Início Comportamento Aprenda a identificar os sinais de violência psicológica dentro dos relacionamentos

Aprenda a identificar os sinais de violência psicológica dentro dos relacionamentos

Distorcer informações. Omitir a verdade. Inventar mentiras. Essas são algumas formas de realizar o abuso psicológico, também conhecido como gaslighting. Segundo dados do IBGE, 18% das pessoas no Brasil já sofreram alguma violência psicológica, física ou sexual. Dados, por sua vez, alarmantes.

O problema está entre o cotidiano de muitos. Os alvos principais? as mulheres. No entanto, os abusos emocionais começam de forma sutil e depois, podem evoluir para outros tipos de violência.

Dessa forma, é importante saber identificar os sinais de violência psicológica para conseguir escapar de situações desgastantes em que os agressores costumam colocar as vítimas. Sendo assim, abordaremos o tema a fundo.

O que é uma violência psicológica?

A violência psicológica é um dos tipos de abuso mental que acontece pela manipulação emocional realizada pelo agressor, que faz a vítima questionar a sua própria sanidade e inteligência.

No entanto, não existe um perfil da vítima de violência psicológica, ela independe de tipo ou condição da pessoa. Logo, qualquer um pode estar sujeito a passar por situações deste tipo, até mesmo as crianças.

Geralmente, as agressões emocionais ocorrem em relacionamentos amorosos, amizades e em relações familiares. Ela pode vir do seu cônjuge, de uma amizade tóxica ou até mesmo de pais que gostam de exercer seu poder de forma negligente sobre os filhos.

LEIA MAIS: O problema da dependencia emocional

5 sinais do agressor do abuso psicológico

Por mais que a vítima não tenha um padrão, o abusador tem. Dessa forma, se atento aos sinais, é possível identificar uma relação tóxica e procurar ajuda para se livrar dela o quanto antes. Os cinco principais sinais do agressor de abuso psicológico são:

São mestres em negar a verdade

O abusador nunca admite a veracidade dos fatos. Não importa quantas provas existirem sobre o assunto, ele irá negar todas elas. A violência psicológica emocional ocorre, pois ele faz a vítima questionar a sua realidade. Assim, ela começa a duvidar das próprias convicções, tornando-se, novamente submissa ao agressor.

Usam o que é querido pela vítima contra ela

O abusador utiliza o que é precioso para a vítima como forma de depreciá-la. Por exemplo, a violência psicológica contra a mulher pode envolver seus filhos. Nesse caso, o agressor diz frases como “você não é boa o suficiente para eles” ou “você nunca deveria ter tido filhos”.

As ações não combinam com as palavras

Pessoas que realizam abuso psicológico, geralmente, fazem uma coisa e dizem outra. Então, preste atenção nas atitudes delas e se o que dizem condiz com as suas ações. A contradição entre elas pode ser a chave para identificar o gaslighting.

Falam algo positivo para confundir

Esse é um ciclo da violência psicológica. O agressor, que constantemente fala coisas ruins para a vítima, a elogia para mantê-la sob domínio dele. A manipulação psicológica, nesse sentido, ocorre para manter a pessoa vulnerável a novos ataques.

Tentam colocar a vítima contra as pessoas

O abusador utiliza mentiras e manipula a vítima para afastá-la de todos. Dessa forma, o agressor diz que as pessoas não gostam da vítima ou que determinado grupo não serve de boa companhia para ela, fazendo com que a única pessoa que ela confie seja quem a manipula emocionalmente. 

LEIA MAIS: Sinais de que você está em um relacionamento abusivo

5 características de violência psicológica na vítima

Todavia, agora que vimos as cinco características do agressor, veremos quais são as particularidades das vítimas. Contudo, é possível identificar também, quem está sofrendo com uma relação abusiva. São comportamentos comuns da vítima:

Criar justificativas para o comportamento do abusador

Como, geralmente, as ações do agressor refletem uma realidade diferente das suas palavras, a vítima passa a criar explicações das atitudes nada sensatas dele. Logo, isso funciona como um mecanismo de defesa para evitar o choque de realidade da violência psicológica.

Está sempre pedindo desculpas

A vítima pede desculpas o tempo todo para o agressor, mesmo quando não há motivo para tal. Aliás, diversas vezes, ela não possui ideia do por que está fazendo aquilo, mas continua mesmo assim. O sentimento de culpa torna-se enraizado.

Constantemente se sente confusa

Por conta da manipulação psicológica, a vítima fica num estado de confusão permanente. Assim, começa a cogitar que não é uma boa pessoa ou que é até mesmo maluca. Por conta das manipulações vivenciadas, duvida de si mesma e não sabe se o que sente é verdade ou não.

