A volta às aulas: aprenda a lidar com esse momento

0
3608
volta às aulas

De volta às aulas, pais e crianças precisam aprender a lidar com a separação

Não existe idade exata para os filhos começarem a frequentar uma escola. Aliás, a decisão de matricular uma criança em uma creche, escola ou colégio, geralmente, é uma necessidade devida a rotina de trabalho dos familiares.

Dessa forma, essa decisão já implica num momento delicado na vida de pais e filhos: a separação. Ela é difícil, mas ocorrerá diversas vezes durante o crescimento escolar das crianças. E, então, ao final de cada férias deles o sentimento volta.

Para muitos pais, a volta às aulas traz um pesado sentimento de abandono dos filhos ou medo de que algo não dê certo para a criança. Porém, essa fase também faz parte da evolução dos pequenos, e ela é necessária por diversos motivos: desde o contexto educativo até mesmo ao amadurecimentos dos próprios pais.

Essa é a importância da volta às aulas. As aulas voltam e o ensinamento também ocorre fora da sala. Saber lidar com o turbilhão de sentimentos é fundamental no crescimento emocional da família.

Volta às aulas: o que fazer

Enfim, volta às aulas, mas o que fazer com essa mistura de separação com empolgamento? Primeiramente, é necessário compreender o que está passando com as crianças para poder ajudá-las.

Segundo a Associação Americana de Psicologia (APA),”muitas vezes, é o medo do desconhecido – novos colegas de classe, professores ou o pensamento de ter aulas difíceis – que é mais estressante para as crianças, no início da escola.

Sendo assim, é preciso que os pais deem suporte aos filhos nessa transição. Além disso, os pequenos são sensíveis aos problemas que afetam os pais, portanto, é importante saber o que é transparecido no ambiente familiar.

De acordo com o psicólogo Barton Goldsmith, “esteja ciente de que seus filhos perceberão sua preocupação e depressão e, se você expressar seus medos a eles, eles mesmos sentirão. Isso pode prejudicá-los ainda mais do que o habitual, à medida que eles reentram na matrícula”.

Nesse sentido, também é necessário servir de modelo para os filhos e incentivar a busca pelo novo, além de apresentar essa experiência como algo positivo.

“É (o trabalho dos pais) modelar o comportamento e demonstrar que as crianças precisam manter a ansiedade e a tristeza afastadas, enquanto obtêm o máximo de conhecimento possível e se divertem um pouco no processo”, complementa Goldsmith.

Volta às aulas: dicas e conselhos gerais

E como lidar com a volta às aulas? Nem sempre é fácil voltar a rotina e ajustar novamente as atividades do cotidiano. Voltar às aulas para as crianças pode ser mais simples, mas já para os pais trata-se de uma maratona.

Confira abaixo alguns truques de volta às aulas:

Passem segurança

É indispensável a demonstração de que tudo está bem e que você estará ali para receber a criança ao final do horário escolar.

Não façam rodeios

Não fique contando muitas histórias, nem se prolongando sobre o assunto com a criança. Nesse sentido, é importante explicar como funcionará a rotina e que esse processo é importante em sua vida.

Lembre-se que essa fase não é um período de traumas. É algo normal e muitos nem se recordam de seu primeiro dia de aula.

Seja sensato

O seu filho precisa aprender e se desenvolver. Então, não é preciso perder a calma e se afundar em preocupações enquanto ele está ocupado crescendo.

Lembre-se que se caso algo ocorrer, as pessoas responsáveis por ele na escola irão entrar em contato com você.

Não dê prêmios

Responsabilidades não devem ser premiadas. A escola não é algo ruim onde a criança mereça prêmio e presentes por ter se comportado bem.

Assim, ela precisa começar a vê-la como algo indispensável e que lhe dá prazer de vivenciar.

