10 sinais de que você sofre violência psicológica

24
36699
violência psicológica características

Distorcer informações. Omitir a verdade. Inventar mentiras. Essas são algumas formas de realizar o abuso psicológico, também conhecido como gaslighting. A violência psicológica acontece pela manipulação realizada pelo agressor, que faz a vítima questionar a sua própria sanidade e inteligência.

Não existe um perfil da vítima de violência psicológica, ela independe de tipo ou condição da pessoa. Existe violência psicológica no casamento, como também o problema pode afetar as crianças.

Dessa forma, é importante identificar os sinais do abuso para saber como combater a violência psicológica. Sendo assim, dividimos em atitudes e situações que o agressor e a vítima passam quando estão nessa situação. E, não se esqueça, violência psicológica é crime.

5 sinais do agressor do abuso psicológico

Nega a verdade

O abusador nunca admite a veracidade dos fatos. Não importa quantas provas existirem sobre o assunto, ele irá negar todas elas. A violência psicológica emocional ocorre, pois ele faz a vítima questionar a sua realidade. Assim, ela começa a duvidar das próprias convicções, tornando-se, novamente submissa ao agressor.

Usa o que é querido pela vítima contra ela

O abusador utiliza o que é precioso para vítima como forma de depreciá-la. Por exemplo, a violência psicológica contra a mulher pode envolver os filhos dela. Nesse caso, o agressor diz frases como “Você não é boa o suficiente para eles” ou “Você nunca deveria ter tido filhos”.

COMO PROCURAR AJUDA PSICOLÓGICA

As ações não combinam com as palavras

Pessoas que realizam abuso psicológico, geralmente, fazem uma coisa e dizem outra. Então, preste atenção nas atitudes delas e se o que dizem condiz com as suas ações. A contradição entre elas pode ser a chave para identificar o gaslighting.

Fala algo positivo para confundir

Esse é um ciclo da violência psicológica. O agressor, que constantemente fala coisas ruins para a vítima, a elogia para mantê-la sobre o domínio dele. A manipulação psicológica, nesse sentido, ocorre para manter a pessoa vulnerável a novos ataques.

Tenta colocar a vítima contra as pessoas

O abusador utiliza mentiras e manipula a vítima para afastá-la de todos. Dessa forma, o agressor diz que as pessoas não gostam da vítima ou que determinado grupo não serve de boa companhia para ela.

Leia também em nosso blog como o machismo pode perpetuar problemas psicológicos.

5 características de violência psicológica na vítima

Cria justificativas para o comportamento do abusador

Como, geralmente, as ações do agressor refletem uma realidade diferente das suas palavras, a vítima passa a criar explicações das atitudes nada sensatas dele. Isso funciona como um mecanismo de defesa para evitar o choque de realidade da violência psicológica.

CONHEÇA AS ABORDAGENS DA PSICOLOGIA

Está sempre pedindo desculpas

A vítima pede desculpas o tempo todo para o agressor, mesmo quando não há motivo para tal. Aliás, diversas vezes, ela não possui ideia do por que está fazendo aquilo, mas continua o fazendo mesmo assim.

Constantemente se sente confusa

Por conta da manipulação psicológica, a vítima fica num estado de confusão permanente. O pior disso tudo, é que ela começa a cogitar que não é uma boa pessoa ou que é até mesmo maluca.

Sente que costumava ser uma pessoa diferente

Confiante. Divertida. Relaxada. Esses adjetivos não podem mais ser usados para descrever a vítima. Aliás, ela não entende o que mudou e só sente que é uma pessoa diferente do que era antes. Nesses casos, é comum amigos próximos e familiares apontarem essas características discrepantes.

COMO ESCOLHER UM PSICÓLOGO

Não entende por que não está mais feliz

Mesmo quando coisas boas estão acontecendo ao redor da vítima, ela não consegue se sentir feliz. Aparentemente, tudo está bem, porém, mesmo assim, não consegue ficar bem consigo mesma. O abuso psicológico reprime os sentimentos.

24 COMENTÁRIOS

  1. Boa madru… Meu irmão me fala besteiras quase todos os dias,me atormenta,me bate,me dar murros,me cospe,me xinga , diz que eu sou corna (zombando de mim,pq eu fui traida e ainda gosto da pessoa)
    Eu ja falei que me magoa e mesmo assim ele continua. Essas coisas tem sido assim desde que eu tenho 8 anos. Minha mãe defende,pfvr,me ajudem

    • manda procure ajuda psicológica de um bom profissional na sua cidade ,, antes que seja tarde demais e vc chegar no seu limite.

      Espero que vc tenha conseguido .

      Abraços

    • Manda procure ajuda pscologica no posto de saúde de sua cidade. As prefeituras disponibilizam psicólogos gratuitos pelo sus

    • Se afaste dele. Se tiver como, vá viver sua vida bem longe. Quando uma pessoa tóxica e manipuladora traz prejuízos para a nossa vida, a solução é manter distância desse ser e viver em paz… Bem longe.

