Gestão de tempo: o que é e como fazer

gestão de tempo

Você, provavelmente, conhece aquela pessoa que trabalha muito e reclama que não tem tempo pra nada. Nesse sentido, é possível observar que ela está com o foco somente na produtividade e na entrega de resultados.

O tempo livre é quase inexistente e os pensamentos estão voltados para o crescimento profissional. De certa forma, essa pessoa foi engolida pelas atividades do ambiente e não consegue enxergar nada além disso.

Quando o assunto é tempo, começamos a entrar num cenário de confronto com o momento social atual. Aliás, as demandas do cotidiano impõem cada vez mais que tenhamos um aumento da nossa produtividade. Porém, isso requer tempo e aí começa o conflito interno, pois não existe equilíbrio entre as diferentes áreas da vida. 

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Gestão de tempo e a sua importância

Abordar a gestão de tempo é um assunto delicado por envolver uma variedade de questões que influenciam como cada pessoa gerencia o próprio tempo. Afinal, cada sujeito tem uma rotina diferente e isso impacta diretamente na forma como as atividades são distribuídas. 

Entretanto, fica evidente que falar sobre tempo é também falar sobre a vida das pessoas: objetivos, sonhos, metas e até mesmo as relações cotidianas. A forma como as atividades diárias se organizam estão, em muitas ocasiões, relacionadas a todas essas variáveis que o sujeito deseja alcançar. 

Quando abordamos a questão do tempo é importante levar em consideração variáveis que são inegáveis a condição humana: sono, alimentação, interação social, atividade física, momentos de lazer, trabalho, estudos e etc.

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Todos esses fatores nos mostram que a rotina e o tempo de uma pessoa são organizados pensando em dar conta do máximo de atividades possíveis que o indivíduo se propõe a fazer. Isso influencia diretamente no dia a dia e gera consequências emocionais e comportamentais.

Inclusive,  esse é um dos temas mais comuns a ser tratado nas sessões de psicoterapia. Aliás, uma boa parcela das pessoas que chegam com ansiedade apresentam sintomas relacionados à produção diária, tempo e, principalmente, ao próprio desempenho com o tempo. 

Dessa forma, surgem cobranças, ansiedade e, até mesmo, o sentimento de culpa e/ou insuficiência. Tudo isso pela pessoa imaginar que não vai conseguir ou pensar que não conseguirá cumprir todas tarefas que definiu para o seu dia.

Além disso, vale ressaltar que alguns sujeitos possuem esquemas mentais (modos de funcionar em determinadas situações) que favorecem uma rotina totalmente disfuncional. Dessa forma, o indivíduo é atropelado pela enorme quantidade de tarefas que propõe para si no cotidiano. 

Como realizar a gestão de tempo

Existem diversas estratégias criadas para maximizar o rendimento do tempo que você dispõe. Dessa forma, irei listar algumas alternativas interessantes e que possam também se adequar ao seu gosto e disponibilidade.

Mindfulness

A mindfulness, a meditação de atenção plena, é considerada uma psicoterapia de terceira onda, ou seja, moderna e com resultados científicos comprovados. Sim, uma técnica de meditação com resultados científicos que são comparados ao uso de medicamentos.

Trata-se de uma técnica de meditação que treina a mente para entrar em um estado de atenção plena ao aqui e agora, ou seja, o momento presente. Dessa forma, o Mindfulness permite que o sujeito tenha a possibilidade de trazer sua atenção para o que está vivendo. 

Tal habilidade desenvolve um rendimento maior do tempo e também evita que a pessoa entre em um loop de pensamentos sobre o futuro e passado, abrindo espaço apenas para o que está acontecendo no agora.

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Organização do ambiente

Uma outra variável que também precisa ser explorada é justamente a organização do ambiente. Sendo assim, procure criar um ambiente que te coloque diretamente com a atividade que você está fazendo e se livre das distrações. 

