A terapia psicológica funciona. Não há dúvidas quanto a isso, visto os inúmeros estudos a validando cientificamente. Mesmo assim, ainda é alvo de preconceito. Essa resistência acontece, principalmente, pois ainda existe o mito de que é preciso ser louco ou ter grandes problemas para procurar a terapia.

De um modo mais objetivo, a psicoterapia está ligada ao tratamento de problemas psicológicos, de relacionamento ou problemas relacionados à saúde mental. Dessa forma, abarca um contingente de pessoas e situações. A terapia ajuda desde aqueles que se sentem tristes ou sem esperanças na maior parte do tempo, até pessoas que estejam com nível elevado de ansiedade ou isolados socialmente.

A sessão de terapia é voltada para todas as pessoas. Nesse sentido, vale ressaltar que procurar um tratamento psicológico não se restringe a uma minoria de pessoas com distúrbios ou problemas sérios.

Todos nos sentimos confusos com nossos sentimentos e relacionamentos, afinal, somos humanos. Por isso, a ajuda psicológica se apresenta com grande valia, pois consegue atender as diferentes situações que vivenciamos. Não importa o tamanho da situação, a terapia está ali para dar apoio àqueles que precisam.

LEIA MAIS Conheça as abordagens da psicologia

Como funciona a sessão de terapia?

A psicoterapia pode ser realizada de forma individual ou em grupo (com casais e famílias). A maioria das sessões tem uma duração média de 50 minutos, então, vamos nos basear principalmente nessa premissa.

Bem, na primeira sessão de terapia, o psicólogo irá perguntar sobre coisas básicas da vida do paciente. Essa fase inicial é importante para o terapeuta conhecer um pouco das características da pessoa e realizar uma avaliação sobre sua situação. Não precisa ficar preocupado, pois será uma conversa leve, em que o psicólogo fará perguntas para entender quem é essa pessoa, o que faz da vida, com o que trabalha, etc.

Lembrando que o psicólogo não está lá para julgar ou dizer o que está certo ou errado, sendo assim, não é preciso ter medo de dizer determinadas coisas. Aliás, o terapeuta está com sua escuta aberta para poder ajudar o paciente e quanto mais informação melhor.

LEIA MAIS: Será que tenho algum transtorno psicológico?

O psicólogo também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia. Fique tranquilo caso não saiba responder exatamente essa questão, pois o psicólogo está ali para ajudar a entender essas questões internas.

A terapia é um processo que acontece por meio da conversa. Portanto, quanto mais você conseguir expor os seus sentimentos, melhor será. No começo, geralmente, o paciente fica nervoso ou acanhado, mas aos poucos isso deve melhorar e a relação psicólogo-paciente vai se fortalecer.

Além disso, esse primeiro momento também serve para tirar dúvidas sobre como funcionam as sessões e o processo como um todo da terapia. O psicólogo ainda irá aproveitar essa sessão inicial para se aprofundar nos motivos que levaram o paciente até lá, avaliar suas necessidades e a viabilidade do tratamento acontecer.

Depois, o terapeuta buscará saber como tais motivos o afetam. Sendo assim, para o funcionamento da psicoterapia é preciso que a relação terapeuta-paciente seja harmoniosa e se estabeleça a confiança.

LEIA MAIS Como escolher um psicólogo

Quando tempo dura o tratamento?

As sessões, normalmente, são semanais ou quinzenais, mas o tempo de frequência pode variar. Na maioria das vezes, uma sessão por semana é o suficiente, mas pode acontecer de o psicólogo recomendar mais que isso por semana, ou até mesmo, que as sessões sejam quinzenais.

Muitos pacientes chegam na sessão questionando o tempo de duração do tratamento, mas isto depende de vários fatores. Dessa forma, a avaliação ocorrerá de sessão e sessão e o psicólogo irá verificar os tipos de queixa e a sua frequência, além do progresso individual do paciente.

LEIA MAIS: Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

Sim, há casos em que a pessoa se sente atendida na demanda com apenas uma única sessão de terapia, porém, de forma geral, a duração do tratamento varia de pessoa para pessoa. Dessa forma, o contato com o psicólogo oferece uma nova visão e perspectiva de vida, ajuda a ver a situação sob uma perspectiva diferente e ensinar a lidar melhor com os problemas e emoções.

O que tratar na sessão de terapia?

A psicologia pode ajudar no tratamento de diversos distúrbios e problemas. A área de estudo é muito ampla e, por isso, os profissionais se especializam em patologias específicas.

Dentre os problemas que podem ser tratados pela psicoterapia é possível listar alguns como: término de relacionamento, conflito na vida profissional e pessoal, doenças físicas, luto, desemprego, depressão, ansiedade, transtornos de personalidade, transtornos alimentares, sexualidade, entre outros.

A terapia é um ambiente seguro e para todos

Numa primeira sessão de terapia, espera-se que o paciente seja bem recebido. Isso envolve simpatia e empatia por parte do profissional. Durante o tratamento, o psicólogo irá propor algumas reflexões, além de poder pedir que o paciente realize listas de interesses ou de contextos de vida.

A terapia é um ambiente seguro no qual os pacientes conseguem se ouvir e são ouvidos. É bem comum ver as pessoas que passam por esse processo se perguntarem por que não realizaram a terapia antes, afinal, trata-se de um espaço livre de julgamentos e acolhimento.

LEIA MAIS O que devo dizer ao psicólogo?

O autoconhecimento é fantástico. Quem nunca experimentou deveria passar por uma sessão em algum momento da vida para ver como funciona. Tenho certeza que muitas crenças serão quebradas neste momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.