Psicólogo e psiquiatra. Duas profissões distintas, mas que acabam sendo confundidas o tempo todo. O fato que não muda é a importância delas para a saúde mental das pessoas. Principalmente se pensarmos que estamos ficando cada vez mais estressados e agitados por causa da rotina.

Segundo a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde), estima-se que 300 milhões de pessoas são afetadas pela depressão no mundo, enquanto 60 milhões sofrem de transtorno afetivo bipolar.

A estimativa, no entanto, só mostra o papel fundamental que a psicologia e psiquiatria desempenham na atualidade. Ambas as profissões são imprescindíveis no tratamento dos transtornos mentais. Então, que tal conhecer melhor sobre esses profissionais?

O psicólogo é o profissional formado em Psicologia. Para isso, é necessário passar por uma graduação de no mínimo 5 anos. Contudo, a psicologia possibilita a atuação em diversos campos, como por exemplo, clínico, escolar, empresarial e até jurídico.

Uma curiosidade sobre o assunto é que agora existe o psicólogo online. Desde 2018 é possível realizar a terapia via internet, o que é uma das grandes novidades no ramo da profissão. Para isso, existem diversas empresas que oferecem o serviço, entre elas, a Telavita.

Atuação

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais. Sendo assim, ela será responsável por compreender e decifrar nossos pensamentos, emoções e sentimentos. O psicólogo, então, é aquele que irá utilizar a terapia como um meio para trabalhar questões e problemas psicológicos e comportamentais.

O acompanhamento psicológico, geralmente, é feito através de conversas e técnicas, que o psicoterapeuta irá utilizar para identificar a raiz desses problemas. Nesse sentido, também serão exploradas as dimensões sociais e biológicas para melhor compreensão da situação.

Caso esteja na dúvida, segue abaixo uma lista com alguns casos em que o encaminhamento psicológico pode ser interessante:

  • Luto;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Dificuldade em relacionamentos;
  • Crises existenciais;
  • Perda de emprego;
  • Testes vocacionais.

O que um psiquiatra faz?

O psiquiatra é um médico. Os profissionais da área precisam ser formados em Medicina, ou seja, é necessário um período mínimo de estudo de 6 anos. Porém, como a psiquiatria requer especialização, são necessários pelo menos mais 2 anos para ser considerado um médico especialista em psiquiatria.

Atuação

Os psiquiatras focam, em geral, na parte orgânica dos transtornos psiquiátricos. Dessa forma, ele irá realizar o cruzamento de informações entre os sintomas apresentados, o histórico médico da pessoa e da família, além de outros fatores. É comum também que o profissional peça exames laboratoriais e testes neurológicos para fazer uma avaliação mais completa.

Estamos tratando de um médico, então, ele é capaz de prescrever medicamentos para o paciente – essa talvez seja a maior diferença entre psicólogo e psiquiatra. O tratamento na clínica psiquiátrica é realizado, geralmente, uma vez por mês (dependendo da gravidade do caso) e acaba quando os sintomas cessam.

Quando devo procurar um psiquiatra?

Caso você esteja se perguntando “Quando devo procurar um psiquiatra?”, confira a lista abaixo sobre possíveis casos em que o encaminhamento para psiquiatra pode ser interessante:

A importância de psicólogos e psiquiatras trabalharem juntos

Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra? Em suma, o psicólogo é aquele que investiga o comportamento humano, enquanto o psiquiatra observa mais de perto o lado biológico do transtorno.

O que devemos ter em mente, entretanto, é o potencial da união desses dois profissionais. Aliás, o trabalho em conjunto do psicólogo e do psiquiatra é recomendado para garantir uma melhor saúde mental para o paciente.

Quando psicólogos e psiquiatras trabalham juntos e podem complementar as suas virtudes, os resultados são melhores. Compreender a importância do psicólogo e psiquiatra é fundamental quando for pedir ajuda profissional, pois a resposta não está somente em um lugar, mas pode estar nos dois.

Conheça a Telavita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.