Existe depressão sem motivo? É possível isso? Ou depressão tem motivo? Existem diversas causas do aparecimento do transtorno, porém ainda não foi possível identificar qual componente exato é responsável pelo desenvolvimento dela. Por conta da complexidade do problema, é possível apontar diversos agentes.

No entanto, compreender as diferentes abordagens do assunto permite uma melhor identificação da questão. Ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, os motivos de depressão podem ser divididos em três grupos: biológicos, genéticos e eventos vitais.

Então, que tal conhecer quais as causas da depressão?

Causas biológicas

As causas da depressão de ordem biológica podem variar. Entretanto, as principais evidências apontam para a bioquímica cerebral. Logo, a doença seria o resultado de uma deficiência de neurotransmissores no cérebro. 

No entanto, a principal função dos neurotransmissores é servir como mensageiros químicos dentro do organismo. Dessa forma, as células nervosas os utilizam para realizar a comunicação entre eles. 

As mensagens que, por sua vez, são enviadas, são responsáveis por desempenhar um efeito importante na regulação do humor. Todavia, por se tratar de um problema químico, é possível assim, realizar o tratamento com medicamentos. Então, a utilização de antidepressivos ocorre com o objetivo de regular essa disfunção que ocorre no cérebro.

Uma pesquisa recente, porém, apontou outra possibilidade para a questão. A depressão e suas causas teriam origem num distúrbio da mitocôndria, a principal fonte de energia para as células. Mesmo assim, os próprios pesquisadores apontam que serão necessários diversos outros estudos para comprovar os seus achados.

LEIA MAIS: O que é a depressão?

Causas genéticas

Uma das principais causas da depressão pode ter influência genética. Tudo o que somos é em decorrência dos genes: O corpo, o cérebro e até o cabelo possuem correspondência com nosso componente genético.

Vale ressaltar que ninguém “herda” a depressão da mãe ou do pai. Então, caso exista uma predisposição genética para a doença, a pessoa estará mais suscetível a desenvolvê-la em algum momento da vida. Nesse sentido, existem estudos que procuram descobrir os motivos da depressão e a sua probabilidade na sucessão biológica.

Ao realizar uma pesquisa com gêmeos, uma metanálise de dados identificou que a taxa de herdabilidade para depressão é de 37%. Além disso, os dados de outro estudo apontam um aumento de duas a três vezes no risco de depressão se a família possui histórico com a doença.

LEIA MAIS: 5 sinais de depressão

Causas advindas de eventos vitais

E quais os motivos da depressão quando nenhum dos fatores anteriores estiverem envolvidos? Bom, é possível que certos eventos traumáticos e estressantes podem desencadear problemas depressivos em pessoas com predisposição genética.

Um artigo publicado na Harvard Health aponta como ocorre o funcionamento do estresse no corpo e na mente. “O estresse tem suas próprias consequências fisiológicas. Provoca uma cadeia de reações químicas e respostas no corpo. Se o estresse é de curta duração, o corpo geralmente volta ao normal”.

O problema ocorre, de acordo com a publicação, quando o estresse é crônico. Dessa forma, o sistema acaba ficando sobrecarregado e as mudanças no organismo podem durar muito tempo – possibilitando o desenvolvimento da depressão.

LEIA MAIS: 7 dúvidas sobre a depressão

Quando procurar ajuda psicológica?

Para saber se tem depressão, é necessário ficar atento aos principais sintomas e, caso eles persistam por mais de duas semanas, o recomendado é marcar uma consulta psicológica para avaliar o caso.

A terapia é uma das mais importantes formas de tratamento. Logo,a Telavita pode te ajudar nessa luta. Nossa  plataforma online possui um leque de opções de profissionais capacitados e especializados.

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.