Não existe uma fórmula para curar a dor do fim de relacionamento, nem uma maneira fácil de chegar ao ponto de conversar sobre o término. Isto pois, é muito difícil colocarmos um ponto final em qualquer assunto em nossas vidas e, em uma relação não seria diferente.

A palavra “fim” já assusta em seu significado, pior é quando pensamos em: fim de namoro, fim de casamento ou fim de um relacionamento. Entretanto, na maioria das vezes o casal já tem ciência de que o sentimento acabou, mas não querem aceitar. 

Muitos tentam contornar de alguma forma a ideia de que o amor não existe mais, e passam a se afundar em mágoas, se culpando e se alimentando das memórias de bons tempos para tentar nutrir o sentimento.

O funcionamento dos relacionamentos amorosos

Os relacionamentos amorosos se sustentam em estado de comunhão, então, se uma pessoa não está feliz, a outra também não se sentirá confortável. Mesmo que não diga por receio de perder a pessoa amada, elas sabem que não é um bom momento para os dois.

O medo de terminar uma relação pode também ser fruto do comodismo, afinal você pensa: “mas ele(a) é uma ótima pessoa, sempre nos demos bem, se eu terminar agora posso não encontrar outro alguém tão bom para mim”. 

Sendo assim, vale o questionamento: está bom mesmo? Você se vê nesse relacionamento pelo resto de sua vida? Você quer realmente sentir essa angústia e dúvida por vários anos e deixar de ser feliz?

Sinais de que uma relação precisa ter fim

  • A tentativa de superar os problemas se tornam mais desgastantes do que proveitosas;
  • A sensação de que: “uma hora isso irá passar” induz a falta de diálogo e de cumplicidade entre o casal;
  • Surgem pensamentos de como poderia ser sua vida se não estivesse neste relacionamento;
  • Pequenos problemas ou histórias não são facilmente resolvidos e pior, nunca saem de sua cabeça. Se uma discussão surge, assuntos que eram para fazer parte do passado são novamente trazidos à tona, um sinal de que aquilo não foi perdoado ou compreendido.

Esses são alguns sintomas de que o relacionamento não é mais como deveria ser. Mas porque mesmo sabendo disso ainda não conseguimos terminar?

Motivos pelos quais não aceitamos o fim do relacionamento

O fim de um relacionamento pode ser um evento muito doloroso e difícil de superar, e existem muitas razões pelas quais isso pode ser o caso. Algumas dessas razões incluem:

Sentimento de Pena

O sentimento de pena é um dos principais e piores motivos que fazem as pessoas se prenderem mesmo sabendo que não há mais amor. O receio de causar dor e tristeza a alguém que tanto te ama e faz tudo por você é tão grande que as palavras não saem, a coragem não surge. 

Saiba que você não conseguirá se manter “para sempre” da mesma forma que era quando estava apaixonado, e se o seu parceiro realmente te ama, quando ele perceber que você não é “mais o mesmo”, a dor será igual – ou pior – do que se você fosse sincero. 

Medo de se arrepender

Não existe mais nada que sustente a relação, mas você imagina a pessoa que você amou com outro alguém e sente aquele misto de ciúmes e arrependimento, afinal, ela pode encontrar outra pessoa com quem dê certo também.

Nesses casos, é comum a ideia de que você nunca encontrará alguém tão bom quanto seu ex. No entanto, perca o receio de errar, de perder algo. Você sofre do medo de não conseguir ser feliz após o término, mas esse relacionamento já te faz infeliz.

Comodidade

A zona de conforto é um lugar que nos deixa na comodidade. As saídas, os filmes, sair para se divertir juntos., isso tudo faz com que a sensação de vazio tome conta quando você se imagina fora dessa rotina. Porém, tudo não passa de acomodação, porque a dois tudo fica mais simples.