Sente que costumava ser uma pessoa diferente

Confiante. Divertida. Relaxada. Esses adjetivos não podem mais ser usados para descrever a vítima. Aliás, ela não entende o que mudou e só sente que é uma pessoa diferente do que era antes. Nesses casos, é comum amigos próximos e familiares apontarem essas características discrepantes.

Não entende por que não está mais feliz

Mesmo quando coisas boas estão acontecendo ao redor da vítima, ela não consegue se sentir feliz. Aparentemente, tudo está bem, porém, mesmo assim, não consegue ficar bem consigo mesma. O abuso psicológico reprime seus sentimentos.

LEIA MAIS: Por que é tão difícil terminar um relacionamento?

Como sair de uma relação tóxica?

Para quem vive dentro de uma relação abusiva, é difícil sair. Os medos tomam conta e a crença de que o abusador a ama é tão forte que anula todos os outros acontecimentos. Violência, seja psicológica, física ou sexual, é crime.

Para denunciar uma violência psicológica você pode discar para o número 180 e seguir as instruções inseridas no site do governo para mais informações de como fazê-la. Ainda, por ser uma decisão difícil, o aconselhamento psicológico é essencial.

A terapia pode ajudar a vítima a ter consciência dos acontecimentos e retomar a sua vida emocional de forma saudável. Seja durante o período de abuso, ou após a saída da situação angustiante, a psicoterapia é imprescindível.