Nesse sentido, remova tudo que possa ser um estímulo e que rouba a sua atenção, como, por exemplo, celulares, aparelhos de televisão, computadores, etc. Além disso, também é interessante retirar quaisquer apps, sites e estímulos que possam vir do computador ou celular capazes de causar distração.

Pratique exercícios físicos

Sim, praticar exercícios aeróbicos pode ajudar na sua atenção, gestão de tempo e produtividade. As atividades físicas produzem benefícios para o corpo e conseguem também diminuir a ansiedade. 

Defina suas prioridades

Outra questão importante é definir as prioridades antes de pensar no que fazer com o tempo. Nesse sentido, procure entender quais tarefas são mais importantes e as realize primeiro, pois, assim, conseguirá se sentir melhor e mais produtivo ao  final do dia.

Encaixote o tempo

A parte mais difícil de produzir é iniciar. Esse simples passo dificulta para que a nossa mente tenha a motivação necessária para dar aquele primeiro empurrão. Entretanto, o método de encaixotar o tempo pode ajudar nessa questão. 

Trabalhar com o encaixotamento de tempo é criar caixinhas de tempo em que você produz e pausa. Dessa forma, a atividade fragmentada gera na mente uma sensação de que o tempo está rendendo mais, pois a procrastinação é menor.

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Então, procure utilizar caixas de 30 minutos (25 minutos produzindo e 5 minutos descansando). Faça esse ciclo repetidas vezes até se tornar um hábito, desse modo, você conseguirá organizar melhor sua capacidade de produção e a gestão de tempo.

Determine prazos

Outro ponto importante para a gestão do tempo é ter noção de quanto tempo você demora para realizar cada tarefa. Sendo assim, é fundamental estabelecer um prazo para a realização de cada atividade. Afinal, se você determina um mês para um trabalho, você demora um mês para realizá-lo. 

Entenda seu padrão no ambiente

O ambiente condiciona o que fazemos. Então, se você está no quarto ou na sala, você irá realizar aquilo que está habituado a fazer nesses lugares. Ou seja, se você sempre assiste séries no seu quarto, provavelmente, será mais difícil de estudar ou trabalhar nesse local, pois o cérebro pensará na distração cotidiana.

O truque, então, é mudar o ambiente em si. Procure separar os lugares por atividades para conseguir se concentrar ao máximo naquilo que precisa fazer. Essa é uma armadilha muito comum que muitas pessoas acabam caindo por costume.

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Rastreie os seus hábitos

Observe o que faz seu dia ser improdutivo e crie estratégias para agir diretamente nisso. Perceba quais hábitos você gostaria de fazer diariamente. Coloque os hábitos que você gostaria de fazer durante o dia em uma folha e do outro lado o dia do mês.

Dessa forma, transforme o seu dia em algo visual para que possa visualizar aquilo que você conseguiu completar de metas diárias, até que você ajuste o seu dia para tudo que deseja cumprir.

A forma como cada pessoa organiza a rotina diária e as atividades está relacionada com características da personalidade e com hábitos saudáveis. Se você nota que tem sobrecarga emocional durante o seu dia, procure a terapia.

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1 COMENTÁRIO

  1. Primeiro passo que eu sugeriria é em qual turno ou quais turnos a pessoa seja mais produtiva ou “mais na tomada/alerta”! Quem só assistiu a jornalista Renata Vasconcelos a noite no JN, pode achar ela com “cara de poucos amigos”, mas de a ela, novamente, a bancada do Bom dia Brasil. Como ela era alto astral, simpatississima! Não é raro ouvir: promoção não se recusa; a noite tem mais esse lado gala/sóbrio! Será? No SBT, dependendo da matéria, como o “São João do Nordeste”, a jornalista Marcela entra no “embalo” da festa noticiada, Sem perder o glamour! Quando eu trabalhava e incluía de manhã, como era difícil estar “antenado”; só pela metade da tarde que meu trabalho “rendia” (como se diz); agora, se começasse ao meio dia, às 20 ou 21hs, eu mantinha o mesmo “pique”! É um “detalhe”: muitos gerentes de RH poderão dizer, mas que faz toda diferença na produção individual!

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