Saiba como analisar a escola ideal para seu filho

0
2644
escolher escola

Em breve teremos as datas de matrículas das crianças nos colégios, e o desespero dos pais fica ainda maior. Os questionamentos sobre a qualidade do ensino, a forma de tratamento, educação e orientação são os principais tópicos a serem estudados, pois tudo que absorverem nesta idade poderá repercutir por toda suas vidas.

Para começar a cessar essa angústia, os pais devem se questionar: ” como quero que meu filho seja ensinado?”. Lembre-se que toda grade de ensino segue as políticas educacionais do país. O que deve ser avaliado e consequentemente o que fará diferença, é se a respectiva escola prioriza os conteúdos em si, e se estimula através de exercícios a curiosidade da criança ou adolescente.

Por isso separamos 8 dicas muito importantes, para você se preparar e escolher a melhor escola.

Oito pontos para analisar antes de escolher o colégio ideal para seu filho

  • As qualidades que você espera

A primeira ação é escrever uma lista de prioridades que contenha tudo que você valoriza em um ambiente e suas preferências em um ensino, só assim quando você for visitar as escolas, conseguirá distinguir e lembrar o que realmente fará a diferença para a educação do seu filho.

  • Se conecte com seu filho

Lembre-se que  é o seu filho que irá estudar na escola, ele precisa também demonstrar sua opinião. Ou seja, não adianta colocar a criança em um molde no qual ela não se adequa. Tente observar o estilo de sua família e o que seu filho valoriza e considera agradável (isso também o auxiliará a se sentir mais responsável).

Não se esqueça de levá-lo nas visitas ao colégio, converse com ele sobre o motivo do qual estão indo à escola, e peça para ele avaliar junto com você!

  • Sempre pesquisando

Além da visita é de suma importância a pesquisa e comparação com outras escolas, e se possível também converse com outros pais esclarecendo suas dúvidas. Uma dica é aproveitar a hora da entrada ou saída da escola para fazer questionamentos básicos, porque só assim eles podem confirmar ou não suas impressões iniciais.

  • Exija! Você está no seu direito

Você tem o direito de exigir o básico: alimentação (apesar de não ser comum em colégios particulares, muitos já possuem essa preocupação e você pode levar esse ponto em consideração), segurança, conforto e a rotina de estudo e recreação da escola precisam ser completas. Mas veja sempre além, somente passar os conteúdos e cessar as necessidades básicas não basta! A escola tem que passar valores que desenvolvam crianças conscientes, independente de idade, sexo ou religião da família. Por isso fique de olho na metodologia de ensino!

  • Preço x Qualidade

Não vá pelo financeiro, não é porque é uma escola particular com alto custo que significa que é de boa qualidade ou que vai passar os valores que você espera que seu filho aprenda.

Existem também instituições públicas com excelentes profissionais e um projeto pedagógico magnífico. Não generalize e não exclua opções sem antes conhecê-las.

  • Hábitos

Além de conseguir pagar uma mensalidade alta, você precisa avaliar se irá conseguir acompanhar os hábitos daquela determinada comunidade (os padrões financeiros que os outros alunos utilizam). Porque isso pode prejudicar a criança, com complexos de inferioridade, ou pensamentos de que sempre ela está para trás, além da possibilidade dela se tornar alvo de bullying. Como já falamos que o preço não é sinônimo de qualidade, opte por uma escola que se ajuste nos seus padrões financeiros e que seu filho seja inteiramente incluído ao grupo.

  • Horários

Toda escola precisa obter métodos para questionar sempre os atrasos da criança, tanto na entrada quanto para a saída da escola. Esse tipo de ponto mostrará a organização que a instituição possui.

  • Datas Comemorativas

Veja a programação da escola infantil, se ela possui ambientes dão prioridades para datas comemorativas e eventos que enriquecem a comunicação, interação e criatividade como: dia dos pais, dia das crianças, entre outros. E você como representante legal, é de grande importância que se programe para ver as apresentações dos filhos. Lembre que é também de significância questionar qual é o posicionamento da escola perante essas datas.

Escolher uma escola ideal para uma criança, é realmente um desafio. Porque é algo que vai além das necessidades básicas, isto influenciará diretamente no crescimento e evolução da criança, lhe trazendo informações tanto para o intelecto como para a constituição de seu comportamento no geral. Portanto, fique atento e nunca ache que é demais perguntar sobre algo que te preocupa ou incomoda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.