Como criar a identidade própria quando se tem filhos gêmeos

0
676
criar identidade própria de gêmeos

Roupas e sapatos iguais, brinquedos, escovas e até a mesma escola! Isso traduz um pouco a vida de quem já teve um irmão gêmeo. Mas por mais que eles sejam idênticos ou possuem semelhanças grandes, não são iguais! Por isso é preciso colocar em prática maneiras e modos para que os filhos possam começar criar a própria vontade e identidade.

O ambiente, isto é, os primeiros contatos vitais e sociais de uma criança pode estabelecer facilmente isso, ela aprenderá sobre a sua própria personalidade, sobre as pessoas e como se entender melhor. Assim, os pais que optam ou que sedem a vontade dos filhos gêmeos para vestirem roupas iguais, escola igual, entre outras coisas, consequentemente estão prejudicando a evolução da personalidade da criança, mesmo que seja por boas intensões como evitar briga na hora da escolha da roupa e diminuição de custos.

A própria identidade de cada filho

A primeira coisa que os pais devem se policiar são com comparações que fazem diante a diversos comentários para os filhos. O ideal nesse caso é valorizar as diferenças como algo positivo e único, afinal já basta o tempo inteiro você ter uma pessoa que é parecida fisicamente com você ao seu lado!

Veja outras ações que podem ser tomadas, por exemplo no âmbito escolar:

  • O ideal é que não estudem na mesma sala, porque isso ajudará a criarem a própria identidade;
  • Se possível até mesmo colocar em outra escola para que assim cada um tenha suas particularidades.

Dicas de como enfatizar diferenças

  • Alterar cores de roupas;
  • Diferenciar acessórios que as crianças escolhem;
  • Sempre ficar atento com os gostos particulares, como esportes, músicas, desenhos, entre outros;
  • Passar um tempo com um filho e depois o outro, sempre intercalar horários e passeios para que cada um se sinta atendido e único;
  • Não permitir que as pessoas os chamem por “gêmeos” mas com o nome de cada um respectivamente;
  • Definir o espaço no cômodo, cada um com seu canto;
  • Comprar brinquedos diferentes;
  • Propor divisões no armário;
  • Colocar etiquetas nos brinquedos e objetos;
  • Acompanhar o progresso na escola como duas pessoas diferentes.

Os bebês e as crianças estão suscetíveis a qualquer influência e por isso o processo de desenvolvimento, que possui a dependência da ajuda dos pais, é onde eles começarão a se entender melhor e saber os próprios gostos e desejos.

Um acompanhamento com um psicólogo pode ajudar os pais e também as crianças a entenderem esse processo de desenvolvimento, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida de toda família. Para consultar um especialista clique aqui!

Além disso, quando os gêmeos são tratados como pessoas iguais, dificultará posteriormente no processo de reconhecimento que são duas pessoas totalmente diferentes e com gostos e pensamentos diferentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.