5 sinais de que você está em um relacionamento abusivo

0
33601
sinal de relacionamento abusivo

Você sabe o que é um relacionamento abusivo? E os efeitos que ele gera na pessoa? Relacionamento abusivo é algo sério e pode deteriorar as condições psicológicas de alguém mantido na situação.

Rebaixamento, desprezo, pouca autoestima e, principalmente, medo de não conseguir seguir em frente. Esses são os sintomas mais frequentes de quem adquire este trauma em sua vida. Nesses casos, é necessário realizar uma intervenção com um especialista e, principalmente, apoiar e dar suporte à vítima.

5 sinais de que você está em um relacionamento abusivo

Quando se está em uma relação tóxica é difícil percebermos a situação, e mais ainda, tomar alguma atitude perante a ela. No entanto, a relação abusiva pode ser de cunho psicológico, verbal ou físico.

No entanto, a vítima pode não conseguir encontrar uma saída para terminar a relação, ou, ainda, acreditar que uma mudança de comportamento do outro é possível. As promessas do abusador são infinitas e, às vezes, a própria vítima acha que conseguirá mudá-lo por conta própria. Então, aprenda abaixo como identificar um relacionamento abusivo.

1. Controle

Uma simples frase pode conter a manipulação que o abusador utiliza, e o artifício é só o começo. A pessoa deseja ter controle sobre a outra e começa a decidir o que o parceiro pode e não pode fazer. Roupas e atividades acabam quase sempre sendo decididas pelo abusador e tudo isso escondido no “eu sei o que é melhor para você”.

A privacidade também é invadida sob pretextos amorosos. Quem nunca ouviu a frase “quem ama, não esconde”? Pois é, não é bem assim. O agressor aproveita essas situações para querer controlar tudo do parceiro. Mensagens do celular, redes sociais e e-mails são sempre verificadas, seja de forma sutil ou não. Por isso, fique atento nesses exemplos para saber como reconhecer um relacionamento abusivo.

2. Afastamento de outras pessoas

“ Aquele seu amigo dá em cima de você, não quero que você ande mais com ele”

“O seu outro amigo não faz bem para você, ele é uma má influência. Por que você ainda anda com ele?”

Esses exemplos são sinais de um relacionamento abusivo. Disfarçado de preocupação, o abusador somente quer afastar os demais do parceiro e concentrar nele todas as necessidades emocionais e sociais.

O objetivo é que o parceiro passe a depender somente do abusador. Dessa forma, ele terá exclusividade e conseguirá assegurar que o parceiro realize aquilo que deseja. Logo, é uma forma cruel de manipulação, pois envenena relacionamentos saudáveis com outras pessoas para obter controle total.

3. Diminui o parceiro

Nesse caso, o abusador não consegue ver a pessoa passando por um bom momento. Para ele, nada será o suficiente e não ficará impressionado com as grandes conquistas do parceiro. 

Aliás, o abusador precisa diminuir o outro para ter a sensação de superioridade no relacionamento, seja no âmbito privado ou até mesmo zombando na frente de outras pessoas. O foco do abusador é diminuir a autoestima para que a pessoa não seja capaz de tomar as próprias decisões.

Nesse sentido, faz o parceiro pensar que não é nada sem ele e que o relacionamento é a única forma de se sentir bem e protegido. Dessa forma, se enraíza a crença de que a pessoa só estará bem se estiver ao lado do abusador.

4. Jogos emocionais

A chantagem emocional revela o relacionamento abusivo. Portanto, o parceiro abusivo joga a responsabilidade da culpa para o outro. Sendo assim, pretende, através disso, que a pessoa se sinta mal com ela mesma e reconheça os erros, mesmo quando não existem.

Os jogos emocionais servem para demonstrar a balança de poder dentro do relacionamento. Então, podem ocorrer privações, como de sexo e intimidade, ou até mesmo um afastamento e silêncio para que o outro faça aquilo que deseja. Fique atento para identificar esses elementos, pois assim, você conseguirá saber como se livrar de um relacionamento abusivo.

5. Agressão e violência

O agressor bate no parceiro. Entretanto, diz ele, que estava descontrolado. Promete que nunca mais fará aquilo de novo. Ele faz juras de amor e não consegue imaginar viver no mundo sem o outro.

Infelizmente, esse exemplo é mais comum do que imaginamos e representa um relacionamento abusivo. O agressor não estava descontrolado. Houve uma agressão, aliás, várias, pois o fato se repete diversas vezes, se tornando um ciclo.

O arrependimento e as promessas são manipulações para manter o relacionamento. Violência é violência. É perigoso manter o convívio com alguém que agride o parceiro, tanto psicologicamente, como fisicamente. É importante compreender esses aspectos para poder saber identificar e sair da relação tóxica.

Como sair de um relacionamento abusivo?

É extremamente difícil sair de um relacionamento abusivo. O abusador tem a capacidade de envolver a vítima emocionalmente e torná-la paralisada diante das situações, com medo, e dependência emocional da relação.

Contudo, são diversas questões emocionais que fazem parte tanto da história da vítima, quanto do próprio abusador. Logo, se você se identificou com os sinais, a melhor forma de tratar essas questões e criar mecanismos sólidos de enfrentamento do problema é realizando a terapia.

Conversar com um psicólogo online pode te ajudar a identificar seus gatilhos, restaurar a sua autoestima e tudo aquilo que o relacionamento te ausentou de sentir e viver. A psicoterapia é o melhor caminho para se sentir bem novamente e se libertar do peso de viver em uma relação tóxica.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.