    • Ninguém merece se tratada assim, família não é sangue, família é respeito, é compreensão, é ajuda, é parceria e consideração, coisas que claramente esses dois não tem, saia desse ambiente tóxico antes que seja eles ou você.

    • Por favor, procure ajuda psicológica. Isso é um tipo de violência doméstica e o quadro de negligência é uma das formas de violência.

  2. Estamos juntos a 6 anos passamos por muita coisa juntos mais o pensamento dele a insegurança nunca mudou…tenho um filho de 8 anos que o considerava um pai para ele… e que hoje ele o trata muito mal por ciumes..ele sempre diz que estou traindo ele com qualquer pessoa que entra no meu circulo de amizade qualquer pessoa que se aproxima de nós vira motivo para brigas, se é homem estou traindo se é mulher estou “falando de macho pelas costas dele” eu nao sei mais oque fazer ele ve e inventa situaçoes e historias surreais na cabeça dele que ele faz questao de acreditar mesmo sabendo que é impossivel o que ele esta pensando e dizendo ter acontecido, vivo sob pressao ameaças diarias e quando tem gente proximo amigos familia piora mais ainda …. vou te matar virou uma frase diaria na minha vida, surras torturas por simplesmente passar um batom ou querer me cuidar ou cantar uma musica que gosto pelo simples fato de estar sorrindo de bem com a vida ou chorando por nao saber oque fazer com essa situaçao TUDO que faço esta errado.. ja me acostumei a ser chamada de vagabunda nojenta “isso e mto mais” pelo simples fato de nao sentir vontade de ter relaçao com ele pois sou sempre pisada mal tratada e depois de tudo obrigada a ter relaçao… nao sei oque fazer peço a Deus proteçao todo dia para acordar com vida, temos uma filha de 1 ano que hoje é tudo de mais importante e valor que tenho.. é por ela que ainda permito esse tratamento pois tenho medo de me espressar e acabar sendo morta… ela é muito ligada a mim e eu nao quero perder ela e nem que ela sofra… estou desesperada peço ajuda pois tenho medo de morrer do que ele possa fazer comigo se ele fala que nao tem nada a perde e que cadeia nao é pra sempre que va me matar .. eu peço a Deus proteçao e misericordia para acordar com vida todos os dias e isso ja virou rotina, só Deus sabe o que passa na minha vida ” alguem me da uma soluçao”??? Ele bebe muito faz mais de um ano que nao sei oq é dormir s medo sem chorar em paz me ajudem

  3. Tipo pertubaçao psicologia , queria saber se a pertubacao psicologica e so prezencial ou a pessoa pertubada pode nao ver o acressor, bom e dificil de explicar, mas algo mentalmente, tipo por exp: pertuba psicólogo de maneira que vc nao ver a pessoa, e cosiderado tipo assim um grupo de pessoa que fala mentamente, tipo os vizinhos fazer ouvir voz pertubando dia e noite nao intento mas tem queria fabem como funciona.

  4. Meu esposo me contrata minha vida toda não tenho mais minha própria opinião pois se compro algo com meu dinheiro tenho que dar satisfação se vou pra casa da minha mãe ele me umilha sempre agressivo que sempre que eu vivo no mundo dele sempre ao seu comando hoje tomo 4 remédios tarja preta para pelepicia

  5. Ele me agride com palavra e isso e todo dia me acusa de coisas que eu não faço eu não quero mais viver assim quero muito que ele sai da minha casa .

  6. Bom depois de muito tempo resolvi pesquisar, sobre esee assunto,e infelizmente acabo de descobrir q há anos sofro violência, e o pior não sei pra quem ou como pedir ajuda ,meu Deus porq é tão difícil se desfazer de uma pessoa tóxica.

  7. Grupo Mulheres do Brasil pode te ajudar. Inscreva-se.
    Mas procure a Assistente social na região que vc mora, ela te ajudará. Peça na escola ou no posto de saúde mais próximo.

  8. Porque vc não pede para a sua mãe pra falar com ele porque isso não pode ficar assim isso ja e um uma agressão porque que se sua mae falar com ele i falar que vc ta pesando pela uma fase muito de defícil ele pode para com isso ok

  9. Eu so nao apanho mais tudo isso eu sofro as vezes acho que sou a errada peço desculpas
    Nem imaginava que sofria
    Ele fala que sou gorda e que não acho ninguem pra mim amar

  10. Por favor, procure ajuda psicológica. Isso é um tipo de violência doméstica e o quadro de negligência é uma das formas de violência.

  11. Meu filho casou faz 2 meses ou menos sofre violência psicológica por parte da esposa,quero ajudar mas não sei como estou vendo ele destruído ela tem 33 ele 18 ela tem 2 filhos tira o pouquinho que ele ganha, e ele ainda fica sem alimentação, ela afasta ele de mim pra falar comigo só se ela tiver perto, ele teve início de desnutrição, e ela nem bola dá qndo ele adoece ainda debocha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.