A Academia Norte Americana de Pediatria (APP), acompanhou por 5 anos a rotina dos alunos de diversas escolas nos Estados Unidos, para poder afirmar que, as férias e o aprendizado estão intimamente ligados no processo de crescimento da criança.

Esse período de menores restrições e mais diversão auxiliam a criança em seu convívio social, e também no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. O descanso e o momento de recreação no geral já causam impactos positivos na criança. Os especialistas em suas conclusões apontaram para os colégios que seria interessante um intervalo maior entre as aulas para os pequenos relaxarem e que o período de férias deveria ser um pouco mais estendido.

Os pontos positivos do descanso e diversão

O cérebro das crianças é uma verdadeira esponjinha, eles estão ativos e atentos a tudo, seu subconsciente capta toda informação para aprendizado e para fixar melhor tudo que foi absorvido a melhor forma é o descanso.

As crianças recebem dois tipos de informações em seu desenvolvimento, a fluída que é a que ela capta ao seu redor durante o dia e a cristalizada, que são as que elas aprendem na sala de aula por “obrigação”. Desta forma, seu cérebro está sempre em funcionamento digerindo estes dados coletados durante o dia. É importante que os pais saibam ponderar e não exijam muito de seus filhos quando estiverem em casa, isso não significa dar total liberdade, mas sim que elas tenham um momento de descanso após fazer os deveres e que eles levem em consideração quando elas querem realizar algum tipo de atividade que achem gratificante e as deixam felizes.

Esses descansos e pausas auxiliarão na concentração dos pequenos nos momentos necessários e as férias são como o acabamento por cima do muro construído, é onde o que elas tomaram como conhecimento realmente viram algo estruturado e fixado em suas mentes.

Como agir quando suas férias não coincidem com a dos seus filhos?

Claro que o melhor para a criança é passar o seu tempo livre perto de seus pais, qualquer atividade se torna muito mais divertida para ambos. Mas, as férias mesmo que passadas dentro de casa já possuem o efeito desejado.

Aproveite os pequenos momentos de lazer com elas, se divertindo juntos e programe atividades construtivas para entretê-las enquanto você não está presente. A televisão e vídeo games são permitidos desde que tenham restrições de horários e que intercalem com outros tipos de atividades que desenvolverão outros atributos da criança, como uma leitura de algum livro que ela ache interessante, ou visitar algum amiguinho ou parente.

Muitas escolas e centros culturais oferecem programação de férias que envolvem a arte em diversos campos e são ótimos para manter a mente da criança ativa e ao mesmo tempo com o descanso necessário.

Atividades simples para as férias das crianças

As atividades listadas abaixo são muito simples e garantem a festa da criançada:

Brincar com bolhas de sabão

Nas férias de verão, ao ar livre esta brincadeira rende horas de atividade e distração.

Brincar de cozinhar

Para os pais pode ser algo natural, mas para as crianças é um momento mágico poder ajudar os pais com algo. Procure deixá-las fazer atividades simples, como amassar alguma massa, ou misturar algum ingrediente, façam algo que ela goste de comer. Muita atenção e cuidado com a criança na cozinha por causa dos utensílios e do fogão, deixe sempre claro os riscos e limites.

Faça um teatro

Esta é uma maneira divertida de desenvolver o lado criativo da criança. Escolham um tema, inventem cenário, roupas e acessórios com o que tem disponível em sua casa e se divirtam.

Escreva um livro ou quadrinhos

Deixe ela colocar para fora tudo que acha interessante, participe do momento e da brincadeira para ela se tornar mais divertida. Esse processo também pode te trazer grandes surpresas ao conhecer melhor o que se passa pela cabeça de seu filho.

Monte um acampamento em casa

Faça uma barraca com um lençol, encha de almofadas e conte histórias, use uma lanterna para iluminação e apague todas as luzes.

Há diversas maneiras de entretenimento para as crianças, use sua imaginação, afinal você também já foi uma. O mais importante para elas é passar um tempo com você, não se esqueça que pressionar nunca é a solução, o aprendizado corrento acontece naturalmente e seu filho tem mais capacidade do que você pode imaginar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.