Janeiro chegou e junto a ele aparecem as promessas para um ciclo diferente que está por vir. Com as clássicas metas de ano novo e resoluções para o próximo período, esta é a época em que muitos pensam no que fazer de diferente nesses 365 dias.

E as promessas são as mais diferentes possíveis. Vão desde voltar a praticar esportes, estudar um novo idioma, descobrir novos artistas e culturas ou, quem sabe, até começar aquela dieta.

Seja qual for o objetivo estabelecido, colocar esses desejos no papel, muitas vezes, ajuda a motivar e inspirar o indivíduo. Contudo, diante de tantas incertezas que passamos, é natural que exista um certo receio para “pensar no futuro”.

Agende agora uma consulta com psicólogo

Metas de ano novo: saiba o que fazer para atingi-las

Pensando nisso, separei alguns conselhos para não perdermos as esperanças e termos uma virada com mais qualidade de vida e bem-estar mental e emocional. Então, saiba como fazer as suas metas de ano novo.

Mude a perspectiva

Pensar no ano que passou nem sempre é fácil. Não vivemos somente de bons momentos, porém, não podemos deixar que algo negativo do passado continue assombrando o presente.

LEIA MAIS: A importância das resoluções de ano novo

Por isso, aproveite o momento para refletir sobre tudo que aprendeu neste ano, coisas que julgou que nunca faria e hoje faz. Reflita sobre o que tem feito você orgulhar-se de si mesmo e o que ainda pode fazer diferente. Use tudo isso como inspiração para aprender a enxergar novas possibilidades nas adversidades.

Aprenda a viver no momento

Sem dúvidas, pensar e se estruturar para o futuro é de suma importância para se preparar para possíveis adversidades e, de quebra, ter algo para se empolgar e fazer planos. Contudo, é necessário ter em mente que a nossa vida é aqui e agora.

Não podemos ser tão imediatistas e nem viver com a “cabeça” no amanhã, pois em uma fração de segundos, tudo pode mudar. Por isso, seja mais gentil consigo mesmo e aprenda a viver o momento com todas as suas sutilezas.

Conheça a Telavita

Solitude não é solidão

Esse momento de novo ciclo pode gerar muita introspecção, entretanto, ela não pode nos isolar. Ter um momento a sós é importante, mas devemos também entender os limites da solidão.

Para isso, a tecnologia tem sido uma grande aliada quando o assunto é acolhimento, então, aproveite as ferramentas de chamadas de vídeo, por exemplo, para conversar e brindar com aqueles que ama.

Saiba aproveitar a própria companhia

Use esse tempo para refletir: será que eu realmente curto a minha própria companhia? Com a correria do dia a dia, seja em casa ou na rua, dificilmente temos tempo para esse momento de reflexão.

Por isso, sempre que possível, reserve um tempo para você mesmo e aproveite para aprender aquela receita que sempre quis, assistir a filmes e séries, desenhe, escreva, dance, componha… aqui, vale fazer tudo o que gosta para apreciar a própria companhia.

Cuide da sua saúde emocional e mental

Cuidar da mente é uma prioridade que não pode ficar de fora desse próximo ano. Ao estar com a saúde mental em dia, conseguimos lidar melhor com as situações do dia a dia e temos mais clareza para definir nosso futuro.

Atualmente, existem diversas maneiras de iniciar e dar continuidade aos tratamentos psicológicos sem a necessidade da presença física, auxiliando os pacientes a terem um entendimento maior sobre as questões que os afligem.

LEIA MAIS: Por que é tão difícil mudar?

Uma boa maneira de ter um tratamento psicoterápico, de forma rápida, simples e segura, é buscar clínicas digitais certificadas, que conectam pacientes a especialistas, como o caso da Telavita.

Com uma boa dose de esperança e vontade, é possível treinar nosso olhar a enxergar outras possibilidades e perspectivas nas mais variadas situações, locais e companhias. Por isso, invista no autoconhecimento e dê adeus não só ao ano velho, mas também às velhas formas de (sobre)viver.

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.