Apesar de existir um dito popular que dinheiro não traz felicidade , só quem passa pela dificuldade financeira consegue dimensionar a falta que o mesmo faz.  No entanto, saúde mental e vida financeira possuem uma forte ligação. Quando a vida financeira não vai bem, é comum que haja impactos psicológicos no indivíduo.

Contudo, quando uma pessoa se vê em uma situação de falta, muitos sintomas emocionais como ansiedade, angústia e medo aparecem, dessa forma, fica inviável dissociar a saúde mental da vida financeira.

O impacto psicológico da falta de dinheiro 

Muitos já vivenciaram este fato e sabem melhor do que ninguém os sentimentos que surgem ao se sentir limitado pela falta de dinheiro. Logo, as preocupações financeiras afetam a saúde mental de tal forma que, quando esta apreensão sai do controle, os nossos hábitos diários começam também a ser afetados.

A vida financeira pode afetar a saúde mental de diversas maneiras promovendo:

  • Estresse: sendo uma das principais consequências que surgem quando o financeiro é afetado, acompanhado de extrema preocupação e ansiedade com a condição vivenciada.
  • Problemas interpessoais: a pessoa acaba se sentindo isolada por muitas vezes não conseguir acompanhar os amigos no momento de lazer e também se sentir constrangida quando os mesmos estão combinando de ir em eventos pagos.
  • Baixa autoestima: a pessoa se sente deslocada e incapaz fazendo com que este sentimento surja por meio da comparação com os amigos, ou até mesmo pelas redes sociais.
  • Esgotamento emocional: surge devido aos sentimentos que aparecem como raiva, vergonha e tristeza. A mente não para de pensar na questão e o excesso de sentimentos negativos faz com que a pessoa se sinta esgotada emocionalmente.

O desequilíbrio financeiro decorrente da instabilidade emocional

É interessante mostrar também que o oposto existe, ou seja, as pessoas com ansiedade ou depressão também acabam entrando em desequilíbrio financeiro. Dessa forma, pessoas mentalmente fragilizadas correm mais riscos de se endividar pois a saúde mental pode afetar suas emoções.

No entanto, tomadas de decisão e comportamentos impulsivos podem acabar ocorrendo. Sendo assim, é comum consumirmos mais para minimizar nossas dores emocionais e muitas vezes descontamos uma questão  psicológica em compras, por exemplo, onde vai gerar mais questões financeiras.

Logo, devemos prestar atenção em não nos apegar tanto ao dinheiro ao ponto de ignorar outras necessidades humanas, pois muitas vezes a corrida atrás do dinheiro pode custar caro para a saúde física e emocional. 

Saúde mental e vida financeira precisam de equilíbrio

A saúde mental e a financeira devem andar em equilíbrio, andando de mãos dadas. Desse modo, se sua mente estiver boa, dificilmente você vai se perder no lado financeiro, e assim, terá mais clareza para fazer melhores negócios e tomar decisões certas.

Em contrapartida, se você estiver com dificuldades financeiras procure meios para aumentar a renda, faça economias inteligentes, mas em hipótese alguma negligencie suas necessidades básicas.

Um corpo e uma mente saudável podem conseguir ter melhores resultados para os problemas financeiros. Logo, se estiver difícil passar por esta fase busque ajuda psicológica de um profissional qualificado.

O psicólogo, por exemplo, tem técnicas e ferramentas mentais que podem te ajudar a encontrar alívio. Além disso, pode até mesmo mudar sua chave mental, auxiliando você a encontrar soluções para os mais diversos desafios da vida.

Encontre seu psicólogo online

1 COMENTÁRIO

  1. Ontem eu pensava nos pagamentos via PIX, que é no débito, num contexto de salário congelado ou desemprego! Nessa época do mês em que muitas contas corrente estão no “negativo” e o salário de muitos serão pagos dia 06 ou 07/02 (dependendo se sábado é ou não dia útil para a empresa)! Por isso tão importante quanto aliar custo X beneficio na hora de comprar é ponderar se suas despesas comportarão pagamentos “a vista”! Cartão de Crédito tendo controle dos gastos, escolhendo bem a data, dá de comprar com até 40 dias para pagar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.