Como escolher um psicólogo?

0
2858
como escolher psicólogo

Saiba como escolher um psicólogo perfeito para as suas necessidades!

Quando a dor e desconforto aparecem, é normal ir ao hospital ou agendar uma consulta com o médico. Entretanto, quando a mente está atribulada ou percebe-se que algo não está certo, é mais comum relutar contra os sintomas do que procurar um psicólogo ou psiquiatra logo de cara.

A verdade é que ainda existe muito tabu com relação aos problemas que a mente pode ter, afinal, muita gente acredita que receber ajuda psicológica é coisa de louco! Erro dos grandes! Banalizar as enfermidades da mente coloca em risco a saúde do corpo todo, afinal, é a mente que está no comando de todos os processos biológicos do organismo.

Nesse sentido, uma das grandes preocupações dos pacientes é encontrar um bom psicólogo. Esse processo pode ser bem desgastante, pois a pessoa não sabe ao certo qual o currículo do terapeuta e, às vezes, pode não gostar do atendimento.

Dessa forma, vamos entender quando o psicólogo pode te ajudar e como encontrar um bom profissional para atendê-lo!

A decisão de tentar a psicoterapia já é, em si, o primeiro grande passo para curar os males da mente. Quando procuramos ajuda, automaticamente nos presenteamos com mais chances de ter uma vida melhor e mais saudável.

As motivações que fazem o paciente recorrer à terapia são diversas, mas dois grandes pilares sustentem a decisão: crises momentâneas e doenças (transtornos psicológicos).

Enfrentar sozinho um trauma, separação ou perda de entes queridos pode ser muito difícil. Afinal, é extremamente assustador passar por esses episódios tristes da vida sem alguém para ajudar. Por conta disso, o auxílio psicológico é valioso para superar qualquer problema.

Além disso, também existem as motivações provenientes dos transtornos e doenças psicológicas, como a depressão, ansiedade, TOC, transtorno bipolar, entre outros. Esses quadros necessitam de tratamento e acompanhamento constantes, pois só o autoconhecimento e o método adequado podem diminuir as crises e deixar a vida mais leve.

Agende agora uma consulta com psicólogo!

A escolha de um psicólogo nunca é fácil, entretanto, existem alguns pontos importantes a serem considerados para tomar uma decisão. Sendo assim, precisamos considerar questões mais técnicas como abordagens de terapia, experiência e especialização; além de questões práticas, como dias e horários livres para fazer as sessões.

Nesse sentido, são vários tópicos que precisamos prestar atenção antes de tomar essa decisão bem importante, afinal, o profissional escolhido será responsável por cuidar da sua saúde mental.

LEIA MAIS: Como é uma sessão de terapia?

Dessa forma, é interessante separar essa busca em dois tópicos para facilitar a escolha de um psicólogo ideal. Então, primeiro iremos ver o que levar em consideração sob um ponto de vista pessoal do próprio paciente. Depois, analisaremos os pontos a serem observados do profissional que irá te atender. 

Muitos pacientes acabam esquecendo de observar algumas questões pessoais antes de escolher um psicólogo, o que pode gerar certa frustração. Por conta disso, separamos alguns pontos importantes para pensar:

  • O que você procura trabalhar na terapia: é importante saber qual questão você quer trabalhar dentro da terapia. Quer saber lidar com a ansiedade? Entender melhor as emoções do dia a dia? Realizar um tratamento para algum transtorno? Delimitar um objetivo facilita no processo de escolha do psicólogo.
  • Qual perfil de psicólogo você procura: você deseja fazer terapia com uma pessoa mais nova ou mais velha? Homem ou mulher? Alguém parecido ou diferente de você? Pensar nessas questões ajuda a escolher um profissional.
  • Dia e horário da sessão: esse ponto é fundamental, pois nada adianta encontrar um profissional competente, mas que não pode te atender. Desse modo, antes de começar a procurar um psicólogo, já tenha em mente alguns dias e horários disponíveis para a terapia.
  • Preço: essa questão não pode ser deixada de lado, afinal, quanto você pode pagar por sessão irá determinar qual profissional você escolherá. Pacientes com planos de saúde ou benefício da empresa, felizmente, não precisam se preocupar com esse ponto.

Conheça a plataforma de terapia online da Telavita!

Como escolher o psicólogo certo?

