Início Transtornos Psicológicos Depressão Qual o melhor psicólogo para depressão?

Qual o melhor psicólogo para depressão?

0
108
psicólogo para tratar depressão

Considerada o mal do século, a depressão é uma doença crônica que não tem cura, mas tem tratamento.

O premiado escritor americano Andrew Solomon, detalhou minuciosamente a sua própria batalha contra a depressão no livro “O Demônio do Meio-Dia”. A obra se tornou referência no assunto, tanto para especialistas quanto para leigos, e mergulha nas profundezas sombrias da doença que é considerada o grande mal do século 21.

                      Não é saudável sentir vazio emocional. ENTENDA                         

“Na depressão, você não pensa que pôs um véu cinzento e está vendo o mundo através da névoa de um estado de espírito ruim. Você pensa que o véu foi retirado, o véu da felicidade, e que agora está realmente enxergando. Você tenta se agarrar à verdade e destrinchá-la, e acredita que a verdade é a única coisa fixa, mas ela é viva e corre de cá para lá. Você pode exorcizar os demônios dos esquizofrênicos que percebem que há algo estranho dentro deles. Mas é muito mais difícil com gente deprimida, porque nós acreditamos estar vendo a verdade. Mas a verdade mente.

Depressão: o que é?

A depressão consiste na diminuição ou na perda de interesse pelas atividades diárias e cria grande apatia, o que afeta o funcionamento do organismo. Ela não atinge só a mente, mas também o corpo, seja com o aumento da pressão cardíaca, ou com o surgimento de outras doenças, como o mal de Parkinson.

 

A causa da depressão, no cérebro, compreende a falha na produção ou no aproveitamento de uma substância chamada serotonina, essencial para a comunicação entre os neurônios e que provoca a sensação de bem-estar. Porém, a origem da depressão em cada indivíduo pode variar. A depressão endógena, por exemplo, consiste em alterações biológicas e na predisposição genética do indivíduo, ou seja, aqui, a depressão é hereditária e surge da modificação estrutural biológica do indivíduo. Já na depressão exógena,  os fatores externos como estresse e traumas, são os possíveis causadores do problema.

A doença já atinge cerca de 300 milhões de pessoas em todo o planeta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, 5,8% da população sofre com a doença e é a maior prevalência de depressão da América Latina.  

Saiba mais sobre a depressão clicando aqui!

Sintomas de depressão

Cansaço extremo, alterações no sono, dificuldade de concentração, irritabilidade e  angústia: esses são os sintomas iniciais de quem sofre de depressão. Mas engana-se quem pensa que essa doença crônica só atinge a cabeça, pois ela está profundamente relacionada com sintomas físicos que impactam o dia a dia e o funcionamento do organismo, como doenças cardíacas, câncer, diabetes, doenças autoimunes, como lúpus e psoríase, ganho ou perda de peso, entre outros.

Depressão: tratamento psicologico

Ainda não existem exames de imagem ou teste de sangue capazes de detectar a depressão. Como método de diagnóstico,  médicos e psicólogos recorrem a avaliações e questionários feitos no próprio consultório a fim de identificar o tipo de depressão e mensurar a gravidade de cada paciente.

Conheça as 7 dúvidas mais comuns sobre depressão.

A depressão não tem cura, mas pode ser controlada e ter os sintomas diminuídos. Tanto o acompanhamento psicológico periódico, quanto o uso de medicamentos, são essenciais para o tratamento da doença. A terapia auxilia na transformação de comportamentos e pensamentos, o que permite mensurar o avanço na melhora do quadro. Já o tratamento medicamentoso, principalmente com os antidepressivos, age no reequilíbrio da química cerebral a fim de ajustar os neurotransmissores, como a serotonina.

Confira aqui os benefícios da psicologia online!

Existem diversas linhas na Psicologia que podem ser eficazes no tratamento desse transtorno. Selecionamos duas das mais indicadas para a doença.

Terapia cognitivo-comportamental

Terapia cognitivo-comportamental ou, para os íntimos, TCC, é um dos tipos de terapia mais famosos e mais embasados por evidências científicas. Aqui, o terapeuta  conduz o paciente a uma verdadeira jornada de transformação de pensamento frente aos problemas e às emoções que eles surtem.

O Instituto de Terapia Cognitiva do Brasil explica, brevemente, essa linha de abordagem: “inicialmente, objetiva devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, através da intervenção sobre as suas cognições, a fim de promover mudanças nas emoções e comportamentos que as acompanham. Ao longo do processo terapêutico, no entanto, atua diretamente sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente a fim de promover sua reestruturação. Em paralelo à reestruturação cognitiva, o terapeuta cognitivo utiliza ainda uma abordagem de resolução de problemas”.

Essa linha da psicologia é bem objetiva e foca no comportamento, ou seja, o psicólogo auxilia na mudança de hábitos da rotina que possam ser gatilhos para que a síndrome continue enraizada. Com o tempo, essas pequenas mudanças transformam o quadro do paciente e internaliza esse novo meio de enxergar e pensar a vida.

Psicanálise

Essa linha psicológica foi criada pelo psicanalista Sigmund Freud e consiste em investigações da psique humana, do inconsciente e dos processos mentais conscientes, também. As sessões permitem que os pacientes falem sobre qualquer coisa que vier à mente, pois isso permite que o psicólogo faça conexões desses fatos que o inconsciente traz à tona, aos comportamentos e problemas que ele possui. É uma linha mais profunda, demorada e mais subjetiva do que a TCC, mas para trabalhar o autoconhecimento em prol da mudança interna para refletir no mundo externo, é um bom caminho a ser seguido.

É importante ressaltar que, qualquer que seja a linha que mais se comunicar com o paciente, o próprio psicólogo é o diferencial, afinal, um profissional com um bom currículo e especializações no transtorno que acomete o paciente, parece uma escolha mais assertiva do que outro que não possui esse conhecimento.

                                 Saiba como nós Podemos te Ajudar                                      

Avalie este post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.