Trabalho em equipe: 5 práticas para trabalhar com colaboração

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O trabalho em equipe pode gerar resultados muito valiosos

Será que é impossível encontrar uma equipe de sucesso para trabalhar junto? Um time capaz de atuar em harmonia para alcançar os objetivos? Qualquer gestor e funcionários sonham com uma equipe de trabalho assim, e construir isso, apesar de desafiador, é extremamente  possível.

Saber trabalhar em equipe parece algo simples, porém nem todos compreendem a definição de trabalho em equipe. Nesse sentido, não se trata de falar sobre liderança no trabalho, mas como atuar em conjunto.

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O conceito de trabalho em equipe pode ser compreendido pela essência da colaboração mútua e integrada de pessoas diferentes com o fim de atingir os objetivos em comum. Aliás, aprender a lidar com os demais é uma característica essencial no mercado de trabalho atual. Por conta disso, é importante conhecer algumas dicas que facilitam o trabalho em grupo. Confira abaixo algumas práticas e exemplos de trabalho em equipe.

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Técnicas de trabalho em equipe

Estabeleça regras e metas claras

Organização e planejamento é fundamental no trabalho de equipe. Somente assim, as pessoas poderão estar alinhadas sobre o que devem fazer e como executar suas tarefas.

As regras são necessárias para limitar a atuação de cada profissional e também para estipular como os objetivos serão realizados. Não é necessário criar um “manual de regras”, mas listar alguns tópicos de bons costumes é interessante para manter a convivência. Por exemplo: todos devem estar presentes nas reuniões, esperar o próximo terminar de falar para comentar algo e respeitar o horário fora do expediente (a menos que seja uma emergência).

Além disso, é necessário estar atento as metas, já que elas devem estar claras desde o início. Sendo assim, o grupo conseguirá visualizar o que precisa ser feito e quais são os melhores meios para alcançar o objetivo em comum.

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Saiba escutar e se comunicar

A boa colaboração no trabalho somente acontece quando as pessoas conseguem se comunicar de maneira eficaz e respeitosa. Para tal, é necessário prestar atenção quando os demais estão falando e transparecer de forma clara as suas ideias.

Escutar a opinião do próximo é um exercício para o melhor aproveitamento das atividades em grupo. Somente com um ambiente cortês é que o trabalho consegue ser desenvolvido da melhor forma possível.

Dê feedback

O trabalho em equipe é algo dinâmico e, por isso, é fundamental que durante a comunicação entre as pessoas seja possível realizar feedback construtivos no decorrer do projeto. Isso possibilita um maior elo entre os indivíduos, além de potencializar o crescimento pessoal dos envolvidos.

O feedback é uma ferramenta que permite a autorreflexão e o amadurecimento de questões do trabalho. Dessa forma, é importante ouvir ativamente as preocupações e críticas em relação a atividade desenvolvida. Assim, a pessoa compreenderá as falhas e como melhorar no ambiente corporativo.

Além disso, vale ressaltar a postura construtiva. Ou seja, o feedback deve ser realizado visando o aprimoramento da pessoa e não somente apontando partes insatisfatórias. É um exercício em conjunto e que permite a equipe prosperar.

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Saiba delegar funções

Esse talvez seja um dos quesitos mais importantes e difíceis de ser realizado num grupo de trabalho. Isso acontece pois na equipe existem pessoas diferentes e que pensam de maneiras diferentes, e isso é bom, embora desafiador.

Portanto, é necessário saber qual são as habilidades de cada um dos indivíduos para a tarefa, assim é possível aproveitar a pluralidade de especializações e alcançar o objetivo de forma mais criativa e surpreendente.

Delegar funções, então, passa por descobrir o potencial de cada pessoa dentro do grupo e aproveitar as subjetividades da melhor maneira possível. Uma vez tendo compreendido isso, será fácil visualizar o que cada um deverá fazer para todos alcançarem a meta estipulada.

Tome decisões importantes em conjunto

A realização de um trabalho em equipe também conta com momentos de decisão. E, apesar da delegação de tarefas, é importante que as decisões sejam tomadas pelo grupo responsável por cada projeto.

Tal conduta permite que todos estejam incluídos e a par das grandes definições que ocorrem. Além disso, a integração dos membros permite maior diversidade ao tomar alguma decisão e valida diferentes pontos de vista sob o tema.

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