O Mindfulness, também conhecido como psicologia da atenção plena, ajuda na saúde e bem-estar geral

Foco, uma característica cada vez mais rara e importante – e até parece que os dois eixos crescem de forma inversamente proporcional. Estar presente e atento ao que está acontecendo não deveria ser algo tão difícil, mas atualmente é.

Quanto tempo você consegue ficar concentrado em uma única atividade? Melhor, quanto tempo você consegue ficar sem checar o celular? Aliás, ao terminar essa frase irei verificar novamente o dispositivo móvel ao lado. Mais uma dispersão. E não é nenhuma surpresa isso.

A capacidade de realizar várias atividades ao mesmo tempo, ou multitarefa, é um exemplo disso. É realizar diversas atividades simultaneamente no trabalho ou até mesmo escutar uma música enquanto lava a louça.

Aliás, as pessoas passam 46,9% do seu tempo pensando em coisas diferentes daquilo que estão realmente fazendo. O estudo, publicado na Science e realizado por pesquisadores de Harvard, comprova como a mente divaga e é dificilmente concentrada.

Cada mudança de atenção é uma quebra de foco e demanda ainda mais energia para retomá-la. Por conta disso, é possível verificar diferentes vertentes que surgem com a promessa de devolver esse tipo de concentração. Meditação e mindfulness são bons exemplos disso.

Sobre a primeira, já é possível observar mais conhecimento do público geral. Porém, e o mindfulness e o seu significado? O que ela tem a ver com tudo que está sendo discutido. Pois bem, será necessário descobrir o que é Mindfulness e as suas implicações.

Mindfulness: o que é

Em tradução direta, Mindfulness pode ser compreendido como atenção plena. Entretanto, é correto falar na prática de Mindfulness e como ela pode alcançar esse estágio de concentração e foco no momento atual.

De acordo com a revista Greater Good, Mindfulness significa “manter uma percepção momento a momento de nossos pensamentos, sentimentos, sensações corporais e ambiente, através de uma lente gentil e estimulante”.

“Eu estou aqui presente, completamente entregue para a minha experiência desse momento. Percebendo tudo que está acontecendo com o meu corpo e percebendo o que está acontecendo ao meu redor. Estou presente porque vocês estão falando para mim, porque eu estou sentindo, isto é Mindfulness”, explica a psicóloga e instrutora de Mindfulness Adriana Cardoso.

Dessa forma, Mindfulness não é somente sobre prestar atenção no presente, mas sobre como prestar atenção. Ao praticar a técnica de Mindfulness, é necessário estar em conexão consigo mesmo de forma positiva para aproveitar a experiência.

“Um elemento muito importante de Mindfulness é a questão da compaixão e da autocompaixão. E das atitudes de gentileza, de não julgamento, de diminuir a autocrítica e de se entregar um pouco mais com leveza”, comenta a psicóloga.

Mindfulness: benefícios

Muitas pessoas procuram o Mindfulness para dormir e existem até casos daqueles que praticam Mindfulness para emagrecer. Entretanto, quais são os reais benefícios da prática? Diz-se, que fortalece o sistema imunológico e diminui o estresse e cortisol, porém como a ciência lida com isso?

Nesse sentido, a APA (Associação Americana de Psicologia) reuniu em uma publicação diferentes artigos acadêmicos e apresentou diversos benefícios que o exercício mental de atenção plena concede às pessoas.

Confira abaixo alguns deles:

– Diminuição do estresse: as descobertas são consistentes com as evidências de que a meditação da atenção plena aumenta o efeito positivo e diminui a ansiedade e o efeito negativo;

– Aumenta a memória de trabalho: a meditação Mindfulness foi responsável por aumentar a capacidade de memória do grupo estudado;

– Melhor no foco: a prática foi correlacionada diretamente com a flexibilidade cognitiva e o funcionamento atencional, ou seja, as pessoas foram capazes de focar a atenção e suprimir informações que distraem;

– Menos reatividade emocional: a atenção plena ajudou as pessoas a se desvencilharem de imagens emocionalmente perturbadoras e permitiu que elas se concentrassem melhor em uma tarefa cognitiva;

– Maior flexibilidade cognitiva: pesquisas demonstraram que os indivíduos desenvolveram a habilidade de auto-observação e a uma recuperação mais rápida provocações negativas;

– Melhora os relacionamentos: o Mindfulness protege contra os efeitos emocionalmente estressantes dos conflitos de relacionamento e está positivamente associada à capacidade de se expressar em várias situações sociais.

Mindfulness: como praticar

A atenção plena é um conjunto de práticas para conseguir atingir esse estado mental. Por conta disso, ao tratar de Mindfulness, respiração e meditação surgem como exercícios possíveis para alcançar tal premissa.

Idealmente, o auxílio de um instrutor potencializa as atividades realizadas, porém não é algo determinante. Atualmente, existem aplicativos de celulares que realizam lições gratuitas para quem deseja iniciar no meio.

Entretanto, é possível começar sozinho. Para os iniciantes, será passado abaixo um simples exercício de Mindfulness. Para aqueles que iniciam essa jornada, a duração pode ser breve (1 a 3 minutos). Conforme o desenvolvimento da prática, é possível aumentar o tempo de concentração.

  • Preze pelo confortável. Sendo assim, escolha um ambiente silencioso e adote uma posição confortável até o corpo se estabilizar. É possível ficar sentado ou deitado. De olhos abertos ou fechados. O importante é o conforto.
  • Comece a prestar a atenção nos movimentos do corpo e nas sensações corporais. Seja o contato com o solo, os movimentos do tórax ou a temperatura do corpo, é importante concentrar nessas questões.
  • Utilize a respiração como um guia da mente e algo que mantenha a atenção em vigência. Irão aparecer algumas distrações mentais, porém deixe-as passar. Não se prenda nelas ou as julgue, somente volte a concentração para a respiração.
  • Antes de finalizar a sessão, procure voltar a observar as sensações do corpo como um todo naquele momento. Assim, de forma lenta e gradual termine a prática.

 

1 COMENTÁRIO

  1. O celular chega a funcionar como Inconsciente Coletivo! Numa ocasião, trânsito parado, estava no ônibus e, quase unanimidade, as pessoas olhavam se tinha chegado alguma nova publicação mesmo tendo acabado de conferir! Deixei o Facebook justamente por esse “imã” e pensar que o Yahoo Respostas foi desativado por esse número de acessos, quando o que precisava era de moderação já que há quem use Internet como passatempo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.