Desde a década de 1950, a sociedade passou a valorizar as profissões e as atividades laborais e a associá-las a um status. Dessa forma, o trabalho se tornou mais atraente. Sendo assim, com o passar dos anos as mulheres conseguiram se introduzir, ainda que aos poucos, às atividades mais intelectualizadas e às profissões que antes eram somente exercidas por homens.

Esta ainda é uma luta constante, mas o mercado de trabalho tem tomado novas formas. Novas profissões e funções surgem conforme as tendências e necessidades sociais e as ocupações laborais passam, naturalmente, a fazer cada vez mais parte do cotidiano.

Entretanto, para ir além das ocupações e das diversas formas de trabalho, é necessário pensarmos que nem sempre a profissão escolhida ou a ocupação exercida são tão atraentes como forma de realização pessoal.

É possível tornar o trabalho mais atraente?

Em meio a tantos estímulos, acúmulo de informações e de demandas, você já parou para questionar se é possível tornar o trabalho mais atraente? A boa notícia é que sim, isso é possível.

O principal combustível para tornar o trabalho mais atraente é o vínculo pessoal que estabelecemos com ele e com os membros que fazem parte desta cadeia produtiva, como parceiros, fornecedores, gestores e clientes.

Normalmente, projetamos no ambiente de trabalho a “responsabilidade” em relação ao nosso prazer e motivação. Porém, esquecemos que todos estes ambientes são compostos por pessoas, e os relacionamentos, por sua vez, podem ser conturbados.

ebook-saude-mental-nas-empresas

A importância da autorreflexão

Para saber se estamos no caminho certo, é importante o exercício da autorreflexão. Sua prática é importante para avaliarmos se estamos na atividade adequada e na direção correta em nossas carreiras.

Para isso, faça a si mesmo cinco perguntas:

  1. Você faz o que gosta?
  2. O que você gosta de fazer é algo que a sociedade precisa?
  3. Você está apto a executar o trabalho?
  4. Este trabalho é produtivo?
  5. A produtividade neste trabalho traz renda satisfatória, prazer, desenvolvimento pessoal e profissional?

Trabalho mais atraente: uma conjuntura

Um dos aspectos importantes para tornar o trabalho mais atraente é a organização. Ela promove a visão tanto ampla quanto direcionada para o que é preciso fazer para produzir. Sendo assim, é possível perceber o que é necessário para se obter resultados e quais são os planos a curto, médio e longo prazos.

Quando nos organizamos, conseguimos planejar nosso presente e futuro. Além disso, fica mais fácil sair de situações que não fazem mais sentido para nós e, enfim, decidir trilhar um caminho de algo melhor e mais atraente.

A gratidão pelo que se tem, pelo histórico de realizações profissionais e pelo desenvolvimento pessoal com as dores do crescimento através do trabalho, também é um item a ser considerado.

Como transformar o trabalho em algo prazeroso?

Nos sentimos atraídos por tudo o que nos desafia, que nos traz frescor e novidade, mas precisamos desenvolver a sabedoria necessária para reconhecer nossa trajetória. Afinal, é necessário honrarmos nossas realizações e resultados e, a partir deles, agradecer a todos os aprendizados durante este processo.

Com a gratidão genuína, existe a possibilidade de tornarmos nosso trabalho mais atraente sem necessitarmos de novidades e desafios a todo momento. Sendo assim, não será mais necessário desistir dos vínculos e viver uma rotina cotidiana de superação.

É com respostas positivas sobre o que estamos aptos a fazer e os resultados desta aptidão, mais organização, motivação e gratidão, que podemos tornar o trabalho mais atraente. Além disso, devemos promover relações e ambientes saudáveis no trabalho, da mesma forma que gostaríamos que fizessem por nós. 

Ainda, uma vida com menos expectativas em relação ao ambiente de trabalho e mais foco nas próprias responsabilidades e desenvolvimento pessoal e profissional, pode ser muito mais prazerosa e produtiva.

Como a terapia pode ajudar na motivação no trabalho

A terapia pode auxiliar o indivíduo na transformação de si mesmo a fim de que o meio se torne mais maleável de ser vivido.  Às vezes nosso emocional não está bem por conta de problemas pessoais e acabamos levando essas cargas psicológicas para outros lugares, como o trabalho.

Quando entendemos o que nos aflige e lidamos com isso, conseguimos equilibrar nossos sentimentos. Dessa forma, nossa motivação no trabalho volta a se estabelecer e conseguimos realizar nossas atividades com mais eficiência e clareza do que antes.

Encontre seu psicólogo online
Artigo anteriorTerapia: posso trocar o meu psicólogo?
Próximo artigoComo está a saúde mental da geração X?
Sou Psicóloga graduada pela PUC-SP - Brasil, com formação em Psicanálise e em Psicologia Analítica Junguiana, com sólida atuação em atendimentos presenciais em consultório, ambulatório de saúde mental e online em Psicologia Clínica para adultos, com ênfase em: autoconhecimento | sofrimento psíquico; conflitos pessoais e de relacionamentos; depressão | ansiedade | transtornos emocionais e comportamentais; síndrome de Burnout | estresse crônico; demissão | desemprego | transição de carreira; demais questões relacionadas ao trabalho e produtividade. Com atuação tanto corporativa (em empresas), como em consultorias de RH e de Recolocação, possuo vasta experiência em Orientação de Carreira (profissional), Outplacement e Recolocação e realizo atendimentos online para pessoas que precisam de apoio em suas transições de carreira, treinamento para entrevistas, elaboração de currículo (CV), perfil LinkedIn, ferramentas de networking e identidade profissional. Atuo também como Headhunter para empresas, conduzindo Processos Seletivos de profissionais para todos os segmentos. Sou palestrante presencial e online em workshops sobre temas relacionados aos conflitos psicológicos durante uma Transição de Carreira, Mercado de Trabalho, Elaboração de Currículo e Perfil LinkedIn, Networking, Processos Seletivos e Entrevistas, Identidade Profissional, Imagem e Marca Pessoal. Atualmente, os atendimentos realizados em Psicologia Clínica, em Carreira e Processos Seletivos são realizados somente ONLINE, através de recursos de videoconferência. Ofereço além dos atendimentos, serviços de revisão de Currículo e Perfil LinkedIn.

1 COMENTÁRIO

  1. Ao começar uma Carreira Profissional se lembrar que serão (atualmente) 40 anos de atividades e que o Mercado de Trabalho está em evolução constante! Foram minhas ferramentas de trabalho, em 1984: máquina de escrever, carbono, formulários de duplicata (época do crediario) e finalizei minha carreira em sistema de pagamento (on line)! Nunca esperar que o chefe ou a empresa farão por você: a empresa que comecei a trabalhar (abrangência interestadual e até presente em duas regiões), faliu! Meu último chefe, deixou de ser (chefe)! A atividade, que deve ser persistida, deve ser aquela que você tenha Autonomia e o chefe “apenas” supervisiona! Finalizo, comentando que num site médico sobre as especialidades mais procuradas, a de geneticista está na “lanterninha” (menos de 1%), explicando porque ainda a midia e muitos médicos atrelam a obesidade aos excessos à mesa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.