O choro não é certeza de nada

Quando volta às aulas, o seu filho pode chorar ao separar-se de você, mas isso nem sempre significa que ele está passando por algo ruim lá dentro. É preciso prestar atenção em um todo para poder concluir se ele sofre algo dentro do colégio.

Não chorar também não significa que ele não o ama ou que não sente nada ao despedir-se. Algumas crianças se apegam mais facilmente ao novo e anseiam mais por conhecimento, o que as motivam às descobertas.

A rotina faz bem

Realizar os mesmos procedimentos de forma organizada todos os dias, incluindo o trajeto até a escola são dicas muito boas para desenvolver a segurança na criança.

Lembre-se que lidar com o desconhecido é complicado, por isso criar hábitos saudáveis a transmitirá maior confiança.

Saiba dar tchau

Despeça-se do seu filho quando ele sai de casa ou quando você leva ele até a escola. Nada de se esconder ou “sair de fininho” para evitar o choro, pelo contrário, sempre que possível diga que você está saindo, mas que mais tarde retornará para buscá-lo.

Ser organizado é a alma de tudo

Delegar responsabilidades à criança em sua própria casa auxilia no desenvolvimento de um bom comportamento na escola. Portanto, coloque horários justos para que ela estude e faça suas atividades escolares.

E quando a criança não quer ir para a escola?

Nem sempre essa atitude é birra. É natural do ser humano ter medo diante de cenários desconhecidos e isso não é diferente quando se é criança.

Portanto, se possível, leve os filhos para conhecer o ambiente antes das aulas começarem ou reforce o tema da importância do ensino e de fazer amigos.

Dicas de voltas às aulas sobre comportamentos de segurança

Algumas atitudes seguras podem evitar traumas relacionados com a rotina escolar. Sendo assim, confira a seguir algumas sugestões de volta às aulas e alguns temas para tomar cuidado.

Em casa

  • Explique para seu filho sobre o uso de aparelhos eletrônicos. Peça também que ele não os utilizem em locais abertos ou fora de casa ou da escola;
  • Se for dar algum dinheiro ao seu filho para alguma eventual necessidade, faça em casa. Não abra bolsas, mochilas ou carteiras na rua;
  • Oriente seu filho para não conversar com estranhos. Caso algum se aproxime, o ensine a sempre buscar ajuda de policiais, conhecidos ou representantes da escola;
  • Caso a criança vá sozinha para a escola, sempre procure por pais que fazem o mesmo caminho para ela poder ir junto ou grupos de colegas que realizam o mesmo trajeto;
  • É muito importante anotar e deixar nos pertences da criança endereço, telefone e contatos de emergência. Não se esqueça também de ensiná-lo esses dados para que memorize essas informações.

Travessias

  • Seja o exemplo, utilize sempre a faixa de pedestre para as travessias;
  • Não atravesse por trás de objetos grandes, como veículos parados e árvores. Vocês podem ficar em ponto cego para os motoristas.

No carro

  • Respeite a legislação em vigor e mantenha a criança devidamente no bando traseiro;
  • Os pais precisam durante todo o trajeto prestarem atenção nos arredores e observar se não há ninguém os olhando. É provado que a maioria dos furtos e roubos na entrada dos colégios acontecem em momentos de distração e que as vítimas foram visadas minutos antes ao ocorrido.

Transporte público

  • No transporte de ônibus público, quando houver poucos passageiros, sentem-se sempre próximos ao motorista;
  • Não retire grande quantidade de dinheiro do bolso, bolsa ou carteira. De preferência ande com o dinheiro contado;
  • Mantenha sempre bolsas e mochilas próximos e na frente do seu corpo;
  • Evite que a criança use aparelhos eletrônicos durante o trajeto de transporte público.

Tendo em vista algumas dessas ideias para volta às aulas, é importante pensar em alguns pontos de melhoria. Sempre queremos o melhor para os filhos, portanto, estar atento a diversos pontos pode ajudar nessa relação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.