Você com certeza já ouviu falar que a falta de sol causa depressão. No entanto, não é exatamente o sol que faz isso acontecer, mas sim, a ausência da vitamina D, que é liberada por meio dele.

Há quem goste dos dias quentes, e há quem odeie. Mesmo assim, é comprovado cientificamente que tomar sol durante 20 minutos ao dia é suficiente para a captação da vitamina em questão.

No entanto, muitas pesquisas já trataram sobre o tema. Visto isso, para compreender melhor qual relação entre o sol, a produção da vitamina D e a depressão, é fundamental conhecer as características de cada elemento.

A função da vitamina D

A vitamina D é um pré-hormônio que desempenha um papel essencial na homeostase , processo que mantém o equilíbrio do corpo ao que diz respeito aos nutrientes necessários para viver bem.

Além disso, ela apresenta diversos outros benefícios. A coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde entre o período de 2011 e 2014, Patrícia Jaime, explica a importância de sua atuação no organismo.

“A vitamina D é importante para o bom funcionamento do nosso organismo, para a regulação do sistema imunológico, que é nosso sistema de defesa, e ela faz parte de todo um processo de tratamento e prevenção, inclusive, de doenças autoimunes, como artrite reumatoide e a esclerose múltipla”, afirma Jaime.

Como obter vitamina D no corpo

Primeiramente, é essencial procurar ajuda de um médico. Certos alimentos podem dar uma força, já que eles proporcionam a tal vitamina, a exemplo dos peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos. 

Porém, o endocrinologista José Marcondes alerta que “para suprir a necessidade diária de vitamina D, é necessário o consumo de grandes quantidades desses alimentos”. Porém, a simples exposição solar continua sendo a principal forma de ativar a vitamina D no corpo.

Já com relação aos sintomas de falta de vitamina D, eles podem acontecer de diferentes formas. Logo, a deficiência de vitamina D pode causar dor óssea, dores musculares e até fraquezas. Vale ressaltar que essas situações podem afligir pessoas de todas as idades.

LEIA MAIS: A influência da alimentação saudável na saúde mental

A falta de vitamina D pode causar depressão?

Sim. A depressão é uma das doenças causadas pela falta de vitamina D e, acerca deste fato, já existem comprovações científicas suficientes para realizar tal afirmação. No entanto, a discussão agora é mais voltada para descobrir se a vitamina D pode ajudar a prevenir e tratar da depressão.

Corroborando com isso, uma revisão acadêmica analisou 1 estudo de caso-controle, 10 estudos transversais e 3 estudos de coorte, no qual 31.424 participantes foram observados. A conclusão: “Nossas análises são consistentes com a hipótese de que a baixa concentração de vitamina D está associada à depressão”, afirmou o artigo.

Inclusive, a falta de vitamina D pode aumentar em 75% o risco do aparecimento do transtorno depressivo. Os dados são do estudo Vitamin D Deficiency Is Associated With an Increased Likelihood of Incident Depression in Community-Dwelling Older Adults, publicado no “Journal of Post-Acute and Long-Term Care Medicine” em 2018. A pesquisa, por sua vez, analisou quase 4 mil pessoas com mais de 50 anos.

A depressão, seja pela falta de vitamina D ou não, é uma doença muito perigosa. Por conta disso, é necessário procurar um profissional para tratar dela. A Telavita é uma plataforma que oferece atendimento psicológico e psiquiátrico online e pode ajudar a resolver tais situações.

Encontre seu psicólogo online

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.