Encontre seu psicólogo online

26 COMENTÁRIOS

  1. Manda
    Boa madru... Meu irmão me fala besteiras quase todos os dias,me atormenta,me bate,me dar murros,me cospe,me xinga , diz que eu sou corna (zombando de mim,pq eu fui traida e ainda gosto da pessoa) Eu ja falei que me magoa e mesmo assim ele continua. Essas coisas tem sido assim desde que eu tenho 8 anos. Minha mãe defende,pfvr,me ajudem
    • alex
      tenho algo em comum nesta área com irmão, se quiser entrar em contato estou a disposição
    • Zana
      manda procure ajuda psicológica de um bom profissional na sua cidade ,, antes que seja tarde demais e vc chegar no seu limite. Espero que vc tenha conseguido . Abraços
    • apenas mais uma
      Manda procure ajuda pscologica no posto de saúde de sua cidade. As prefeituras disponibilizam psicólogos gratuitos pelo sus
    • Yamila
      Se afaste dele. Se tiver como, vá viver sua vida bem longe. Quando uma pessoa tóxica e manipuladora traz prejuízos para a nossa vida, a solução é manter distância desse ser e viver em paz... Bem longe.
    • Amanda
      Ninguém merece se tratada assim, família não é sangue, família é respeito, é compreensão, é ajuda, é parceria e consideração, coisas que claramente esses dois não tem, saia desse ambiente tóxico antes que seja eles ou você.
    • Ana
      Por favor, procure ajuda psicológica. Isso é um tipo de violência doméstica e o quadro de negligência é uma das formas de violência.
  2. Tsu
    Estamos juntos a 6 anos passamos por muita coisa juntos mais o pensamento dele a insegurança nunca mudou...tenho um filho de 8 anos que o considerava um pai para ele... e que hoje ele o trata muito mal por ciumes..ele sempre diz que estou traindo ele com qualquer pessoa que entra no meu circulo de amizade qualquer pessoa que se aproxima de nós vira motivo para brigas, se é homem estou traindo se é mulher estou "falando de macho pelas costas dele" eu nao sei mais oque fazer ele ve e inventa situaçoes e historias surreais na cabeça dele que ele faz questao de acreditar mesmo sabendo que é impossivel o que ele esta pensando e dizendo ter acontecido, vivo sob pressao ameaças diarias e quando tem gente proximo amigos familia piora mais ainda .... vou te matar virou uma frase diaria na minha vida, surras torturas por simplesmente passar um batom ou querer me cuidar ou cantar uma musica que gosto pelo simples fato de estar sorrindo de bem com a vida ou chorando por nao saber oque fazer com essa situaçao TUDO que faço esta errado.. ja me acostumei a ser chamada de vagabunda nojenta "isso e mto mais" pelo simples fato de nao sentir vontade de ter relaçao com ele pois sou sempre pisada mal tratada e depois de tudo obrigada a ter relaçao... nao sei oque fazer peço a Deus proteçao todo dia para acordar com vida, temos uma filha de 1 ano que hoje é tudo de mais importante e valor que tenho.. é por ela que ainda permito esse tratamento pois tenho medo de me espressar e acabar sendo morta... ela é muito ligada a mim e eu nao quero perder ela e nem que ela sofra... estou desesperada peço ajuda pois tenho medo de morrer do que ele possa fazer comigo se ele fala que nao tem nada a perde e que cadeia nao é pra sempre que va me matar .. eu peço a Deus proteçao e misericordia para acordar com vida todos os dias e isso ja virou rotina, só Deus sabe o que passa na minha vida " alguem me da uma soluçao"??? Ele bebe muito faz mais de um ano que nao sei oq é dormir s medo sem chorar em paz me ajudem
  3. Vanuzq Neres
    Tipo pertubaçao psicologia , queria saber se a pertubacao psicologica e so prezencial ou a pessoa pertubada pode nao ver o acressor, bom e dificil de explicar, mas algo mentalmente, tipo por exp: pertuba psicólogo de maneira que vc nao ver a pessoa, e cosiderado tipo assim um grupo de pessoa que fala mentamente, tipo os vizinhos fazer ouvir voz pertubando dia e noite nao intento mas tem queria fabem como funciona.
    • Geraldo
      Quando existe o elo de amizade ou amor, essa conexão é possível: a pessoa passa noites em claro e mesmo assim o "sono se acumula" (a sonolência não vem)! A gente olha para a própria história como se fosse história conhecida de alguém! Deixamos de ter controle da mente: como dizia uma Parapsicologa, mente "tagarela"! Há também o momento em que se esteja mais fortalecido e acaba-se tendo "arrependimento" em puxar conversa com quem a gente encontra, em filas por exemplo, aonde começam a falar sem parar e assuntos "massantes". O alcance da mente é amplo!
  4. Taciana Cristina Teixeira Dias dos santos
    Meu esposo me contrata minha vida toda não tenho mais minha própria opinião pois se compro algo com meu dinheiro tenho que dar satisfação se vou pra casa da minha mãe ele me umilha sempre agressivo que sempre que eu vivo no mundo dele sempre ao seu comando hoje tomo 4 remédios tarja preta para pelepicia
  5. Alessandra Moreira torres da Silva Nogueira
    Ele me agride com palavra e isso e todo dia me acusa de coisas que eu não faço eu não quero mais viver assim quero muito que ele sai da minha casa .
  6. Jucilne Rolim Carvalho
    Bom depois de muito tempo resolvi pesquisar, sobre esee assunto,e infelizmente acabo de descobrir q há anos sofro violência, e o pior não sei pra quem ou como pedir ajuda ,meu Deus porq é tão difícil se desfazer de uma pessoa tóxica.
  7. Fabi
    Grupo Mulheres do Brasil pode te ajudar. Inscreva-se. Mas procure a Assistente social na região que vc mora, ela te ajudará. Peça na escola ou no posto de saúde mais próximo.
  8. Ana carla Souza
    Porque vc não pede para a sua mãe pra falar com ele porque isso não pode ficar assim isso ja e um uma agressão porque que se sua mae falar com ele i falar que vc ta pesando pela uma fase muito de defícil ele pode para com isso ok
  9. Edne
    Eu so nao apanho mais tudo isso eu sofro as vezes acho que sou a errada peço desculpas Nem imaginava que sofria Ele fala que sou gorda e que não acho ninguem pra mim amar
  10. Ana
    Por favor, procure ajuda psicológica. Isso é um tipo de violência doméstica e o quadro de negligência é uma das formas de violência.
  11. Socorro Saraivasousa
    Eu sofro de tortura pisicogia pela minha irmã já não tô mas aguentando alguém min a juda pf
  12. Fernanda gouvea Fernandes
    Meu filho casou faz 2 meses ou menos sofre violência psicológica por parte da esposa,quero ajudar mas não sei como estou vendo ele destruído ela tem 33 ele 18 ela tem 2 filhos tira o pouquinho que ele ganha, e ele ainda fica sem alimentação, ela afasta ele de mim pra falar comigo só se ela tiver perto, ele teve início de desnutrição, e ela nem bola dá qndo ele adoece ainda debocha.
    • Geraldo
      Entendo você. Hoje estou melhor mas na fase do pós traumático! Não fosse a espiritualidade que tenho, teria enlouquecido! Desde cedo, enfrento desafios e uma certeza: que na vida seriam poucas amizades e eu por mim em muitas etapas da Caminhada Existencial! E se confirmou minha intuição!