Preciso revelar todos os meus segredos ao psicólogo?

psicólogo

Uma das questões que mais afligem as pessoas quando iniciam o processo terapêutico é sobre o que falar para o psicólogo. Muitos têm medo do julgamento e até vergonha de determinadas questões. Nesse sentido, as primeiras sessões podem ser difíceis para o paciente se abrir.

Querendo ou não, o psicólogo é uma pessoa relativamente estranha para o paciente nesses primeiros contatos. Por conta disso, o vínculo terapêutico é tão importante, pois a confiança dessa relação irá possibilitar falar sobre não apenas segredos, mas momentos árduos da vida.

Encontre seu psicólogo online

Entretanto, será que é realmente necessário contar para o psicólogo todos os meus segredos e angústias passadas? Veremos por que isso acontece e como falar sobre tais assuntos pode ajudar ou prejudicar o seu processo terapêutico.

Algumas pessoas demonstram muito insegurança de que o psicólogo possa contar o que foi revelado para alguém e, assim, de alguma forma todos os seus conhecidos ficarem cientes de seus segredos. Aliás, esse medo pode resultar no silêncio do paciente.

Porém, vale ressaltar que algo muito prezado e seguido pelos psicólogos é o sigilo. O medo é compreensível, mas não é necessário esse temor. Em hipótese alguma podemos colocar os pacientes em situações constrangedoras ou expor sua vida perante quaisquer pessoas. Aliás, os psicólogos seguem as normas de um Código de Ética, que prevê esse sigilo e a sua quebra é passível de punição.

LEIA MAIS: Abordagens da psicologia: saiba escolher a melhor para você

Não se esqueça: o psicólogo está ali para ajudar e jamais irá criar um outro problema para o paciente. A terapia se faz com informação da vida da pessoa e este é o material de trabalho do psicólogo.

A importância do vínculo de confiança

No início do tratamento, o vínculo de confiança com o profissional ainda está sendo estabelecido e, por isso, não é necessário falar nesse momento sobre temas incômodos. O que, geralmente, acontece é a pessoa ir aos poucos se conectando com ela mesma e o psicólogo até que ela se sinta confortável para trazer tais assuntos na terapia.

Vale lembrar que o paciente é quem decide sobre o que se fala durante a psicoterapia. Portanto, não é preciso ter pressa para falar sobre determinados assuntos que sejam difíceis para você. Vá no seu tempo e confie no psicólogo para te ajudar.

Conheça a plataforma de terapia online da Telavita

É normal vermos pessoas com medo de contar sobre ações no qual a sociedade reprova. Os exemplos são variados e vão desde traições até impulsos de furto. Comportamentos diferentes das representações padrões de cada estereótipo também possuem tal temor.

Porém, é importante salientar algo: não caia na armadilha de mentir ao psicólogo. Afinal, se o profissional não souber da verdade, como ele poderá ajudar? Quanto mais informação tiver, mais fácil será para o terapeuta contribuir com a recuperação da paciente.

Sendo assim, para que o psicólogo entenda o modo de funcionar da pessoa, é fundamental que ele tenha a informação dos seus comportamentos no processo terapêutico. Sim, pode ser difícil falar sobre algumas questões, porém, somente assim ele irá compreender o que aconteceu com você e como ele conseguirá te ajudar.

LEIA MAIS: Diário das emoções: como fazer e a sua importância

Não é obrigatório se expor de forma completa logo no primeiro momento, pois o tempo de cada um é respeitado. Entretanto, é crucial o profissional contar com o máximo de detalhes para realizar um bom trabalho.

O psicólogo quando entra em seu consultório (presencial ou virtual) passa a ter um olhar técnico, que engloba todo seu estudo da psicologia a respeito do ser humano. Este olhar verá cada coisa que você faz ou pensa como informação para seu trabalho na psicoterapia.

Dessa forma, não é preciso ter medo de contar os seus segredos para o psicólogo, afinal, ele está ali numa missão para te ajudar e irá escutar de forma sigilosa e sem juízo de valor. Compartilhar suas experiências facilita o processo terapêutico e possibilita um melhor trabalho pelo profissional.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.