Atividades para crianças autistas

0
732
brinquedo para autista

Cada criança é única. Talvez essa primeira frase seja ainda mais verdadeira para os pais de crianças com autismo. Entender a condição dos filhos autistas é uma etapa essencial para compreender o mundo desses pequenos e ajudá-los para que tenham desenvolvimento pleno.

Dessa forma, o trato diferenciado e a constante busca por inovação dos pais no dia a dia mostram que eles se preocupam (e muito!) com o bem-estar e crescimento das crianças. Uma das maneiras de melhorar esses aspectos é através de atividades, como brincadeiras e jogos, que estimulam funções motoras e cognitivas.

Porém, cuidado, pois as atividades para crianças autistas demandam atenção. Para isso, devemos entender melhor o que é e como identificar uma criança com autismo.

O que é uma criança autista?

O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um problema psiquiátrico que afeta a capacidade de interação social e caracteriza padrões restritivos de comportamento. Dessa forma, a criança com autismo apresenta maiores dificuldades na comunicação, bem como requer maior atenção.

Como identificar uma criança autista pode ser sutil. Não manter contato visual efetivo ou não responder quando chamada pelo nome, podem ser alguns indicativos do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os pais já são capazes de notar os sintomas do filho autista nos primeiros meses de vida da criança, porém costuma ser identificado pelos especialistas entre 1 ano e meio e 3 anos de vida.

Apesar dos diferentes níveis de autismo, é importante manter acompanhamento psicológico e estimular os sentidos com atividades para crianças autistas. Para tanto, a realização de brincadeiras e jogos lúdicos, além da utilização de brinquedos pensados para elas ajudam no desenvolvimento cognitivo e diminuem os efeitos da condição.

Confira também nossa websérie sobre o autismo e entenda melhor sobre esse Espectro:

Brincadeiras e jogos para crianças autistas

Os jogos e brincadeiras realizadas com crianças autistas são essencias para estimular o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais. Através delas é possível que a criança possa aprender de forma mais amigável e fortalece o vínculo dela com as pessoas aos seu redor.

Vale sempre lembrar que participar de atividades é diferente para as crianças com autismo. Então, é importante tomar cuidado com as reações e sentimentos delas. Respeite ao máximo as suas vontades e não tente forçar situações de socialização ou de interação. A cautela nesses momentos ajuda a entender como os pequenos veem o mundo e como podemos ajudá-los.

Confira algumas sugestões de atividades para crianças autistas:

– Jogos de adivinhação;

– Jogos de memorização;

– Brincadeiras com fantoches;

– Brincar de desenhar e colorir;

– Brincar de faz-de-conta.

Brinquedos para crianças autistas

Sabendo da importância das atividades já listadas, é válido trazer os benefícios que os brinquedos para crianças com autismo possuem. Esses brinquedos podem potencializar as brincadeiras e jogos e atuar como um facilitador de comunicação.

E não estamos tratando necessarimente daqueles com alto valor financeiro, mas dos que trarão mais estímulo e engajamento por parte da criança, dessa forma, vários brinquedos são mais simples e que até podemos fazer em casa.

Vale lembrar que a percepção do autista é diferente dos demais. Um bom exemplo para reflexão é o caso do filho do Marcos Mion, apresentador na TV, que pediu uma escova de dentes azul como presente de Natal.

A utilização deles ajuda no processo de desenvolvimento físico e psicomotor da criança autista. Além disso, os brinquedos se tornam uma ferramenta para que a criança com autismo crie um vínculo com o ambiente e as demais pessoas.

Brinquedos de encaixar, quebra-cabeças, instrumentos musicais simples, jogos de tabuleiro, balões e bolhas de sabão são algumas sugestões de brinquedos para crianças autistas.

Aplicativos para crianças autistas

A popularização de celulares, tablets e computadores permitiu o maior uso dos meios digitais para as crianças com autismo. O uso de aplicativos aparecem como uma oferta fácil, rápida e com conteúdo voltado para ajudar o desenvolvimento dos pequenos.

As crianças autistas podem se beneficiar desses novos meios para treinar suas habilidades de interação e comunicação de forma amigável. Além disso, o seu uso chama a atenção pelo visual e a forma interativa, que permite maior imersão do conteúdo.

Segue abaixo algumas sugestões de aplicativos para crianças autistas:

– Tippy Talk;

– Tobii;

– Story Creator;

– Livox;

– Minha rotina especial;

– Chups.

Atividades para crianças autistas
2.3 (46.67%) 3 vote[s]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.