Será que é impossível encontrar uma equipe de sucesso para trabalhar junto? Um time capaz de atuar em harmonia para alcançar os objetivos? Qualquer gestor e funcionários sonham com um time em que o trabalho em equipe seja prioridade.  Apesar de desafiador, construir isso é extremamente  possível.

Contudo, saber trabalhar em equipe parece algo simples, porém nem todos compreendem a definição da colaboração conjunta. Nesse sentido, não se trata de falar sobre liderança no trabalho, mas como atuar em sintonia.

5 técnicas para incentivar o trabalho em equipe

O conceito de trabalho em equipe pode ser compreendido pela essência da colaboração mútua e integrada de pessoas diferentes com o fim de atingir os objetivos em comum. 

Aliás, aprender a lidar com os demais é uma característica essencial no mercado de trabalho atual. Por conta disso, é importante conhecer algumas dicas que facilitam o trabalho em grupo

Confira abaixo algumas práticas e exemplos para incentivar o trabalho em equipe

1. Estabeleça regras e metas claras

Organização e planejamento são fundamentais no trabalho de equipe. Somente assim, as pessoas poderão estar alinhadas sobre o que devem fazer e como executar suas tarefas.As regras são necessárias para limitar a atuação de cada profissional e também para estipular como os objetivos serão realizados. 

Não é necessário criar um “manual de regras”, mas listar alguns tópicos de bons costumes é interessante para manter a convivência. Por exemplo: todos devem estar presentes nas reuniões, esperar o próximo terminar de falar para comentar algo e respeitar o horário fora do expediente (a menos que seja uma emergência).

2. Saiba escutar e se comunicar

A boa colaboração no trabalho somente acontece quando as pessoas conseguem se comunicar de maneira eficaz e respeitosa. Para tal, é necessário prestar atenção quando os demais estão falando e transparecer de forma clara as suas ideias.

Escutar a opinião do próximo é um exercício para o melhor aproveitamento das atividades em grupo. Somente com um ambiente cortês é que o trabalho consegue ser desenvolvido da melhor forma possível.

3. Dê feedbacks

O trabalho em equipe é algo dinâmico e, por isso, é fundamental que durante a comunicação entre as pessoas seja possível realizar feedback construtivos no decorrer do projeto. Isso possibilita um maior elo entre os indivíduos, além de potencializar o crescimento pessoal dos envolvidos.

O feedback é uma ferramenta que permite a autorreflexão e o amadurecimento de questões do trabalho. Dessa forma, é importante ouvir ativamente as preocupações e críticas em relação à atividade desenvolvida. Assim, a pessoa compreenderá as falhas e como melhorar no ambiente corporativo.

Além disso, vale ressaltar a postura construtiva. Ou seja, o feedback deve ser realizado visando o aprimoramento da pessoa e não somente apontando partes insatisfatórias. É um exercício em conjunto e que permite a equipe prosperar.

4. Saiba delegar funções

Esse talvez seja um dos quesitos mais importantes e difíceis de ser realizado num grupo de trabalho. Isso acontece pois na equipe existem pessoas diferentes e que pensam de maneiras diferentes, e isso é bom, embora desafiador.

Portanto, é necessário saber quais são as habilidades de cada um dos indivíduos para a tarefa, assim é possível aproveitar a pluralidade de especializações e alcançar o objetivo de forma mais criativa e surpreendente.

Delegar funções, então, passa por descobrir o potencial de cada pessoa dentro do grupo e aproveitar as subjetividades da melhor maneira possível. Uma vez tendo compreendido isso, será fácil visualizar o que cada um deverá fazer para todos alcançarem a meta estipulada.

5. Tome decisões importantes em conjunto

A realização de um trabalho em equipe também conta com momentos de decisão. E, apesar da delegação de tarefas, é importante que as decisões sejam tomadas pelo grupo responsável por cada projeto.

Tal conduta permite que todos estejam incluídos e a par das grandes definições que ocorrem. Além disso, a integração dos membros permite maior diversidade ao tomar alguma decisão é válida diferentes pontos de vista sob o tema.

Saúde emocional x trabalho em equipe

Um dos obstáculos mais frequentes para o sucesso do trabalho em equipe é a falta de assertividade e estresse dos colegas para lidar com algumas situações. No entanto, promover a saúde mental para os funcionários auxilia inevitavelmente no clima organizacional e no sucesso dos times empresariais.

Um estudo realizado pela Oracle indicou que 84% dos colaboradores brasileiros que responderam à pesquisa consideram que as empresas precisam melhorar suas ações de política mental.

Dessa forma, é uma aposta certeira. 67% das empresas já aderiram aos serviços de programa de saúde emocional e com isso, seus resultados positivos aumentam. Uma das consequências, é a maior efetividade do trabalho em equipe. Os benefícios são inúmeros, e você pode conhecer mais com a gente.

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

1 COMENTÁRIO

  1. Muitas pessoas tem dificuldade em trabalho de equipe, pela dificuldade em admitir o saber dos colegas! Quando trabalhei num setor, uma colega já estava lá, disse a ela: o conhecimento que tens será destinado a clientela que puder contar com tais saberes! O que eu puder agregar ao setor, atenderei! De uma funcionária que não vinha trabalhando tanto tempo, entre licenças, comigo chegou a passar de 1 ano, esse intervalo! Depois por reconhecer a dedicação ao serviço realizado por outra colega e outro colega que interagiam conosco, eles se motivaram, também! Quanto ao colega, assisti até a gerente nao dando a devida atenção e, intervi, que pelo caráter repetitivo e manual da atividade dele e ele ainda gostar do trabalho, num contexto que as pessoas já querem sistemas prontos que só basta alimentar dados, deveria ela valorizá-lo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.