Qual a melhor forma de lidar com a tristeza para que ela não vire doença?

0
227
lidar com tristeza

Tristeza. Esse é um dos sentimentos mais comuns que podemos ter e um daqueles que menos gostamos de sentir. Ele incomoda, marca e às vezes parece ser o único impeditivo para a nossa felicidade.

Entretanto, devemos compreender melhor o que ela significa. Ninguém é triste, mas sim está triste. É algo passageiro que influencia nossas vidas e, acredite ou não, de forma positiva também. É  importante para nós, como pessoas, passar por momentos de tristeza, mas, obviamente, existe um limite para isso.

O que é tristeza?

E o que significa ‘tristeza’? Segundo o estudo “Tristeza: Diagnóstico, Avaliação e Tratamento”, “a tristeza é uma expressão emocional normal e universal de pesar, perda, desesperança, estresse, desânimo ou solidão. No entanto, a tristeza também pode ser um prenúncio de uma ampla variedade de doenças médicas e psiquiátricas e requer uma avaliação cuidadosa”.

Apesar da tristeza ser disseminada como algo ruim e que deve ser evitada, na verdade, ela pode trazer diversos benefícios para a nossa vida. Aliás, diversos estudos apontam que esse sentimento de tristeza pode ser responsável por melhorar a nossa memória, motivação, comunicação, julgamento e senso de justiça.

Dessa forma, podemos compreender a tristeza como parte natural da vida. Sim, geralmente ela está relacionada com certas experiências de dor ou perda, mas é esse sentimento que traz a introspecção necessária para termos um tempo para nós mesmo. E esse momento conosco é fundamental para uma saúde mental saudável.

Entretanto, a tristeza é um sentimento e, como tal, deve ser compreendido, assimilado e passageiro. Quando ela é prolongada e começa a afetar a vida das pessoas, é possível verificar que há algo de errado e que precisa de uma solução. A tristeza profunda precisa ser tratada.

Mas, como lidar com a tristeza? Bem, como estamos falando de sentimentos e como nos comportamos em relação a eles, o psicólogo é o profissional mais adequado para tratar dessas situações, pois ele consegue identificar os sintomas de tristeza.

Acompanhamento psicológico

De acordo com a psicóloga, Lisa Firestone, “a tristeza é uma emoção viva que pode servir para nos lembrar do que é importante para nós, o que dá significado à nossa vida. Em geral, quando reconhecemos nossas emoções e nos permitimos senti-las em uma capacidade saudável e segura, nos sentimos mais centrados, mais nós mesmos e ainda mais resilientes”.

O papel do psicólogo, então, será de ajudar o paciente a assimilar as emoções. O tratamento psicológico irá focar no autoconhecimento do indivíduo para conversar com a tristeza e não deixar que ela influencia negativamente na vida dele.

O profissional atuará de maneira que a pessoa consiga entender o que está sentindo, pois, assim, conseguirá refletir sobre os impactos daquela situação na sua vida e porque aquele sentimento possui relevância.

A tristeza, afinal, é um sentimento e precisa ser compreendido. Segundo o psicólogo, Noam Shpancer, “essas emoções são, mais do que qualquer outra coisa, apenas uma parte de ser um ser humano vivo. Ao aceitar sua vida emocional, você está afirmando sua plena humanidade. A aceitação emocional é, portanto, uma estratégia muito melhor do que a evitação”.

Tratamento psicológico online

Uma alternativa para o acompanhamento psicológico é a sua modalidade online. Conversar sobre os nossos sentimentos é algo que pode não ser fácil para várias pessoas, seja por conta da timidez ou por falta de tempo na rotina.

A terapia online possibilita que a pessoa realize a sessão no ambiente em que ela se sinta mais confortável e no melhor horário disponível na semana. Dessa forma, o tratamento psicológico online consegue ajudar as pessoas e se encaixa nas necessidades de cada um. Aliás, esse formato pode até ser mais efetivo que o presencial.

A Telavita é uma plataforma de psicologia online que possui profissionais qualificados e especializados em diversos assuntos e que podem ajudar a solucionar o problema da tristeza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.