A influência da alimentação saudável na saúde mental

0
170
saúde mental e alimentos saudáveis

Somos o que comemos, certo? Apesar de ser um chavão, a frase popular possui a sua verdade. A alimentação influencia a nossa saúde, porém – ao contrário do que é imaginado pela maioria – ela não reflete somente na condição física. A saúde mental é impactada pelas comidas que ingerimos e sua importância não pode ser subestimada.

Possuir uma boa alimentação pode, inclusive, ajudar na recuperação de transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Segundo a endocrinologista, Cintia Cercato, “Pesquisas apontam que indivíduos que possuem um padrão de dieta saudável são capazes de reduzir 16% o risco de transtorno depressivo”.

De acordo com a especialista, uma alimentação saudável composta por alto consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, carnes magras e peixe, e produtos lácteos desnatados; pode garantir uma melhor saúde mental.

Importância da alimentação saudável na saúde mental

A comida impacta nosso cérebro, cognição e estado emocional. Alimentação saudável é qualidade de vida. Uma dieta com a a combinação certa de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis pode ajudar a melhorar nossas funções cerebrais, níveis de energia, memória, além de controlar as emoções.

Nesse sentido, uma pesquisa divulgada na revista BMJ Open apontou que o consumo de frutas e vegetais está relacionado com um alto bem-estar mental das pessoas. Segundo os pesquisadores, “essas novas descobertas sugerem que a ingestão de frutas e vegetais pode desempenhar um papel potencial como um fator não apenas físico, mas também de bem-estar mental na população em geral”.

Além disso, é possível que uma melhora na alimentação vá além do bem-estar mental. Tendo isso em vista um estudo publicado na revista Nutrients analisou estudantes universitários e os seus hábitos alimentares – e os resultados foram surpreendentes. Segundo os dados da pesquisa, uma boa alimentação saudável pode melhorar os sintomas de transtornos mentais  e até melhorar o sucesso acadêmico dos alunos.

Por outro lado, a alimentação inadequada pode causar ou agravar sérias condições de saúde. Uma revisão de diversas pesquisas constatou que uma dieta pobre (com altos níveis de gordura saturada, carboidratos refinados e alimentos processados) está ligada à uma pior saúde mental em crianças e adolescentes.

Boa alimentação substitui o tratamento psicológico?

Alimentação e saúde andam lado a lado, já sabemos disso. Porém, mudar o seu padrão alimentar não se traduz em uma cura para as transtornos psicológicos. De acordo com Kelly Matheson, nutricionista especializada em dietas da Centre for Addiction and Mental Health, ainda há um longo caminho a percorrer quando tratamos de doenças mentais.

“Me perguntam muito, ‘Bem, se eu comer os alimentos certos, posso não tomar meu remédio?’, e a resposta é não. Muito do que estamos falando é cuidar da nossa saúde mental no geral, mas quando se trata de depressão ou esquizofrenia, não podemos dizer que isso vai curar você ”, completa Matheson.

É importante frisar: a comida sozinha não conserta os problemas de saúde mental. Entretanto, ela é uma parte importante da nossa vida e que devemos tomar conta dela. A qualidade dos alimentos que ingerimos interfere no nosso humor e energia e está frequentemente envolvida em gatilhos ou sintomas relacionados à doença mental.

Psicologia online: alternativa prática

Como manter uma boa saúde mental, então? Nos casos em que há suspeita de algum transtorno mental, é fundamental procurar ajudar de especialistas. O tratamento psicológico atuará próximo ao paciente para reduzir os sintomas indesejados e descobrir os gatilhos mentais que causam o sofrimento.

Aliás, hoje em dia nem é mais preciso realizar o atendimento presencial. Já existem empresas, como a Telavita, que oferecem o serviço online e disponibilizam psicólogos para atendê-lo no conforto da sua casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.