Atualmente, somos cercados de uma rotina na qual a pressa dita grande parte dos nossos pensamentos e atitudes. Sendo assim, a agenda lotada, o trânsito caótico, os afazeres de casa e tarefas do trabalho nos impede de cuidar da saúde mental quase sempre esquecida. Nesses casos, a terapia online é o melhor caminho.

As consultas psicológicas online já eram permitidas desde 2012 pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) mas possuíam diversas limitações quanto ao número de sessões e tipos. No entanto, com a nova resolução do CFP que entrou em vigor em novembro de 2018, a terapia online foi completamente liberada, nos mesmos critérios de um atendimento presencial.

O atendimento psicológico online oferece muitos benefícios e será cada vez mais uma ferramenta presente na vida dos pacientes. Logo, falaremos sobre alguns motivos para partir logo para as terapias online.

7 motivos para fazer terapia online

A terapia online é uma forma de terapia que ocorre por meio de uma plataforma digital, como uma vídeo chamada, mensagem de texto ou e-mail. Portanto, em vez de se encontrar pessoalmente com um terapeuta, você se comunica com ele através de um dispositivo conectado à internet.

Existem muitos motivos pelos quais uma pessoa pode optar por fazer terapia online em vez de ir a um consultório físico. Aqui estão alguns dos motivos mais comuns:

1.Tratamento de problemas psicológicos

Todos nós, ao longo da vida, necessitamos ir ao médico ou hospital para cuidar de enfermidades fisiológicas. Afinal, a saúde do corpo é de suma importância para a sobrevivência. 

Porém, o que muitas vezes esquecemos, é que o cérebro e o coração também precisam de cuidados, pois o nosso psicológico e emocional comandam todas as funções do organismo. Se um deles está em desequilíbrio, todo o corpo sente.

Entretanto, a psicologia online pode tratar de uma enorme gama de problemas e transtornos que são atendidos em uma clínica. Com a comodidade e praticidade, a desculpa para tratar dos problemas psicológicos acabou!

2. Sigilo e confidencialidade

O sigilo e a confidencialidade são fundamentais em qualquer forma de terapia, incluindo a terapia online. Além disso, é importante que os pacientes se sintam seguros e protegidos para compartilhar informações pessoais e sensíveis com seus terapeutas.

Contudo, todos os dados e conversas com o psicólogo online são protegidos e não correm risco de invasões ou quebra de sigilo. Logo, isso permite que o paciente se sinta confortável em contar tudo o que lhe acomete e da maneira que preferir, pois tanto os chats quanto as sessões de vídeos são protegidas.

3. Acessibilidade e praticidade

Estamos sempre conectados. Dessa forma, os aparelhos tecnológicos já viraram extensões do nosso corpo. Seja onde estiver, basta um deles para iniciar a conversa com os psicólogos. Dito isso, a praticidade e conforto que a psicoterapia online oferece estimulam a desinibição e principalmente a privacidade de não ter que ir a ambientes públicos.

Independentemente do município ou da rotina, fica a critério do paciente escolher o momento da sessão.  Contudo, é só ficar online e falar com o profissional da sua escolha. Muitos brasileiros que moram no exterior, ou pessoas que precisam viajar com frequência, utilizam e reconhecem esse tipo de atendimento online.

4. Superação de traumas emocionais

Com as técnicas adequadas, o psicólogo ensina o paciente a desenvolver o autoconhecimento, que será fundamental para superar obstáculos, buscar caminhos mais eficientes, tratar traumas e transtornos.

Logo, consequentemente, obter mais qualidade de vida, realização pessoal e desenvolvimento pessoal . Portanto, todo tratamento é tão eficiente quanto ao de uma consulta presencial.

Visto isso, algumas das abordagens comuns usadas pelos terapeutas online para ajudar a superar traumas emocionais incluem: análise do comportamento, teoria cognitivo-comportamental, psicanálise, gestalt, entre outras.

5. Agilidade no atendimento

A consulta online com o psicólogo permite uma adequação melhor à rotina de cada paciente, isso pois o paciente não precisará se deslocar e pode realizar a sessão de onde preferir.

Sob este ponto de vista, em casos onde há dúvidas ou até mesmo urgência em contar algum fato, o paciente pode enviar perguntas pontuais através de mensagens, sendo elas, rapidamente respondidas pelos profissionais. 

6. Profissionais diversos

A psicologia online oferece a possibilidade de acesso a profissionais diversos e especializados em diversas áreas da saúde mental, o que pode ser muito benéfico para pacientes que precisam de cuidados específicos.

Logo, especialista de diversas áreas poderão auxiliar em problemas subjetivos, e, baseado nas necessidades e características mais relevantes de cada paciente, este poderá encontrar o psicólogo ideal para seu caso. Além disso, o currículo dos profissionais ficam disponíveis e são de grande ajuda na hora da escolha.

7. Diversas formas de poder se expressar

Não é todo mundo que tem facilidade de se expressar através da fala, afinal, cada indivíduo possui em si um tipo de inteligência mais aguçado. Dessa forma, muitos conseguem se expressar melhor através da escrita, o que com a consulta com o psicólogo online é possível. 

Entretanto, o chat com o psicólogo online é uma opção para essas pessoas, e a obtenção de informações por parte do profissional é mais eficiente, visto que tem maior acesso. Sendo assim, para aqueles que se sentem inibidos com a presença física, as sessões em vídeo podem ser a solução. 

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.