Você anda estressado? Confira aqui 5 dicas para reduzir o estresse!

0
1101
dicas para acabar com o estresse

Respire fundo. Pode parecer simples e até besteira, mas essa é uma das mais valiosas armas contra o estresse. A vida corrida, as obrigações que parecem intermináveis, as responsabilidades e cobranças sociais…tudo isso pode ser fonte de muita angústia e nervoso para muita gente. Reduzir o estresse é vital para que a qualidade de vida não seja colocada em cheque.

O estresse está enraizado no dia a dia de grande parte dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa online realizada pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) com 2.195 brasileiros, 34% dos entrevistados disseram ter um nível de estresse “excessivo”.

Leia mais sobre os tipos de estresse!

Estresse: O que significa?

A palavra “estresse” vem do inglês “stress”, que significa “pressão”, “tensão” ou “insistência”. O esforço demasiado que realizamos ao tentar sair de um momento de pressão causa o estresse. O organismo, em resposta, sofre alterações e libera uma série de reações químicas e, consequentemente, fisiológicas.

A adrenalina sufocada não permite que as função do organismo se realizem de acordo com o esperado. O acúmulo dessa energia dá orgiem ao estresse. Muita gente não sabe como lidar com ele e acabam vivendo uma rotina insuflada nessa energia negativa e com a qualidade de vida extremamente prejudicada. Por isso, reunimos 5 dicas valiosas para te ajudar a conviver melhor com você mesmo e derrubar o estresse!

Confira aqui estresse e sintomas!

1 – Respire…1, 2, 3, 4, 5

Respirou fundo? Agora inspire pelo nariz, conte até 5 e expire pela boca, contando até 10. Essa é a receita mágica para uma respiração correta e apaziguadora, segundo a psicóloga Marilda Lipp, diretora do IPCS. Quando pensamos em respiração, logo pensamos que é um processo básico e sem muito esforço.

Não damos atenção ao movimento primordial do nosso sistema e fazemos isso de forma errada na maior parte do tempo. A respiração profunda e abdominal oxigena as células cerebrais e dá uma sensação tranquilizadora. Para se ter uma ideia, uma única sessão de respiração feita corretamente, conseguiu diminuir a pressão sanguínea, segundo o estudo publicado na revista Complementary Therapies in Medicine“, em 2006. Por isso, quando o estresse pintar, aposte nessa dica!

2 – Pratique exercícios físicos

É fato que o neurotransmissor endorfina é o hormônio do bem-estar. Mas como fazer para sentir seus efeitos? É fácil, pratique exercícios físicos! Já dizia a citação popular latina “Mens sana in corpore sano”, ou seja,  “uma mente sã num corpo são”. O estresse pode causar doenças como doenças como ansiedade, depressão, hipertensão, infarto e até câncer!

Quando prestamos atenção nos movimentos do nossos corpo, sentindo cada músculo trabalhar e a respiração fluir, colhemos efeitos tranquilizadores e saudáveis tanto para a mente quanto para o corpo, pois quando o colocamos para funcionar, a mente também trabalha melhor.

3 – Um tempo para a soneca

Aquela soneca depois do almoço pode ter efeitos revitalizadores para o corpo e mente.  Cientistas analisaram a urina e a saliva dos pacientes que participaram do estudo publicado pela Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Eles tiraram uma soneca de 30 minutos e seus níveis hormonais estavam em pleno equilíbrio.  

O sono durante a noite é primordial. Uma pessoa que dorme pouco e/ou mal coloca em risco o funcionamento do organismo e se estressa com mais facilidade durante o dia. 

O Hospital Israelita Albert Einstein enfatiza:”Quando a dificuldade para dormir passa a ser constante, o rendimento será afetado. Antes de dormir precisamos relaxar! É importante reduzir a adrenalina produzida para garantir um sono reparador.”

4 – Dê uma pausa!

Viver num turbilhão de pensamentos, trabalho e atividades podem deixar qualquer um meio doido. É por isso que uma das dicas é saber quando dar uma pausa. Se estiver se sentindo sobrecarregado, tire uns minutinhos para espairecer, tomar um café, respirar…ás vezes sair do ambiente que causa o estresse mental pode aliviar muito a tensão.

E, caso precise de uma pausa mais longa, não exite em tirar férias. Visitar lugares novos, se reconectar com você mesmo e respirar outros ares é necessário e bem vindo.

5 – Meditar é preciso

A prática milenar da meditação cuja origem antiga teve início na Ásia, já tem muitos adeptos atualmente pelos efeitos positivos na mente e no corpo. O Hospital Israelita Albert Einstein, juntamente com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto Appana Mind, realizou uma pesquisa que revelou que 1 hora e 15 minutos de ioga e meditação três vezes por semana, ao longo de dois meses, tem o poder de cortar pela metade a concentração de cortisol e adrenalina. 

O desequilíbrio do cortisol pode prejudicar muito o organismo. O cortisol baixo e adrenalina em excesso podem causar sintomas de depressão, cansaço ou fraqueza, ansiedade, estresse, hiperatividade e desatenção.

Reduzir o estresse é uma das chaves que abre as portas para a qualidade de vida. Sem uma boa qualidade de vida, vivemos em função dos malefícios que a sociedade nos causa. Por isso, respire, inspire, pare, pratique esportes e medite.

Estresse: como tratar? Clique Aqui e descubra como.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.