMENTÁRIO

  1. Seu artigo toca no maior dilema encontrado por muitos: o sonho de otimizar o tempo que se levava durante o trajeto de ida e volta do trabalho acabou se transformando no pesadelo de não saber mais relaxar dentro de casa. Adorei as dicas! Vou praticar e compartilhar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.