O Transtorno Opositor Desafiador é uma realidade enfrentada por muitas famílias. Imagine um cenário em que cada pedido, regra ou instrução se transforma em uma batalha constante, com uma criança ou adolescente desafiando, questionando e desobedecendo frequentemente, sem levar em consideração as consequências.

Esses comportamentos são características centrais do Transtorno Opositor-Desafiador (TOD), uma condição que apresenta um padrão persistente de comportamento negativista, hostil e desafiador.

O que é o Transtorno Opositor Desafiador?

O Transtorno Opositor Desafiador é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta principalmente crianças e adolescentes. Desse modo, é caracterizado por um padrão persistente de comportamento desafiador, hostil e desobediente em relação a figuras de autoridade.

Nesse sentido, há a desobediência com os pais, professores e outros adultos. O comportamento, no entanto, tem duração de pelo menos seis meses. Diante do exposto, não é raro que as pessoas com o transtorno opositor desafiador apresentem sintomas somente em casa e apenas com membros da família. 

Graus de gravidade no TOD

O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) pode variar em termos de gravidade, dependendo da intensidade e extensão dos sintomas apresentados. Todavia, a classificação ajuda a compreender melhor a manifestação do transtorno e a determinar o impacto nas diversas áreas da vida da criança. 

Os graus de gravidade do TOD são classificados da seguinte maneira:

Leve

Neste grau de gravidade, os sintomas do TOD estão limitados a apenas um ambiente específico. Por exemplo, a criança pode apresentar comportamentos desafiadores em casa, mas não manifestá-los na escola com seus colegas.

Entretanto, apesar de os sintomas estarem presentes em um único contexto, ainda podem gerar dificuldades significativas nesse ambiente e requerem atenção e intervenção.

Moderado

No grau moderado de gravidade, alguns sintomas do TOD estão presentes em pelo menos dois ambientes. Isso significa que a criança pode apresentar comportamentos desafiadores tanto em casa quanto na escola, ou talvez em casa e com colegas.

A presença dos sintomas em múltiplos contextos aumenta o impacto do transtorno na vida da criança, podendo afetar suas relações sociais e seu desempenho acadêmico.

Grave

No grau grave de gravidade, os sintomas do TOD estão presentes em três ou mais ambientes. A criança demonstra comportamentos desafiadores em casa, na escola, e em outros contextos sociais. 

Contudo, essa extensão dos sintomas indica um impacto significativo nas diferentes áreas da vida da criança e pode exigir uma abordagem terapêutica mais intensiva e coordenada, envolvendo profissionais da saúde, educadores e familiares.

Sintomas do Transtorno Opositor Desafiador

Os sintomas mais frequentes no Transtorno Opositor Desafiador se dão pelos seguintes comportamentos:

  • Desafiador;
  • Questionador;
  • Humor raivoso ou irritável;
  • Tendência em culpar os outros pelos seus erros;
  • Intolerância à frustração;
  • Índole vingativa.

Prevalência do Transtorno Opositor Desafiador

De acordo com o DSM-5, a prevalência do transtorno de oposição desafiante varia de 1 a 11%, com uma prevalência média estimada de 3,3%. Logo, a taxa do transtorno pode variar de acordo com a idade e o gênero da criança. 

Aparentemente, é mais prevalente em indivíduos do sexo masculino do que em indivíduos do sexo feminino antes da adolescência. Essa predominância do sexo masculino não é encontrada de forma consistente em amostras de adolescentes ou de adultos.

O que causa o Transtorno Opositor Desafiador? 

Não há uma causa exata para o Transtorno Opositor Desafiador. No entanto, acredita-se que seja resultado da interação de vários fatores. Sendo assim, algumas das possíveis causas e fatores de risco associados ao TOD são os fatores genéticos, neurobiológicos, ambientais e psicossociais.

Fatores genéticos

Estão relacionados à predisposição genética e ao histórico familiar que inclui o comportamento desafiador. Assim, há uma maior incidência do transtorno em famílias onde outros membros apresentam comportamentos desafiadores ou transtornos relacionados.

Fatores neurobiológicos

Anormalidades em áreas do cérebro que desempenham um papel importante no controle dos impulsos, regulação emocional e processamento de recompensa podem estar associadas ao TOD.

Fatores ambientais

Estão relacionados ao ambiente familiar conturbado e a falta de regras ou limites podem contribuir para o comportamento desafiador. Entretanto, a falta de uma estrutura familiar estável, negligência, abuso ou exposição a conflitos familiares frequentes também podem aumentar o risco de desenvolvimento do TOD.

Fatores psicossociais

Crianças que apresentam dificuldades na adaptação e intolerância à frustração ou traumas relacionados à rejeição podem apresentar maior propensão a desenvolver o transtorno.

Critérios diagnósticos do Transtorno Opositor Desafiador

Para o diagnóstico preciso, os sintomas observados devem ocorrer com frequência, de forma que interfira significativamente na vida cotidiana da criança ou adolescente, afetando suas relações sociais, desempenho escolar ou dinâmica familiar. 

Dessa forma, o diagnóstico e tratamento do TOD devem ser realizados por profissionais de saúde mental qualificados, como psicólogos e psiquiatras, que têm o conhecimento técnico para a avaliação dos fatores individuais e desenvolvem um plano de tratamento adequado.

A importância do diagnóstico precoce no Transtorno Opositor Desafiador 

O TOD está associado a um maior risco de desenvolvimento de outros problemas de saúde mental, como o Transtorno de Conduta, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Ansiedade e Transtorno Depressivo. 

Nesse sentido, o diagnóstico precoce é de extrema importância, pois permite que intervenções apropriadas sejam realizadas precocemente, possibilitando melhores resultados a longo prazo e, portanto, uma melhor qualidade de vida para a criança.

Sendo realizado de forma precoce, é trabalhada a aceitação da criança e dos familiares no período de descobertas, buscando possibilidades para lidar com o transtorno de forma consciente. 

Portanto, com o diagnóstico do TOD a família receberá orientações e suporte para lidar com os desafios, promovendo o fortalecimento do vínculo familiar.

O papel da escola

O envolvimento da escola e o suporte oferecido também é essencial, visto que a criança pode apresentar dificuldades acadêmicas e em suas relações sociais.

Entretanto, é necessário que a escola esteja consciente e preparada para receber e desenvolver com a criança estratégias para promover habilidades sociais e emocionais.

Tratamento para o Transtorno Opositor Desafiador

O tratamento para o Transtorno Opositor Desafiador consiste em uma combinação de estratégias. Portanto, além do acompanhamento psicológico com a criança, é de extrema importância que seja realizado o acompanhamento com os pais.

As intervenções auxiliam na aprendizagem de novas habilidades sociais para que a criança possa lidar melhor com as suas frustrações, e também para que os pais compreendam o transtorno.

Em alguns casos, é necessário o acompanhamento com a psiquiatria por causa da necessidade do uso de medicamentos para tratar sintomas específicos, como a impulsividade ou a irritabilidade.

Conheça a Telavita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.