Ser um workaholic não é algo louvável. A pessoa se empenha de forma exagerada no emprego e coloca as realizações profissionais acima de família, amigos e até mesmo da saúde. O vício em trabalhar é visto como um troféu, porém causa estragos em diversas esferas.
Para agravar ainda mais a situação, esse problema ainda não está listado entre a Classificação Internacional de Doenças (CID). Dessa forma, o tratamento do transtorno, geralmente, não é buscado até que ele se torne extremamente grave. O excesso de trabalho e os efeitos na pessoa podem gerar problemas mais sérios, como alcoolismo e dependência de drogas.
A orientação profissional com um psicólogo ou terapeuta é uma alternativa para tratar do vício e saber identificá-lo é fundamental para conseguir ajuda. Então, confira abaixo alguns sinais de pessoas workaholics.
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1. Você não tem hora para sair do trabalho
Longos expedientes são frequentes na sua rotina e você somente sai do escritório quando acha que fez o suficiente – o que, na sua mente, é bem raro. Horas extras viram somente horas complementares do seu dia e você gosta disso. O excesso de trabalho está evidente no tempo gasto no emprego.
Geralmente o workaholic é o primeiro a chegar e o último a sair da empresa. Entretanto, é importante verificar o vício, por conta das suas repercussões no corpo. Trabalhar 10 horas seguidas todos os dias, gera mal-estar e cansaço. Se o objetivo de trabalhar tanto é produtividade, tenha certeza que a qualidade do trabalho é comprometida pelo acúmulo de horas trabalhadas.
2. Você só sabe falar sobre trabalho
Trabalho. Trabalho. Trabalho. Esse é o único assunto que o workaholic domina – obviamente porque se dedica tanto a ele -, e não consegue manter uma conversa sobre outro assunto. Não importa o tópico, ele sempre tenta voltar o tópico para comentar sobre o seu emprego. Claramente, isso não é saudável.
Conseguir falar somente sobre determinado assunto demonstra que a vida possui um único viés. Nesse caso, o emprego está tomando conta das diversas esferas da vida e está impedindo novos conhecimentos. Isso é perigoso, pois evita a socialização e afasta as pessoas próximas.
3. Você não completa a hora de almoço
Você tem o costume de comer enquanto trabalha para não perder tempo? Ou, você almoça rápido para poder voltar para o computador e continuar a atividade? Se as respostas forem sim, provavelmente, você é um viciado em trabalho.
Apesar de querer aumentar a produtividade, na verdade, você pode estar minando as suas intenções. Como passamos muito tempo no emprego – pelo menos um terço do nosso dia -, ter um período de descanso é essencial para recarregar as energias e conseguir voltar a trabalhar melhor. Não ter o intervalo de pausa somente sobrecarrega a mente.
4. Você está conectado com o trabalho até fora dele
Checar o e-mail uma vez ou outra depois do trabalho, tudo bem. Resolver alguma questão urgente depois do expediente, também é aceitável. O problema acontece quando a pessoa não para de trabalhar mesmo fora do escritório. Ela fica conectada o tempo inteiro querendo saber sobre tarefas e atividades que estão sendo feitas e não descansa.
Essas atitudes levam o workakolic a colocar a vida pessoal de lado. Por conta disso, não pensa ou cuida de si próprio e acaba negligenciando família e amigos. A carreira vira prioridade, porém a custo do que?
5. Você não consegue dormir direito
Pode ser difícil conectar a falta de sono com o excesso de trabalho, porém, uma vez identificada, pode solucionar o problema. Nesse sentido, o workaholic está tão imerso e obstinado a realizar o que precisa fazer na empresa, que não consegue diminuir a intensidade na hora de relaxar e, consequentemente, não consegue dormir.
Os hábitos de sono ficam superficiais e a insônia chega por conta da preocupação e ansiedade no emprego. A falta do descanso pode até não afetar a pessoa durante os primeiros dias, porém a privação do sono frequente gera graves danos à saúde.