Insatisfação profissional. Conviver com essa questão não é fácil, porém você já se perguntou sobre o motivo dela acontecer? Afinal, será que isso é algo comum? Por diversas vezes, nos encontramos descontentes nos locais onde estamos empregados, porém, isso tem acontecido mais vezes do que o comum.

De acordo com a Nube, 90% dos brasileiros estão insatisfeitos com o seu trabalho. Logo, apesar dessa ser uma questão pessoal e dos colaboradores, as empresas também precisam saber lidar com os funcionários insatisfeitos. Trata-se de um equilíbrio necessário.

Os fatores de insatisfação no trabalho

Atualmente, temos uma maneira diferente de olharmos para nosso emprego. Há tempos atrás, o trabalho era visto como meio de obtenção de status e dinheiro. Era costume nossos pais ou avós trabalharem somente como uma forma de sustentar a família.

Hoje em dia, essa história mudou. A realização profissional é um fator preponderante na relação de emprego. Logo, desejamos nos sentir bem no ambiente que convivemos e na forma como trabalhamos.

Portanto, a exigência é muito maior e, consequentemente, ficar insatisfeito com o trabalho também é mais fácil. Sendo assim, quando alguns desses componentes não são preenchidos, é comum ouvir frases como “odeio trabalhar em escritório” ou “quero trocar de emprego”.

Estou insatisfeito com meu trabalho, como sei de onde vem o problema?

Ninguém melhor do que você mesmo para responder essa questão. Então, de onde vem sua insatisfação com o trabalho? Seja sincero: quando foi a última vez que você parou por pelo menos uma hora para analisar toda a situação?

O emprego desempenha um papel muito importante no cotidiano das pessoas, afinal, passamos mais de um terço dos dias dedicados à ele. Por conta disso, muitos atribuem ao trabalho o medidor essencial de satisfação na vida. Ou seja, se você não se sente realizado no trabalho, você é infeliz.

Satisfação e insatisfação no trabalho, então, depende do ambiente em que o indivíduo está inserido, além das próprias atribuições e relações que ele possui nesses locais. Sendo assim, é importante tentar analisar esses aspectos.

  • Meu patrão tem a postura que eu imagino correta? ;
  • Eu recebo o suficiente pelas funções que exerço?;
  • O meu ambiente de trabalho é o que eu gostaria?;
  • Eu atinjo as expectativas da empresa?.

Sinais de insatisfação no trabalho: quando o problema sou eu?

Mesmo que seja incomum, as vezes, é o próprio funcionário que está contaminando a empresa ou até mesmo tendo uma postura não muito profissional. Portanto, é necessário realizar uma análise dos comportamentos para verificar essa questão.

Então, há algumas maneiras de saber se você é o responsável pela insatisfação no ambiente de trabalho. Confira abaixo os sinais mais comuns.

Todos meus colegas de trabalho são incapacitados

Se você acha que todos com quem você trabalha são incapazes, ou que os seus superiores são incompetentes, é melhor parar um pouco e refletir sobre o que está realmente acontecendo.

Afinal, está todo mundo errado ou é você que não é uma peça adequada para esse cenário organizacional? Cuidado para não se tornar o chato da história com esse tipo de desprezo pelos demais. Uma ou duas pessoas abaixo da média exigida pela empresa é uma coisa, mas uma seleção de incompetentes é muito difícil de acontecer.

Seus colegas de trabalho o evitam

Você não precisa ter amigos íntimos no trabalho, mas se ninguém se aproxima de você, provavelmente, a sua conduta ou forma de se expressar devem estar desagradando e afastando os demais.

Por conta disso, é importante criar um ambiente harmônico em que você possa facilmente dialogar e ter auxílio dos colegas. Isso contribuirá muito em seu próprio desempenho e diminuirá os fatores que geram insatisfação no trabalho.

Você passou por diversas empresas em pouco tempo

Não existe problema em buscar outras oportunidades quando estamos insatisfeitos com o emprego que temos. Porém, a questão muda de figura quando trocamos constantemente de lugar e, principalmente, quando se é demitido com frequência.

Mesmo em tempos de crise, não é normal ser dispensado de muitos locais em pouco tempo. Por isso, reflita sobre suas atitudes e postura. Você pode encontrar algo errado em sua conduta no trabalho.

Você sempre recebe a culpa por tudo

Não importa o que aconteça, a culpa sempre recai sobre você. Pode ser uma pequena falha, mas ela é apontada e tida como algo grave. Sabe aquele cenário de que se você comete um erro e seu patrão já está lá reclamando, mas quando seu colega causa uma avalanche ninguém fala nada?

Às vezes, a frequência em que se comete as falhas são mais impactantes do que quando erramos uma vez só, mesmo sendo em um peso maior. Portanto, é preciso entender que não haverá um lugar perfeito, sempre vamos enfrentar adversidades, o que muda é como lidamos com elas.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.