Início Psicologia Psicoterapia Como é uma sessão de terapia?

Como é uma sessão de terapia?

A terapia psicológica funciona. Não há dúvidas quanto a isso, visto os inúmeros estudos a validando cientificamente. Mesmo assim, ainda é alvo de preconceito. Essa resistência acontece, principalmente, pois ainda existe o mito de que é preciso ser louco ou ter grandes problemas para procurar a terapia.

De um modo mais objetivo, a psicoterapia está ligada ao tratamento de problemas psicológicos, de relacionamento ou problemas relacionados à saúde mental. Dessa forma, abarca um contingente de pessoas e situações. A terapia ajuda desde aqueles que se sentem tristes ou sem esperanças na maior parte do tempo, até pessoas que estejam com nível elevado de ansiedade ou isolados socialmente.

A sessão de terapia é voltada para todas as pessoas. Nesse sentido, vale ressaltar que procurar um tratamento psicológico não se restringe a uma minoria de pessoas com distúrbios ou problemas sérios.

Todos nos sentimos confusos com nossos sentimentos e relacionamentos, afinal, somos humanos. Por isso, a ajuda psicológica se apresenta com grande valia, pois consegue atender as diferentes situações que vivenciamos. Não importa o tamanho da situação, a terapia está ali para dar apoio àqueles que precisam.

LEIA MAIS Conheça as abordagens da psicologia

Como funciona a sessão de terapia?

A psicoterapia pode ser realizada de forma individual ou em grupo (com casais e famílias). A maioria das sessões tem uma duração média de 50 minutos, então, vamos nos basear principalmente nessa premissa.

Bem, na primeira sessão de terapia, o psicólogo irá perguntar sobre coisas básicas da vida do paciente. Essa fase inicial é importante para o terapeuta conhecer um pouco das características da pessoa e realizar uma avaliação sobre sua situação. Não precisa ficar preocupado, pois será uma conversa leve, em que o psicólogo fará perguntas para entender quem é essa pessoa, o que faz da vida, com o que trabalha, etc.

Lembrando que o psicólogo não está lá para julgar ou dizer o que está certo ou errado, sendo assim, não é preciso ter medo de dizer determinadas coisas. Aliás, o terapeuta está com sua escuta aberta para poder ajudar o paciente e quanto mais informação melhor.

LEIA MAIS: Será que tenho algum transtorno psicológico?

O psicólogo também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia. Fique tranquilo caso não saiba responder exatamente essa questão, pois o psicólogo está ali para ajudar a entender essas questões internas.

A terapia é um processo que acontece por meio da conversa. Portanto, quanto mais você conseguir expor os seus sentimentos, melhor será. No começo, geralmente, o paciente fica nervoso ou acanhado, mas aos poucos isso deve melhorar e a relação psicólogo-paciente vai se fortalecer.

Além disso, esse primeiro momento também serve para tirar dúvidas sobre como funcionam as sessões e o processo como um todo da terapia. O psicólogo ainda irá aproveitar essa sessão inicial para se aprofundar nos motivos que levaram o paciente até lá, avaliar suas necessidades e a viabilidade do tratamento acontecer.

Depois, o terapeuta buscará saber como tais motivos o afetam. Sendo assim, para o funcionamento da psicoterapia é preciso que a relação terapeuta-paciente seja harmoniosa e se estabeleça a confiança.

LEIA MAIS Como escolher um psicólogo

Quando tempo dura o tratamento?

As sessões, normalmente, são semanais ou quinzenais, mas o tempo de frequência pode variar. Na maioria das vezes, uma sessão por semana é o suficiente, mas pode acontecer de o psicólogo recomendar mais que isso por semana, ou até mesmo, que as sessões sejam quinzenais.

Muitos pacientes chegam na sessão questionando o tempo de duração do tratamento, mas isto depende de vários fatores. Dessa forma, a avaliação ocorrerá de sessão e sessão e o psicólogo irá verificar os tipos de queixa e a sua frequência, além do progresso individual do paciente.

LEIA MAIS: Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

Sim, há casos em que a pessoa se sente atendida na demanda com apenas uma única sessão de terapia, porém, de forma geral, a duração do tratamento varia de pessoa para pessoa. Dessa forma, o contato com o psicólogo oferece uma nova visão e perspectiva de vida, ajuda a ver a situação sob uma perspectiva diferente e ensinar a lidar melhor com os problemas e emoções.

O que tratar na sessão de terapia?

A psicologia pode ajudar no tratamento de diversos distúrbios e problemas. A área de estudo é muito ampla e, por isso, os profissionais se especializam em patologias específicas.

Dentre os problemas que podem ser tratados pela psicoterapia é possível listar alguns como: término de relacionamento, conflito na vida profissional e pessoal, doenças físicas, luto, desemprego, depressão, ansiedade, transtornos de personalidade, transtornos alimentares, sexualidade, entre outros.

A terapia é um ambiente seguro e para todos

Numa primeira sessão de terapia, espera-se que o paciente seja bem recebido. Isso envolve simpatia e empatia por parte do profissional. Durante o tratamento, o psicólogo irá propor algumas reflexões, além de poder pedir que o paciente realize listas de interesses ou de contextos de vida.

A terapia é um ambiente seguro no qual os pacientes conseguem se ouvir e são ouvidos. É bem comum ver as pessoas que passam por esse processo se perguntarem por que não realizaram a terapia antes, afinal, trata-se de um espaço livre de julgamentos e acolhimento.

LEIA MAIS O que devo dizer ao psicólogo?

O autoconhecimento é fantástico. Quem nunca experimentou deveria passar por uma sessão em algum momento da vida para ver como funciona. Tenho certeza que muitas crenças serão quebradas neste momento.

SEM COMENTÁRIOS