7 sinais de TOC: o Transtorno Obsessivo Compulsivo

0
53655
toc-transtorno-da-organizacao

O Transtorno Obsessivo Compulsivo, mais conhecido como TOC, é uma doença e não uma simples mania. No entanto, consiste na mentalização de regras e obrigações que fazem com que seus portadores obedeçam a atos compulsivos, sejam eles físicos ou até mesmo mentais. 

Por vezes dizemos “fulano tem TOC de limpeza” ou, se alguém quer deixar tudo em ordem, também dizemos que ela tem TOC. Porém, simplesmente querer algo organizado, não é necessariamente a presença do Transtorno Obsessivo Compulsivo. 

O que é ter o Transtorno Obsessivo Compulsivo?

O TOC é uma patologia considerada um transtorno psicológico. No entanto, é representado por atividades repetitivas para aliviar a ansiedade e o incômodo de pensamentos desagradáveis. O TOC tem diferentes tipos, e os três mais recorrentes são:

TOC de contaminação

Determinado por medo de se contaminar utilizando ou tocando objetos. Nesse tipo a pessoa pode possuir mania de limpeza, fazendo a utilização de rituais como: passar sempre álcool em gel na mão, lavar a casa todos os dias, não sentar na cama com roupas sujas entre outros comportamentos padrões.

TOC de verificação

É representado pela necessidade de se sentir seguro. No TOC de verificação a pessoa sempre faz questão de fechar as janelas, portas e trancar com cadeados extras os portões, por exemplo. No entanto, mesmo trancando, ela verifica repetidamente, se tornando um ciclo.

TOC de acumulação

Nem sempre o TOC corresponde a mania de organização. O TOC também pode significar a obsessão por acumulação. Nesses casos, a pessoa faz questão de guardar objetos e presentes mesmo que não sejam utilizáveis.

7 sinais de TOC

Como visto, o Transtorno Obsessivo Compulsivo tem diversas características que representam uma grande fissura da pessoa em relação a algo. Dessa forma, saiba 7 sinais que podem indicar que uma pessoa tem TOC:

1.Genética

A predisposição genética com possíveis distúrbios nos genes é uma das principais causas do transtorno. Estudos mostram que este distúrbio é genético, mas não é o único fator ou central. Logo, o meio externo, como as infecções, situações estressantes e o estilo de vida do indivíduo também são possíveis vilões que causam o TOC.

2. Pensamentos obsessivos

O paciente com TOC, quando fixa uma ideia, não se sente completo enquanto não a realiza. Isso vale para qualquer pensamento, seja ele referente à limpeza, organização, ou algum outro que o torne incapaz de pensar em algo que não seja aquele tema que não sai da sua mente.

3. Pensamentos indevidos

Pensamentos de cunho sexual, violentos ou agressivos tendem a aparecer na mente da pessoa com este transtorno. Ao ter consciência desses pensamentos, a culpa toma conta, pois eles não são moralmente aceitos, o que inibe e proíbe a realização deles. 

Quando o paciente diagnosticado com o transtorno não consegue aliviar a ansiedade através da realização do pensamento obsessivo, a tensão toma conta e pode dar as caras em pesadelos, estresse e gera ainda mais ansiedade.

4. Organização 

Uma das características mais acentuadas nos sintomas de TOC é a meticulosidade extrema na organização. Para algumas pessoas com o transtorno, as coisas precisam ser simétricas, paralelas, possuir o mesmo padrão, ter o mesmo aspecto, estar ordenado em ordem alfabética ou por cor. 

É claro que as peculiaridades acerca da organização mudam de indivíduo para indivíduo. Então, se você acha que os objetos e coisas em geral na sua vida precisam sempre seguir um padrão, preste atenção se a alteração deles gera algum estresse.

5. Evitar

Quem tem TOC vive em análise de seu comportamento e, evitar é o verbo mais comum no transtorno. Evitar pisar em linhas, evitar encostar as mãos nos objetos, entre outros. Por exemplo, a própria atriz americana Cameron Diaz confessou evitar abrir as portas com as mãos com medo das bactérias. Ao invés das mãos, a atriz usa os cotovelos.

6. Aprendizado

Fatores psicológicos também podem corroborar para que o TOC dê as caras. Pessoas que aprenderam de forma errada como lidar com seus medos e ansiedades, podem encontrar nos rituais a segurança e confiança necessárias para conseguirem realizar uma atividade.

7. Estresse e ansiedade

O Transtorno Obsessivo Compulsivo e a ansiedade estão intimamente ligados visto que o TOC não deixa de ser uma ação realizada a partir de um pensamento ansioso. Dessa forma, a obsessão em tudo o que se pensa e faz acarreta sérias consequências para o indivíduo que não consegue realizar esses desejos. 

Nesses casos, a ansiedade dobra e o estresse é gerado. Muitas pessoas com TOC podem, inclusive, se tornar agressivas nesses casos. Embora muitas vezes tratado como algo engraçado, o TOC é uma doença e precisa ser levado a sério. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.