A depressão é uma doença psicossomática e acomete o corpo com seus sintomas. No entanto, também pode ser desenvolvida diante de algum quadro clínico. A cantora Lady Gaga, por exemplo, possui fibromialgia e desenvolveu depressão por conta da doença. 

Ser uma popstar é ter como rotina shows, turnês, noites sem dormir, coreografias complexas e viver num ritmo bem acelerado, já que dançar por horas, cantar e ainda guardar fôlego para atender os fãs e a mídia, não é para qualquer um.

Dessa forma, quem vê a diva Lady Gaga desempenhar esse papel por anos, não imagina que a cantora também precisa lidar com dores agudas e constantes pelo corpo todo e ainda lidar com um transtorno depressivo desde os 19 anos.

O que é fibromialgia?

A fibromialgia é um distúrbio não articular comum cuja principal característica é a “dor intensa e sensibilidade generalizadas das áreas de inserção dos tendões e dos tecidos moles adjacentes, com rigidez muscular, fadiga e pouco sono”, informa o Manual MSD.

As causas da fibromialgia ainda não são claras, o que dificulta no diagnóstico.  Logo, por não ser possível diagnosticá-la com comprovação clínica no que diz respeito a alterações laboratoriais específicas, muitos pacientes sofrem descrédito e preconceito, o que dificulta chegar ao tratamento. 

Embora as origens da doença sejam incertas, alguns fatores podem ser associados ao início dela, como: fatores genéticos, episódios traumáticos físicos ou psicológicos, infecções por vírus ou doenças autoimunes, distúrbios do sono, ansiedade e depressão.

Sintomas

Além da rigidez e dores no corpo típicas do quadro de fibromialgia, outros sinais dão as caras, como estresse, traumas e sensibilidade extrema ao frio. Contudo, vamos aos sintomas mais comuns da doença:  

  • distúrbios do sono, como a insônia;
  • sono não reparador;
  • cansaço crônico;
  • falta de disposição;
  • fadiga;
  • cefaleia (dor de cabeça);
  • funcionamento inadequado do intestino (prisão de ventre ou diarreia frequentes);
  • dores constantes e difusas em cinco a sete partes do corpo por mais de três meses;
  • problemas de memória e concentração;
  • vontade frequente de urinar;
  • suor em excesso;
  • sensibilidade ao frio;
  • transtornos psicológicos, como depressão, estresse e ansiedade.

Fibromialgia e depressão

O elo entre depressão e fibromialgia já é bem conhecido pela ciência e psicologia, e, principalmente, por quem sofre da doença. Dessa forma, os pacientes costumam sentir um certo anuviamento mental chamado “fibrofog”, a união do termo em inglês “fog”, que significa neblina, e a doença. 

Essa espécie de neblina mental atua na perda da capacidade de focar, manter a atenção e reter os fatos na memória. Isso ocorre porque a dor física causada pela fibromialgia é tão forte que afeta o cérebro e compromete as suas funções. 

No entanto, a qualidade de vida e bem-estar dos pacientes é profundamente comprometida tanto no aspecto físico, quanto mental. Logo, uma das grandes preocupações que a conexão das duas doenças causa é o fato de a fibromialgia não ter sua causa definida e diagnósticos pouco objetivos, o que gera sentimentos de desamparo e vulnerabilidade por parte dos pacientes.

LEIA MAIS: O que é depressão?

Fibromialgia: tratamento

Cerca de 2 a 3% da população brasileira sofre da doença, como divulgado pelo Colégio Americano de Reumatologia. No entanto, as mulheres são as que mais são atingidas pelo problema: a patologia ocorre 7 vezes mais nelas do que nos homens, crianças ou adolescentes.  

O tratamento para a fibromialgia pode ou não envolver o uso de medicações. Sendo assim, o remédio para fibromialgia mais prescrito por especialistas fica na linha dos antidepressivos, pois auxiliam a regular os neurotransmissores e atuam nos gatilhos do sistema nervoso e doenças psicológicas.

Visto isso, a psicoterapia para fibromialgia também é indicada, principalmente a terapia cognitivo-comportamental, já que nessa linha o paciente atua ativamente no processo de transformação de pensamento e atitudes que beneficiam o quadro final.

Ainda, os exercícios físicos e a fisioterapia na fibromialgia ajudam na diminuição das dores, cansaço e rigidez dos músculos. Entretanto, não é normal conviver com a dor. Por mais que a doença ainda seja alvo de muito preconceito e poucas descobertas acerca do diagnóstico preciso, procurar ajuda de médicos especialistas e psicólogos será de grande alívio físico e mental.

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.