O diagnóstico psiquiátrico é um laudo dado pelo médico psiquiatra e determina a presença ou não de uma patologia de cunho psicológico no indivíduo. No entanto, para ser decretado, é definido de acordo com o CID 11 e o DSM-5.

Procuramos o psiquiatra quando desconfiamos de estar com algum problema emocional. Tristeza profunda, crises de ansiedade e dificuldades para dormir são as principais queixas que levam as pessoas ao consultório psiquiátrico.

No entanto, ao receber o diagnóstico psiquiátrico e ser receitado com medicamentos, boa parte da população sente medo e fica preocupada com sua condição. Pensamentos como: “eu sou louco”; “não sou normal” e “serei dependente do remédio para sempre” são comuns de aparecer.

Por que não devemos ter medo de receber um diagnóstico psiquiátrico?

Para receber o tratamento adequado, precisamos de um diagnóstico. Isso pois, a definição ajuda o médico a traçar o melhor caminho para a diminuição do quadro evolutivo de estafa psicológica.

Contudo, o diagnóstico vindo do psiquiatra tem o efeito de um choque de realidade. Às vezes, procrastinamos em procurar ajuda e esperamos estar no nosso pior momento para então de fato buscar tratamento. Isso exemplifica o medo de ser diagnosticado e a dificuldade de lidar com a verdade que, quando vem, assusta.

Entretanto, não é preciso ter medo de receber um diagnóstico do psiquiatra. Ele serve para auxiliar o tratamento e te deixar melhor o mais rápido possível. Além disso, saber de fato o que você possui te ajuda a criar mecanismos para lidar com o transtorno e descobrir maneiras de manter o bem-estar mesmo com as adversidades psicológicas.

Para que servem os medicamentos?

Outro medo muito comum, que vem decorrente do conhecimento de qual patologia se tem, é o medo de tomar medicamentos psiquiátricos. Pensamos que ao tomarmos os remédios, dependeremos deles quimicamente, o que é um mito.

Os remédios antidepressivos e ansiolíticos servem para balancear a química do cérebro referente aos hormônios e neurotransmissores que não estão alcançando o seu potencial necessário para produzir o bem-estar.

No entanto, são prescritos quando os sintomas incapacitam a rotina diária do indivíduo. Entretanto, é comum que ao ter a melhora no quadro, o médico diminua a dose até que ela seja extinta. Sendo assim, a medicação é uma solução apenas para ajudar a sair do quadro psicológico grave.

A função da psicoterapia como elemento complementar ao tratamento

Algumas pessoas procuram primeiro o psiquiatra e depois o psicólogo. Outras, marcam consulta com psicólogo primeiro, e depois com psiquiatra. Independente da ordem, é necessário que ambos os profissionais estejam envolvidos no tratamento dos transtornos psicológicos.

No entanto, se você deseja ter melhoras significativas, trate com os dois. O psiquiatra cuidará dos sintomas físicos, e o psicólogo tratará das questões emocionais. Logo, o trabalho dos dois profissionais em conjunto se faz necessário para um tratamento eficaz e adequado.

Quem apenas consulta com psiquiatra, terá o diagnóstico psiquiátrico e a melhora fisicamente, mas se não tratar das questões psicológicas, ficará à mercê dos efeitos dos remédios por tempo indeterminado.

Isso pois, só é possível melhorar de fato criando novas perspectivas e se autoconhecendo a ponto de saber lidar consigo mesmo e seu modo de funcionamento psíquico. Assim como já foi dito, os remédios são apenas para auxiliar a sair do quadro grave.

É possível se curar de um problema psicológico?

É possível ter cura de um transtorno psicológico? Bom, tudo depende das causas do quadro. Alguns transtornos são mais complexos que outros e provavelmente você terá que conviver com ele para sempre. Estes são os casos de borderline, transtorno de bipolaridade, transtornos de personalidade, entre outros.

Entretanto, quadros depressivos e ansiosos possuem mais chances de cura. É certo que sempre haverá momentos latentes em que possíveis recaídas aconteçam, mas é completamente possível viver uma vida saudável e longe dos sintomas após o tratamento a longo prazo.

Aqui na Telavita você tem acesso aos dois profissionais necessários de forma online. Você pode procurar o psiquiatra online e o psicólogo online dentro do nosso site, marcar as consultas e iniciar o tratamento.

Conheça a Telavita

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.