Entenda porque é necessário o acompanhamento psicólogico para pessoas com TOC

0
1531
toc acompanhamento

O transtorno obsessivo compulsivo (TOC), está presente na vida de muitas pessoas, modificando sua rotina negativamente, isso porque são diversas atitudes repetitivas ou estéricas que fazem com que o indivíduo seja obrigado a fazer algumas séries de atitudes, se não pode acontecer algo muito negativo de acordo com o seu modo de enxergar a situação, isso é, rituais pré estabelecidos com fortes regras que ditam o que acontecerá se a pessoa não o realizar. É uma forte pressão psicológica que causa desespero e angústia. Se você quer saber mais sobre o que é TOC e quais os sintomas TOC ou como tratar o TOC confira mais artigos em nosso blog.

Essa doença psicológica tem aumentado a cada ano, onde em 2014 tínhamos um total de 4 milhões de pessoas com TOC no Brasil, já atualmente o cenário é de 8 milhões de brasileiros.

Por isso, o que muitos não sabem é a importância do tratamento psicológico nesse tipo de doença. Muitas pessoas ainda enxergam o TOC com muito preconceito julgando que é algo banal e fácil de ser superado. E se você está se perguntando: “TOC tem cura?” saiba que esse tipo de transtorno não tem cura, o que se pode fazer é encontrar técnicas precisas para diminuir os sintomas.

Se você precisa de uma avaliação, ou até mesmo iniciar sessões psicológicas e não sabe em que profissional confiar, conheça a TelaVita e se surpreenda com essa nova forma de se alcançar uma melhor saúde mental e emocional. Clique aqui e confira!

A importância do tratamento contra o TOC

É importante lembrar que antes de tudo, não são todas as atitudes que são diagnosticadas como TOC, mas sim uma série de processos e comportamentos obsessivos e pensamentos intrusivos. Como exemplo é diferenciar uma pessoa que gosta de organizar objetos e outra que depende disso para ficar satisfeito ou feliz.

Como exemplo, as ideias mais obsessivas que ocorrem podem passar por:

  • limpeza; 
  • medo de contaminação; 
  • agressividade;
  • dúvida;
  • preocupação com ordem;
  • simetria;
  • pensamentos sobre o que te para fazer;
  • listas intermináveis; 
  • pensamentos obscenos. 

Se você ainda pergunta “como vencer o TOC?” Existe uma maneira, primeiro é importante começar um processo de aceitação, logicamente não é fácil, mas aceitar que possui TOC e em seguida buscar terapia, e outros tratamentos indicados já é de extrema importância.

É provado cientificamente, que se o paciente buscar o psicólogo antes de obter quadros intensos de TOC, é possível que ele nem passe pelo estágio que afetará ainda mais sua vida. Por isso, para todas as pessoas que percebem que o TOC está surgindo através de pensamentos e atitudes, aconselha-se que busque ajuda de um profissional, para que comece o tratamento antes de danos colaterais maiores.

A TelaVita conta com uma rede de psicólogos que possuem uma vasta experiência e com isso conseguem atender com sessões online, que trazem facilidade e acessibilidade para quem busca em meio à rotina o cuidado com a saúde mental. Clique aqui e descubra mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.