É normal que ao acordarmos nos esqueçamos do que havíamos sonhado, mesmo quando possuímos a sensação de que era algo importante, ou alguma situação que afetou nosso emocional, neste momento muitas pessoas procuram pelo significado dos sonhos que tiveram. Contudo, há pessoas que tomam consciência dos sonhos enquanto dormem e também possuem a habilidade de controlá-los. Talvez você já vivenciou essa experiência, e há diversos estudos sobre esse tema denominado sonhos lúcidos.

Esse assunto se tornou cada vez mais interessante para os cientistas, pois pouco ainda sabemos sobre como nosso cérebro reage durante os sonhos lúcidos, e alguns deles até afirmam que esta situação não é possível e não existe.

Mas, o fato é que em um teste feito pelo psicofisiologista Steve LaBerge (o maior estudioso do assunto), comprovou-se que 2000 pessoas que alegavam poder controlar seus sonhos, conseguiam repetir um movimento de olhos previamente determinado pelo cientista durante seus sonhos lúcidos.

Outro ponto muito importante neste estudo é o de que pode-se observar que o estágio em que o sonho se torna lúcido é o quinto, chamado de REM, momento em que o nosso corpo paralisa enquanto dormimos e somente as pálpebras se movem.

Qual a vantagem em se descobrir o controle dos sonhos lúcidos?

Um estudo realizado no Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com acompanhamento do pesquisador Sergio Arthuro, e com base nos dados da pesquisa de LaBerge, constou que, a pesquisa sobre sonhos lúcidos pode definir a chave para a cura de problemas como depressão grave, estresse pós – traumático e da esquizofrenia, além claro, de evitar pesadelos recorrentes em pacientes.

Essa seria uma forma de controle de problemas como a paralisia do sono e dos medos excessivos que acontecem justamente no momento de descanso e que quando acumulados, causam desgastes devastadores tanto no físico quanto no psicológico de um paciente.

Há grupos em redes sociais com pessoas que afirmam conseguir controlar seus sonhos e buscam dessa forma, minimizar os problemas que tinham no momento de dormir. Nesses grupos também encontram-se instruções e passos para que as pessoas saibam como ter sonhos lúcidos.

Os sonhos lúcidos registrados na história

Por incrível que pareça, há registros de sonhos lúcidos nas imagens do Antigo império do Egito, e ele é representado por um deus muito conhecido: Ba a representação da alma.

Nestas figuras encontramos o deus Ba (simbolizado com corpo de pássaro e cabeça humana) sempre a voar acima de um corpo humano, ou seja, ele simbolizava a consciência humana dentro de um sonho lúcido. Essa interpretação e estudo representativo vem sendo estudado e desenvolvido Robert Waggoner, onde ele publicou sua tese no livro Lucid Dreaming: Gateway to the Inner Self.

Este assunto não só é interessante, como sua comprovação simbolizaria um grande avanço na ciência para o tratamento de problemas mentais e distúrbios do sono.

A mente humana é um campo muito amplo e complexo para ser estudado, e cada detalhe representa uma vastidão de possibilidades e esclarecimentos que no momento estão na ignorância do homem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.