Existem diversos pontos para considerar ao escolher um psicólogo. Desse modo, selecionamos as questões mais importantes para verificar no profissional quando você está realizando a busca por um terapeuta.

  • Registro profissional: o psicólogo precisa estar devidamente registrado no seu conselho de classe para poder atender. Sendo assim, é sempre interessante dar uma verificada na situação do terapeuta que você está cogitando fazer terapia. Na Telavita, todos profissionais são verificados e credenciados, além de possuir experiência no mercado.
  • Abordagens da psicologia: é muito importante conhecer a abordagem que o psicólogo utiliza na terapia. Você não precisa se tornar um especialista em todas elas, mas é fundamental conhecer um pouco do assunto para entender com qual você mais se identifica. Todas as abordagens buscam solucionar a questão que você procura, entretanto, cada uma possui o seu modo de chegar até o objetivo.
  • Experiência: veja as qualificações do profissional e a quanto tempo ela atua com a psicologia clínica. Nesse sentido, observe a faculdade de formação e os locais em que desempenhou algum trabalho.
  • Especialização: esse ponto é fundamental, pois aqui você consegue verificar quais temas o psicólogo possui expertise. Então, procure saber sobre os cursos realizados pelo profissional para saber se ele atende aquilo que procura.
  • Referência: sempre que possível é interessante verificar se esse profissional é recomendado. Sendo assim, veja trabalhos e projetos em que o psicólogo tenha participado, além de procurar saber da opinião de pessoas que fizeram terapia com ele. A indicação de pessoas próximas serve também como um bom parâmetro.

 

Vantagens de fazer terapia online

Seja por vergonha ou falta de tempo, muitas pessoas deixam de procurar ajuda psicológica. Entretanto, com a psicologia online, esses obstáculos podem ser vencidos de uma só vez!

As orientações online já eram permitidas desde 2012 pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), mas tinham muitas limitações quanto ao número de sessões e tipos. Com a nova resolução do CFP, que entrou em vigor em novembro de 2018, a terapia online foi completamente liberada nos mesmos critérios de um atendimento presencial.

É importante ressaltar que todos os dados e conversas com o psicólogo online são protegidos e não correm risco de invasões ou quebra de sigilo. Isso promove conforto ao paciente e dá liberdade a ele para contar tudo o que lhe causa angústia.

Além disso, a consulta psicológica online oferece praticidade, conforto e estimulam a desinibição. Seja onde estiver, basta um psicólogo virtual estar online para iniciar a conversa.

 

 LEIA MAIS CONHEÇA AS ABORDAGENS DA PSICOLOGIA

Encontre seu psicólogo online!

Onde fazer terapia online

A terapia online facilitou muito o processo de escolha do psicólogo, já que os sites de psicologia online autorizados pelo CFP possuem um certificado, e a Telavita é um deles. No nosso site disponibilizamos uma gama de profissionais confiáveis e, principalmente, dentro da regulamentação do Conselho.

Além disso, os perfis dos psicólogos ficam disponíveis para os pacientes acessarem, o que facilita muito o processo de escolha. É importante levar em consideração as especialidades, experiência e certificações do profissional que vai escolher para que ele se adeque às suas necessidades.

LEIA MAIS: 7 motivos para fazer terapia online!

Na plataforma, isso fica mais fácil com o buscador, onde você pesquisa pela especialidade, assunto ou perfil que deseja. O valor da consulta com o psicólogo é sempre presente na descrição do profissional.

Partindo do princípio que todos os psicólogos possuem autorização e têm seus perfis acessíveis, entende-se que a credibilidade é a palavra para os profissionais da Telavita, tornando a tarefa de como encontrar um psicólogo, mais fácil.

LEIA MAIS QUAL A DURAÇÃO DE UMA SESSÃO DE TERAPIA

Com o psicólogo devidamente escolhido, é só agendar e dar início à terapia. Ela pode ser realizada via chat ou vídeo, ferramentas de grande auxílio aos pacientes tímidos que se sentem mais confortáveis pelo vídeo ou aos que têm mais facilidade de se expressarem por meio da escrita.

A psicologia online chegou para vencer barreiras, sejam elas oriundas da rotina atribulada ou dos preconceitos enraizados quanto a saúde mental. Agende já a sua consulta com os profissionais da Telavita!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.