A comodidade, no entanto, deve ser algo a ficar de olho, pois pode levar a dependência emocional. Logo, ambas estão relacionadas porque, muitas vezes, a dependência emocional pode ser motivada pela busca de conforto e segurança em um relacionamento, que é um fator predominante da comodidade.

Os familiares e amigos

Costumamos nos prender ao que os outros acharão das nossas escolhas e não evoluímos. Temos vários amigos em comum com nosso parceiro e nos damos bem com todos, inclusive com a família dele (a). Porém,  afinal de contas, em sua vida o que é mais importante: o que você sente, ou o que os outros sentirão com relação a sua vida?

Questões financeiras

Se tratando de casais que já se amaram, a questão financeira está relacionada aos bens que adquiriram com muito esforço juntos. Contudo, não é somente o problema de dividir, mas o de imaginar outra pessoa usufruindo daquilo que vocês dois lutaram para ter. 

Nesses momentos é melhor não pensar no que ficará para trás, mas sim em tudo que você irá construir. Estes são alguns dos motivos que impedem que as pessoas se separem, as fazendo viver em um relacionamento triste e sem perspectivas de melhorias.

A melhor forma de terminar um relacionamento

Não existe uma mensagem de fim de relacionamento que você possa simplesmente entregar para a pessoa, nem um melhor canal de comunicação. Muitas pessoas acham que o assunto deve ser tratado frente a frente, mas há quem não consiga conversar assim e acha mais fácil mandar uma mensagem ou falar por telefone. 

O que importa é ser honesto, claro e direto. Diga a pessoa o que realmente acontece e também, que para você não dá mais. No entanto, evite dizer qualquer coisa que deixe dúvidas, como: “eu acho…”, “melhor darmos um tempo “,”talvez “. 

Seja claro e direto, sem rodeios, por mais que doa você não deixará dúvidas, e ninguém sofrerá pensando no “e se”. Não prolongue a dor, nem para você, nem para o companheiro. Se houver amor, haverá tristeza, é natural, mas são fases que passarão e virarão aprendizados.

Como superar o fim de um relacionamento

O fim de um relacionamento pode ser uma das experiências mais difíceis que alguém pode enfrentar na vida. Pode haver sentimentos de perda, tristeza, raiva e confusão, bem como uma sensação de desconforto e vazio. No entanto, é possível superar o fim de um relacionamento e avançar em direção a um futuro mais brilhante, portanto, lembre-se:

  • Você será sim capaz de amar novamente. 
  • Outras pessoas interessantes surgirão em sua vida, tenha isso em mente.
  • Não fique correndo atrás de ex, isso machuca vocês dois, coloque você também um ponto final em tudo;
  • Não tente encontrar “onde você errou”, pois não existe um real culpado e você só se tortura. Também não tente culpar o outro pelo fim;
  • Procure sempre investir em você, se ame mais e o tempo dará conta de todo restante.

Ao terminar um relacionamento, concentre-se no que te fará bem daqui para frente, imagine sentir aquela emoção gostosa de conhecer alguém novo mais uma vez. Simplesmente siga seu caminho, como aquela criança que se anima ao tentar dar os primeiros passos, mesmo sabendo que pode se machucar muito.

Porém, se você ainda não se sente capaz de superar o fim de relacionamento, ou não consegue se expressar para seu parceiro demonstrando que não está feliz, conte com a equipe da Telavita, nós estamos aqui para te ajudar a entender toda essa situação.

Agende agora uma consulta com psicólogo

1 COMENTÁRIO

  1. 4 meses que me separei e a tristeza é muito grande. Muito difícil. Eu que tomei a iniciativa de terminar, mas morro de pena, culpa, nostalgia, saudade e tristeza. Ainda por cima não me controlo e fico mandando mensagem querendo voltar. Tenho 25 anos, foi meu primeiro namoro. Eu sentia que não tínhamos afinidades e o sentimento estava meio estranho entre nós, não sei explicar direito. Eu tava sempre pensando em terminar. Mas é muito difícil. Morro de saudade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.