Atualmente, as pessoas vivem uma vida muito agitada. O dia a dia é uma correria e ninguém tem tempo para nada. Inclusive, a cada ano que passa, a pressão para ser cada vez melhor e produzir mais, invade o nosso cotidiano.

Nossa mente e corpo trabalham por horas e horas e, muitas vezes, sob pressão e sem pausa. Aliás, não é incomum vermos pessoas indo até o limite e, inclusive, esquecendo de fazer algo por elas mesmas.

Essa rotina acelerada leva a um esgotamento físico e mental. E, obviamente, isso se reflete em taxas cada vez maiores de doenças ligadas ao estresse, sedentarismo, e maus hábitos alimentares.

Agende agora uma consulta com psicólogo

Qualidade de vida e a sua importância

A melhora na qualidade de vida se dá pela conscientização de que somos finitos. Nesse sentido, devemos nos atentar da necessidade de tirar o pé do acelerador e nos concentrar um pouco no momento presente. 

Ter uma melhor qualidade de vida é olhar um pouco mais para dentro. Sendo assim, é necessário ver e sentir nossas necessidades para tentar supri-las. Podemos alcançar equilíbrio, mas precisamos trabalhar para tal.

Infelizmente, algumas pessoas não percebem que precisam de mudanças saudáveis para viverem melhor. Apesar de ser difícil esta nova realidade, ela se faz necessária para melhorar a saúde mental, psicológica e física da pessoa. 

Além disso, nunca devemos esquecer que o seu melhor amigo e companheiro é você mesmo. Dessa forma, é importante parar e pensar em tudo o que acontece em nossa volta para nos tratar de forma mais benéfica e gentil.

Como ter mais qualidade de vida

Existem várias dicas de como buscar esta qualidade de vida. Essas a seguir são pequenas amostras de ações que podem te ajudar no seu cotidiano. Entretanto, tenha em mente que precisamos respeitar a individualidade de cada um e realmente somente fazer aquilo que lhe faz bem.

Pratique atividades físicas

Sim, você provavelmente já ouviu essa dica, aliás, essa é uma das primeiras indicações que qualquer médico dá aos pacientes para ter uma melhor qualidade de vida. Porém, realmente temos que entender os benefícios dos exercícios físicos.

E olha que não estamos falando somente de uma melhora na saúde física, mas também da saúde mental e psicológica. Geralmente, as pessoas não fazem a associação entre corpo e mente, mas ela existe e é fundamental.

E, para começar, qualquer atividade é positiva. Seja com uma caminhada, dança ou musculação, o importante é começar aos poucos. Para isso, tente ajustar minimamente a sua vida para começar algo que seja da sua preferência.

Conheça a Telavita

Durma bem

Precisamos de uma boa noite de sono para conseguirmos encarar o dia seguinte mais renovados e com mais energia. Afinal, é durante o sono que o organismo se recupera e a nossa “bateria” é recarregada. 

Existe uma crença que precisamos dormir regradamente oito horas por dia, porém isso é particular de cada pessoa. Entretanto, se você dorme quatro ou menos horas por dia, tente dormir mais. 

Descansar é indispensável. Dessa forma, ter uma boa noite de sono deve ser rotina e não exceção. Não devemos ficar em nenhum extremo, por isso, é importante encontrar um descanso razoável em que você acorda renovado. 

Tenha uma alimentação saudável

A alimentação é a base da vida. Aliás, pense nas comidas que você ingere como o seu combustível. Ou seja, se você somente consome alimentos processados e gordurosos, consequentemente isso irá refletir na sua saúde física e mental.

Sendo assim, devemos também tomar cuidado com aquilo que comemos. Não é necessário ter só refeições regradas, afinal, também podemos nos permitir algumas “aventuras”. Entretanto, o equilíbrio é a chave e uma alimentação diária saudável melhora a sua qualidade de vida.

Mantenha-se hidratado

A falta de água prejudica diretamente nosso organismo, afinal, o mesmo é composto por 70% de água. Essa insuficiência, inclusive, leva a diversos problemas de saúde. Dessa forma, quanto mais hidratados, melhor o funcionamento do corpo. 

Sim, geralmente, esquecemos de nos hidratar, portanto, uma dica valiosa é sempre manter uma garrafa de água por perto. Nesse sentido, você será capaz de lembrar ao longo do dia de tomar a quantidade certa de água.

Cuide da saúde mental

Diversas pessoas lembram de cuidar do corpo, porém esquecem da importância de também ter o mesmo cuidado com a mente. Os dois aspectos merecem atenção, afinal, um influencia no outro.

E existem diversas práticas para manter a mente sã e melhorar a qualidade de vida. Então, procure meditar, ler, escrever um diário ou praticar yoga, afinal, o importante é separar um tempo da sua rotina para cuidar da sua mente.

Consuma informação de qualidade e agradável

O excesso de notícias ruins intoxicam a mente e nos levam a um quadro de pessimismo generalizado. Por conta disso, precisamos ter cuidado com aquilo que lemos e consumimos na mídia.

Não devemos fechar os olhos para a realidade, porém devemos ver o lado bom da vida também. Perceber esses dois aspectos ajuda muito na melhora da qualidade de vida, pois somos capazes de notar o contexto, porém, sem deixar de nutrir as coisas boas.

Viaje e conheça novos lugares

Aposto que você sempre volta das suas viagens mais leve do que quando partiu, certo? E isso não é à toa, afinal, esse é um tempo em que estamos 100% dedicados a nós mesmos e simplesmente aproveitamos. Obviamente, isso ajuda a manter nossa mente saudável.

Sendo assim, é importante também colocar esses momentos como prioridade durante o ano. E para aqueles que possuem uma rotina muito agitada, uma escapada nos finais de semana é interessante.

Além disso, não deixe de explorar o que a sua cidade oferece. Geralmente, esquecemos de ser “turistas” onde moramos e deixamos de aproveitar passeios e lugares incríveis, que estão perto de nós.

Possua uma vida social ativa

O convívio com o próximo é algo fundamental na nossa existência. Somos seres sociais e precisamos do contato com o outro no dia a dia. Essa troca é valiosa e melhora – e muito – a nossa qualidade de vida.

Então, se você tem muitos amigos, cultive e tenha bons momentos com pessoas queridas. E se você é mais reservado, tente ter algumas pessoas que, pelo menos, você possa conversar esporadicamente. Precisamos nos comunicar, pois o isolamento somente piora nosso estado mental.

Encontre seu psicólogo online

Faça terapia

O espaço da terapia é um momento exclusivo da pessoa. E esse tempo para dedicar a si mesmo está em falta nos dias de hoje. Falar com um psicólogo possibilita trabalhar o autoconhecimento e melhorar alguns aspectos da vida.

Cuidar da saúde mental e emocional é fundamental para termos equilíbrio na rotina. Por conta disso, é importante reservar um espaço na semana para focar na pessoa mais importante na sua vida: você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.