Através da resolução 11/2018, a psicoterapia online foi regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), ou seja, passou a ser possível realizar o serviço de psicologia de forma online por completo.

Com a chegada dessa nova forma de atendimento, entende-se que há um marco histórico na evolução ao cuidado com a saúde mental no Brasil. Hoje, é possível levar saúde mental até as pessoas, independente de onde elas estejam. 

Sendo assim, torna-se cada vez mais comum ver a busca por cuidados à saúde mental, seja no escritório presencial ou à distância. A Psicologia conta com técnicas e ferramentas capazes de funcionar em qualquer modalidade e a proposta online torna mais prática as sessões de terapia.

O que é a psicoterapia?

A psicoterapia é um conjunto de técnicas baseadas na ciência da Psicologia para tratar demandas de ordem mental e comportamental. Nos últimos anos, cresceu bastante a procura pela terapia, principalmente, na sua modalidade online. 

A psicoterapia online, por sua vez, funciona através de uma comunicação síncrona, ou seja, em tempo real entre o psicólogo e o paciente. Dessa forma, acontece exatamente como seria num consultório físico e presencial, porém, sem a necessidade de estarem no mesmo espaço. 

No entanto, o conjunto de técnicas que o profissional utiliza são todas possíveis de serem administradas por meio da internet. Logo, isso facilita bastante para que a grande maioria dos atendimentos e casos possam se beneficiar com o serviço.

Como funciona a psicoterapia online?

A maioria dos pacientes levam algumas sessões para adaptar-se ao modelo da psicologia online, porém, torna-se perceptível que o engajamento com o tratamento é similar ao atendimento presencial.

A terapia online oferece a possibilidade dos pacientes terem um atendimento de qualidade em casa. Contudo, esse aspecto é fundamental nos casos de pacientes que não conseguem sair de sua residência, seja por dificuldade de locomoção, problemas de saúde ou por estarem em locais distantes geograficamente.

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) tem apresentado resultados similares e até mesmo superiores no atendimento virtual comparados com o presencial. Além disso, o atendimento online se mostrou bastante eficaz para casos de depressão, ansiedade, agorafobia, transtorno do pânico, fobia específica e transtorno de estresse pós-traumático. 

E a segurança no atendimento pela internet?

A segurança e o sigilo profissional nos atendimentos online são deveres a serem ofertados pelo profissional da psicologia. Aliás, quando não há o cumprimento desse quesito, há a possibilidade do profissional ser penalizado pelo CFP.

Nesse sentido, é papel do psicólogo tornar o ambiente de psicoterapia online agradável e propício ao tratamento. O profissional da psicologia deve ter em sua prática o zelo pela integridade do paciente, mantendo o sigilo profissional e estando atento para todas as dúvidas do cliente. 

A psicoterapia online na prática

Muitos pacientes chegam à psicoterapia online com um certo receio, pois possuem um medo de que não serão compreendidos e acolhidos durante o atendimento. Entretanto, essa incerteza inicial passa rápido e acaba transformando-se em um engajamento pelos resultados do processo terapêutico. 

A construção de vínculo com o terapeuta ocorre logo, o que deixa o paciente mais à vontade para falar sobre aquilo que lhe causa dor e sofrimento psíquico. Nesse sentido, o ambiente virtual torna-se um local de tratamento qualitativo em busca de mais saúde mental, exatamente como seria num consultório presencial. Ou seja, não existe mais diferença entre o virtual e o real.

Além disso, o atendimento à distância tem possibilitado uma melhor administração da rotina dos pacientes. Agora, é comum realizar sessões em intervalos de almoço ou, até mesmo, num sábado à tarde.

Os benefícios da psicoterapia online

A psicoterapia online mostra-se tão benéfica quanto a psicoterapia presencial. Isso acontece pois é possível levar a saúde mental até o nosso dia a dia. Visto isso, conseguimos administrar melhor o seu tempo para lidar com aquilo que lhes causa dor.

Entretanto, a possibilidade de cuidar da saúde emocional com apenas um clique de distância se torna uma facilidade importante para o prosseguimento do tratamento. Os pacientes são mais adeptos, comparecem mais e possuem um engajamento melhor.

Aliás, o atendimento online surge como a oportunidade perfeita para desenvolver o autoconhecimento, lidar melhor com as emoções e falar sobre aqueles problemas familiares que têm sido difíceis de serem administrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.