Vitamina D impacta na saúde mental: falta de vitamina D causa depressão

falta de vitamina d

“A falta de sol causa depressão?”. É capaz de você já ter escutado essa frase. Aliás, a mídia tratou anteriormente a questão sob esse ponto de vista. Porém, é necessário compreender exatamente o que acontece durante esse processo.

Vamos reformular a frase acima puxando pro lado da medicina: “a falta de vitamina D causa depressão.  Nesse caso, a carência de vitamina D pode ser um dos fatores que aumenta a chance de desenvolver a doença.

Muitas pesquisas já trataram sobre o tema, entretanto, a maior disseminação da informação ajuda no cuidado necessário. Para compreender melhor a relação entre elas, é fundamental conhecer um pouco sobre o papel da vitamina em questão no organismo.

A função da vitamina D

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia considera a vitamina D um pré-hormônio que desempenha uma papel essencial na homeostase — equilíbrio –do cálcio. Dessa forma, é um componente vital para a saúde óssea.

Além disso, ela apresenta diversos outros benefícios. A coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde entre o período de 2011 e 2014, Patrícia Jaime, explica a importância de sua atuação no organismo.

“A vitamina D é importante para o bom funcionamento do nosso organismo, para a regulação do sistema imunológico, que é nosso sistema de defesa, e ela faz parte de todo um processo de tratamento e prevenção, inclusive, de doenças autoimunes, como artrite reumatoide e a esclerose múltipla”, afirma Jaime.

“Acho que falta vitamina D no meu organismo. Como posso obtê-lo?”. Se você já se fez essa pergunta, saiba que existe solução! Primeiramente, é essencial procurar ajuda de um médico. Certos alimentos podem dar uma força, já que eles proporcionam a tal vitamina, a exemplo dos peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos. O endocrinologista José Marcondes alerta que “para suprir a necessidade diária de vitamina D, é necessário o consumo de grandes quantidades desses alimentos”. Porém, a simples exposição solar continua sendo a principal forma de ativar a vitamina D no corpo.

Já com relação aos sintomas de falta de vitamina D, eles podem acontecer de diferentes formas. De acordo com o Manual MSD, a deficiência de vitamina D pode causar dor óssea, dores musculares e até fraquezas. Vale ressaltar que essas situações podem afligir pessoas de todas as idades.

Falta de vitamina D pode causar depressão

A depressão é uma das doenças causadas pela falta de vitamina D. Nesse quesito, já existem comprovações científicas suficientes para realizar tal afirmação. A discussão agora é mais voltada para descobrir se a vitamina D pode ajudar a prevenir e tratar da depressão.

Confira 5 sinais da depressão aqui!

Corroborando com isso, uma revisão acadêmica analisou 1 estudo de caso-controle, 10 estudos transversais e 3 estudos de coorte, no qual 31.424 participantes foram observados. A conclusão: “Nossas análises são consistentes com a hipótese de que baixa concentração de vitamina D está associada à depressão”, afirmou o artigo.

Inclusive, a falta de vitamina D pode aumentar em 75% o risco de depressão. Os dados são do estudo “Vitamin D Deficiency Is Associated With an Increased Likelihood of Incident Depression in Community-Dwelling Older Adults”, publicado no “Journal of Post-Acute e Long-Term Care Medicine” em 2018. A pesquisa analisou quase 4 mil pessoas com mais de 50 anos.

De acordo com Eamon Laird, um dos pesquisadores, “este estudo mostra que a vitamina D está associada a uma condição de saúde diferente da saúde óssea. O que é surpreendente é o grande efeito sobre a depressão, mesmo depois de contabilizar outras variáveis de controle”.

Os autores ainda destacaram a importância da pesquisa para o desenvolvimento de melhores políticas públicas. Eles acreditam que a nova informação possa incentivar governos a tomar novas medidas, pois o custo para suplementação de vitamina D é barato.

Saiba tudo sobre depressão no nosso artigo completo!

A depressão, seja pela falta de vitamina D ou não, é uma doença muito perigosa. Por conta disso, é necessário procurar um profissional para tratar dela. A Telavita é uma plataforma que oferece atendimento psicológico online e pode ajudar a resolver tais situações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.