Uma das principais dúvidas de quem procura fazer terapia pela primeira vez é sobre as abordagens da psicologia. Afinal, são tantas as vertentes que pode ficar difícil por vezes decidir qual é a melhor opção entre elas.

Entretanto, vale frisar que todas procuram melhorar o bem-estar mental da pessoa e querem ajudá-la com suas questões. O que diferencia cada uma delas é como irão trabalhar para alcançar o objetivo final.

DIFERENÇA ENTRE PSICÓLOGO E PSIQUIATRA

Abordagens da psicologia: como escolher a melhor para sua terapia

Como você já deve imaginar, existem diversos tipos de psicologia. Por conta disso, às vezes, fica difícil de entender qual é a melhor opção para o tratamento da sua questão. Desse modo, devemos analisar alguns pontos antes de tomar essa decisão.

A busca pela informação é fundamental nesse ponto. Somente assim, você conseguirá discernir cada uma delas e entender o que irá acontecer durantes as sessões.

LEIA MAIS: Como escolher um psicólogo?

Entretanto, outro ponto importante resta com você. Nesse sentido, é interessante fazer uma autoanálise para procurar dentro de si o que ressoa melhor com a sua pessoa. Ou seja, quais das vertentes de psicologia estão mais alinhadas com a sua personalidade e modo de pensar.

Começar um tratamento alinhando expectativas e entendendo como será realizado o trabalho do psicólogo ajuda muito no desenvolvimento das sessões e na consequente melhora do paciente.

Dessa forma, colocamos de forma simples e rápida quais as abordagens da psicologia. Confira abaixo!

Agende agora uma consulta com psicólogo!

Abordagens da psicologia: descubra qual é a melhor para você

Psicologia Analítica (Junguiana)

A psicologia analítica utiliza uma abordagem que propõe o entendimento do inconsciente. Dessa forma, possui como método a compreensão de símbolos e arquétipos presentes na vida das pessoas, além da análise de sonhos dos pacientes.

Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)

A Terapia Cognitiva Comportamental procura identificar e modificar padrões de pensamentos e comportamentos disfuncionais. Sendo assim, o psicólogo compreende as emoções envolvidas em tais cenários e trabalha na alteração de significado de situações problemáticas.

Terapia Centrada na Pessoa

Nessa abordagem, os clientes conduzem a discussão, então, cabe ao psicólogo interpretar as experiências do indivíduo de acordo com a perspectiva do paciente, e não do profissional. Cria-se um ambiente de não julgamento e empatia durante as sessões.

Terapia Corporal Reichiana

A Terapia Corporal Reichiana apresenta como principal fundamento a própria consciência do corpo. Sendo assim, o psicólogo irá analisar o comportamento do paciente através de um trabalho verbal associado a utilização e percepção das sensações do corpo.

Terapia Fenomenológica Existencial

A Terapia Fenomenológica Existencial preocupa-se com a percepção da estrutura do ser humano. Então, é realizado um trabalho de compreensão do cliente a partir dele mesmo e também da forma como vive. Na psicoterapia, o indivíduo entende o papel que possui, valorizando a sua existência.

O QUE FALAR PARA O PSICÓLOGO

Conheça a plataforma de terapia online da Telavita!

Terapia Gestalt

A terapia Gestalt concentra os esforços em compreender o presente dos pacientes. Então, ao invés de tratar sobre situações passadas, essa abordagem procura entender o que está acontecendo no agora das pessoas.

Psicologia Humanista

Nessa abordagem, o psicólogo valoriza a autonomia do paciente e entende que este possui um papel fundamental no próprio desenvolvimento. A psicologia humanista foca no potencial da pessoa e ressalta a importância do crescimento e autorrealização.

Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva visa compreender o que torna a vida mais digna de ser vivida. Dessa forma, traz uma abordagem que foca nos pontos fortes das pessoas ao invés das fraquezas. Trata-se de uma visão que busca observar os potenciais e motivações das capacidades humanas.

LEIA MAIS: Como é uma sessão de terapia?

Psicanalítica

A abordagem psicanalítica procura compreender os pensamentos inconscientes das pessoas através da livre associação. O profissional adota uma postura mais silenciosa e dá abertura ao paciente conduzir o ritmo da sessão. Além disso, o indivíduo realiza a projeção de situações na figura do psicólogo.

Psicodrama

O Psicodrama utiliza da simulação e do jogo teatral, como forma de reviver determinadas situações, para entender as disposições mentais do paciente. Dessa forma, conta com várias técnicas para ajudar na dramatização e incorporação do paciente na cena.

Sistêmica

A terapia sistêmica realiza uma análise que vai além do indivíduo, pois ela examina as relações interpessoais para compreender o sujeito. Sendo assim, o profissional irá dar atenção aos padrões que aparecem na dinâmica familiar e nos diversos relacionamentos da pessoa. Ou seja, procura entender o paciente dentro de um sistema de relacionamentos.

Transpessoal

Nessa abordagem, a terapia irá trabalhar também os aspectos espirituais da pessoa. Então, além de focar no aspecto mental, o psicólogo irá utilizar de técnicas para ajudar o paciente a compreender a sua dimensão pessoal e encontrar a plenitude de seu potencial.

Encontre seu psicólogo online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.