Início Transtornos Psicológicos Depressão Depressão: As 7 dúvidas mais comuns sobre a doença.

Depressão: As 7 dúvidas mais comuns sobre a doença.

0
486
dúvidas sobre depressão

depressão é considerada o grande mal que assola o século 21, atingindo 400 milhões de pessoas em todo o planeta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Ela consiste na diminuição ou na perda de interesse pelas atividades diárias, comprometendo não só a mente, mas também o corpo. Confira abaixo as dúvidas mais comuns acerca do tema.

                      Não é saudável sentir vazio emocional. ENTENDA                         

Veja 7 Dúvidas sobre Depressão

1 – Depressão: Quais os sintomas?

Dentre os sintomas iniciais, estão o cansaço extremo, alterações no sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, angústia e outros fatores que alteram muito o dia a dia e a saúde de quem sofre com a doença.

A pessoa com depressão também pode sofrer sintomas físicos, como ganho ou perda de peso, fome excessiva, automutilação, doenças cardíacas, câncer, diabetes, etc.

Dentre os sintomas psicológicos da doença, temos: ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, alterações de humor, agitação, irritabilidade, alterações no sono (despertar precoce, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado), falta de concentração, pensamentos suicidas, entre outros.

 

2 – O que é depressão maior?

Também conhecida como de “depressão unipolar” , é a mais comum de todas, com mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil. Ela é uma depressão profunda é caracterizada pela baixa autoestima, apatia, distúrbios de sono, entre outros. 

3 – O que é Depressão Bipolar?

De acordo com a  Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a depressão bipolar é o tipo que mais causa suicídios. Ela aparece na fase depressiva do Transtorno Bipolar, que é o distúrbio referente a alterações de humor e obsessão. É uma doença crônica não tem cura e se estende pela vida toda. 

Sabia mais sobre Transtorno Bipolar aqui!

4 – Em que idade a depressão pode aparecer?

Depressão entre jovens, depressão na terceira idade e até depressão na infância: A depressão não tem idade. Só que em cada fase da vida, essa enfermidade tem algumas particularidades.

Confira aqui mais informações sobre a depressão em cada faixa etária!

5 – O que é depressão pós-parto?

Também conhecida como DPP, a depressão pós-parto atinge mais de 25% das mães brasileiras. Esse tipo de depressão tem como uma de suas causas as mudanças hormonais e também de estilo de vida.

Dentre os sintomas da depressão pós-parto estão o cansaço extremo, baixa autoestima, desinteresse pelo bebê, tristeza constante, medo de ficar sozinha, e culpa, sendo esta última, o fator inibidor da procura por um profissional assim que os sinais de depressão pós-parto são identificados. É bom esclarecer que esses sentimentos são normais nos primeiros dias pós-parto. O caso se agrava quando os sintomas permanecem de 2 semanas para mais desde o término da gestação.

Leia também sobre ansiedade na gravidez.

6 – O que é depressão atípica?

Aqui a manifestação de sintomas físicos é mais proeminente. É comum o ganho de peso, aumento de apetite e cansaço extremo. Apesar do nome sugerir ser um tipo menos comum de depressão, é um dos que possui mais casos. Esse tipo é uma categoria diagnóstica não oficial, mas se discute informalmente.

Quer saber mais sobre depressão? Leia o nosso artigo completo clicando aqui!

Enquanto na verdadeira depressão a pessoa sofre de insônia e perda de apetite, na depressão atípica ela pode ter fome excessiva e dormir mais horas. Além disso, ela também pode sentir prazer nas atividades e hobbies, embora não procure essas situações. 

7 – Depressão tem cura?

Por ser uma doença crônica, a depressão não tem cura e se estende pela vida toda. O tratamento costuma envolver o uso de medicamentos e acompanhamento psiquiátrico. Em casos mais graves, a internação se faz necessária.

                                 Saiba como nós Podemos te Ajudar                                      

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.