O trabalho é uma ferramenta criada pelo homem que constrói a sua personalidade. No entanto, quando escolhemos uma profissão, temos uma motivação para aquilo. Geralmente é algo que gostamos, que remunera bem e se assemelha com nossas crenças pessoais. Sob essa perspectiva, é imprescindível ter um propósito no trabalho para evitar o esgotamento mental.

A motivação, por sua vez,  é construída ao longo da personalidade do indivíduo. Logo, basta observar a educação da grande maioria das crianças em todo o mundo: fala-se de uma educação voltada para o que aquela criança vai ser quando crescer. Em resumo: qual será o trabalho dela.

Desde pequenos temos essa preocupação e, com o decorrer dos anos, ela só aumenta. O trabalho é um elemento importante na vida de cada pessoa, dessa forma, a sua escolha pode acarretar em prazer, ou desprazer a longo prazo, dependendo da existência ou não de um propósito que impulsione a sua realização.

Como a frustração acontece?

Não é incomum ver pais transparecendo o seu desejo para os filhos: “minha doutora”, “minha cientista”, “minha advogada”, “minha engenheira”. Estas acabam sendo formas de se dirigir às crianças e que gera muita ansiedade nas mesmas. Logo, na maioria das vezes,a criança ainda não tem maturidade e nem recursos cognitivos para opinar sobre como vai se ocupar futuramente.

Na psicoterapia é  comum o número de adultos frustrados profissionalmente que procuram por ajuda por não conseguir se encaixar dentro da profissão que exercem atualmente. Entretanto, os sintomas mais comuns são insegurança, crises de ansiedade, pensamentos sobre um desempenho ruim e insatisfação constante.

Todavia, todos esses sintomas mencionados acima geralmente aparecem nos momentos onde o indivíduo está trabalhando e em sua mente os pensamentos acabam dominando toda a sua atenção, tirando o foco e fazendo com que apareça a ansiedade, por exemplo. 

ebook-saude-mental-nas-empresas

As principais causas do sentimento de frustração profissional

Na maioria das vezes, o sentimento de frustração profissional é causado por um ambiente tóxico. Logo, existem diversos fatores que podem fazer com que um trabalho específico não seja saudável para alguém. 

Dentre eles podemos observar: a carga horária, a forma de trabalho, as pessoas com quem o sujeito tem que se relacionar, metas a serem cumpridas, ambientes hostis e agressivos, bullying, assédio e diversas outras questões. 

Considerando essas variáveis, a psicoterapia é o instrumento principal para auxiliar o indivíduo a tratar essas questões dentro de sua realidade. A prática ajuda a manejar aquilo que está no seu controle para aliviar ou resolver os problemas. Ainda, ajuda na busca de um propósito para que a realização das atividades seja mais leve e descontraída. 

Os benefícios da terapia para encontrar um propósito no trabalho

A psicoterapia é o espaço tanto para tirar a conclusão sobre estar ou não na profissão que o agrada como até mesmo, buscar respostas sobre o que fazer para sentir prazer nas atividades diárias novamente.

O propósito no trabalho tem o poder de manter o engajamento do indivíduo e fazer com que todo esforço tenha um objetivo maior do que aquilo que está sendo vivenciado no momento. Sendo assim, é em terreno psicoterápico que podemos estabelecer as conexões e encontrar as respostas para as diversas demandas que aparecem no ambiente profissional.

Todo esse processo pode se dar com sessões psicoterápicas e o uso de testes psicológicos que auxiliam o psicólogo a buscar informações junto do paciente. Encontrar nossa motivação pessoal nos ajuda em diversas áreas da vida, inclusive na profissional.

Conheça a Telavita

1 COMENTÁRIO

  1. O trabalho e as graduações superiores e de nível médio passam pelo Isolamento Social, provocado desde antes a Covid-19, graças ao Auto Atendimento e Era Digital! Mesmo entre coroas, que viveram a juventude dos anos 70/80, outra realidade, encontrei colega que parecia um estranho: conversou comigo como tivéssemos no primeiro encontro sem pouco saber um do outro. Ele ainda idealista em que mais do que se atualizar, busca cursos de pós-graduação, como demonstração de contemporaneidade aos jovens, em que a experiência profissional que já tem deveria compartilhar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.