A psicologia é uma área ampla com diversas vertentes. No entanto, na hora de procurar um psicólogo, é importante saber qual a linha teórica que ele segue. Visto isso, pelo fato da depressão ser um dos transtornos mais comuns da atualidade, é o tipo de distúrbio que mais tem demanda para tratamento.

A linha teórica, por sua vez, diz respeito a qual teoria da psicologia o profissional irá seguir para iniciar o tratamento. São diversos conceitos e percepções que são diferentes umas das outras, mas todas as áreas se mostram eficazes.

Algumas são mais indicadas para certos tipos de transtornos, isso é comum. Por isso, vamos falar um pouco sobre o tema levando em consideração o transtorno depressivo. Afinal, na hora de procurar acompanhamento psicológico, qual linha é mais indicada para a depressão?

Conhecendo a dinâmica psíquica do transtorno depressivo

A depressão consiste na diminuição ou na perda de interesse pelas atividades diárias e cria grande apatia, o que afeta o funcionamento do organismo. No entanto, não atinge só a mente, mas também o corpo.

A causa da depressão, no cérebro, compreende a falha na produção ou no aproveitamento de uma substância chamada serotonina, essencial para a comunicação entre os neurônios e que provoca a sensação de bem-estar. Porém, a origem da depressão em cada indivíduo pode variar.

A depressão endógena, por exemplo, consiste em alterações biológicas e na predisposição genética do indivíduo, ou seja, aqui, a depressão é hereditária e surge da modificação estrutural biológica do indivíduo. Já na depressão exógena,  os fatores externos como estresse e traumas, são os possíveis causadores do problema.

A doença já atinge cerca de 300 milhões de pessoas em todo o planeta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, 5,8% da população sofre com o transtorno, sendo assim,  o país com maior prevalência de depressão da América Latina.  

LEIA MAIS: O que é a depressão?

As duas principais linhas teóricas para tratar a depressão

A depressão não tem cura, mas pode ser controlada e ter os sintomas diminuídos. Tanto o acompanhamento psicológico periódico, quanto o uso de medicamentos, são essenciais para o tratamento da doença. 

Logo, na hora de escolher o terapeuta, é importante estar de acordo com sua linha teórica, tal como também, entendê-la e estar de acordo com o seu processo. Por isso,  selecionamos duas das mais indicadas para a doença.

1. Terapia cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo-comportamental ou, para os íntimos, TCC, é um dos tipos de terapia mais famosos e mais embasados por evidências científicas. Aqui, o terapeuta conduz o paciente a uma verdadeira jornada de transformação de pensamento frente aos problemas e às emoções que eles surtem. O Instituto de Terapia Cognitiva do Brasil explica, brevemente, essa linha de abordagem: 

“Inicialmente, objetiva devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, através da intervenção sobre as suas cognições, a fim de promover mudanças nas emoções e comportamentos que as acompanham. 

Ao longo do processo terapêutico, no entanto, atua diretamente sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente a fim de promover sua reestruturação. Em paralelo à reestruturação cognitiva, o terapeuta cognitivo utiliza ainda uma abordagem de resolução de problemas”.

Visto isso, pode se dizer que essa linha da psicologia é bem objetiva e foca no comportamento, ou seja, o psicólogo auxilia na mudança de hábitos da rotina que possam ser gatilhos para que a síndrome continue enraizada. Com o tempo, essas pequenas mudanças transformam o quadro do paciente e internaliza esse novo meio de enxergar e pensar a vida.

2. Psicanálise

Essa linha psicológica foi criada pelo psicanalista Sigmund Freud e consiste em investigações da psique humana, do inconsciente e dos processos mentais conscientes, também. No entanto, as sessões permitem que os pacientes falem sobre qualquer coisa que vier à mente, pois isso permite que o psicólogo faça conexões desses fatos que o inconsciente traz à tona, aos comportamentos e problemas que ele possui. 

A psicanálise é uma linha mais profunda, demorada e mais subjetiva do que a TCC, serve para os tratamentos depressivos também, mas é mais indicada para trabalhar o autoconhecimento em prol da mudança interna, refletindo o mundo externo.

LEIA MAIS: Conheça todas as abordagens da psicologia 

Como escolher o melhor profissional?

É importante ressaltar que, qualquer que seja a linha que mais se comunicar com o paciente, o próprio psicólogo é o diferencial, afinal, um profissional com um bom currículo e especializações no transtorno que acomete o paciente, parece uma escolha mais assertiva do que outro que não possui esse conhecimento.

Na hora de escolher um psicólogo você pode:

  • Checar as especializações do profissional;
  • Identificar sua linha teórica e procurar mais informações sobre ela;
  • Procurar saber o seu gênero (algumas pessoas preferem fazer terapia com alguém do mesmo sexo);
  • Marcar uma primeira consulta para sanar as dúvidas e conversar sobre o tratamento.
Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.