Segundo o secretário geral da ONU, Antônio Guterres, uma a cada quatro pessoas experimentam um episódio de depressão durante a sua vida, mas a questão, geralmente, é largamente negligenciada.

Considerando os fatos, a  depressão no Brasil atinge 11,5 milhões de pessoas. No entanto,  o número de vítimas aumenta a cada ano e mesmo assim, medidas efetivas não são tomadas. Podemos assim dizer que, o bem-estar mental ainda não é tratado como prioridade.

 A depressão não é drama, é uma doença. Logo, seu tratamento é feito por meio de especialistas como psicólogos e psiquiatras. Entretanto, é necessário saber identificar os sinais da depressão para conseguir iniciar o acompanhamento psicológico o quanto antes.

LEIA MAIS: O que é a depressão?

5 sinais da depressão

O diagnóstico da depressão só pode ser feito por um especialista. Mas como saber a hora de procurar ajuda profissional? Para saber o momento certo, é necessário saber quais sinais são alarmantes e podem indicar a presença de um transtorno psicológico. Visto isso, saiba cinco sinais comuns da depressão:

1. Tristeza profunda

Rosto desolado. Olhos sem brilho. Crises de choro. A tristeza assola a pessoa e ela não consegue se desvencilhar dela. Visto isso, apesar do aspecto físico evidente, o psicológico sofre o maior abalo. A baixa autoestima é regada de pessimismo e culpa, num ciclo vicioso sem fim.

Todos sentem tristeza uma vez ou outra, porém o prolongamento desse estado pode indicar depressão. Logo, caso o sentimento ocorra por mais de duas semanas é importante encaminhar a pessoa para um especialista, pois ela pode estar apresentando sintomas da depressão.

2. Apatia e cansaço

Não há mais motivação. Ir ao cinema, passear no parque ou comer no restaurante favorito. Todas as atividades que a pessoa gosta perdem o atrativo. Ela não sente mais a vontade de fazê-las e passa a ficar cada vez mais isolada.

A depressão profunda gera um efeito pesado no corpo. Qualquer atividade é difícil e parece que o indivíduo não tem energia para realizá-las. Contudo, a inatividade vira hábito e a pessoa não sabe nem de onde tirar forças para melhorar. 

3. Isolamento social

“Acho que hoje vou cancelar com os meus amigos, não estou bem para vê-los”. “Jantar com todos da família é demais para mim, vou ficar aqui em casa sozinho”. “Não quero ver ninguém hoje, vou só ficar no quarto”. O isolamento funciona como uma bola de neve.

Depressão é coisa séria. Dessa forma, o indivíduo vai aos poucos se afastando das pessoas próximas. A vida solitária parece tentadora e a socialização com os demais é difícil. A percepção dessa evolução é fundamental, pois a pessoa entra numa espiral de isolamento e chega, em casos extremos, a não sair mais de casa.

4. Alterações no sono

A depressão atua nos extremos do sono. A doença traz tanto dificuldades para dormir e causa insônia, como também faz a pessoa dormir mais do que o normal. Os efeitos dependerão do indivíduo, porém é importante prestar atenção na extensão desses sintomas.

Consequentemente, a depressão dá dor de cabeça também. A falta de sono, principalmente, tem efeito pesado no corpo e atrapalha as funções motoras e cognitivas. Além disso, a privação do sono causa estragos na saúde, reduzindo a expectativa de vida.

5. Alterações no corpo

Depressão causa diversas mudanças no corpo. Logo, apesar das pessoas não conectarem a doença com as alterações físicas, ela pode ser a responsável por diversas mudanças no organismo. No entanto, pode emagrecer ou engordar o indivíduo.

Queda de cabelo, unhas fracas e até dores nas costas também podem ser sintomas da depressão. Dessa forma, a doença consegue exprimir no meio físico a angústia que a pessoa está sentindo. Identificar esses sintomas pode ajudar no diagnóstico.

LEIA MAIS: Tipos de depressão

Se identificou com os sintomas?

Procure ajuda profissional. Quanto antes o tratamento for iniciado, mais rápido o indivíduo volta a suas condições normais. A depressão pode evoluir e chegar em estágios graves caso não seja tratada. Por isso, trate sua saúde mental como prioridade. Você merece se sentir bem!

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.