Causas da depressão: Existem motivos da depressão?

0
285
motivos da depressão

Existe depressão sem motivo? É possível isso? Ou depressão tem motivo? Existem diversas causas da depressão, porém ainda não foi possível identificar qual componente exato é responsável pelo desenvolvimento dela. Por conta da complexidade do problema, é possível apontar diversos agentes para isso.

Compreender as diferentes abordagens do assunto permite uma melhor identificação da questão. De acordo com o Ministério da Saúde, os motivos de depressão podem ser divididos em três grupos: biológicos, genéticos e eventos vitais.

Então, que tal conhecer quais as causas da depressão?

Depressão: causas biológicas

As causas da depressão de ordem biológica podem variar. Entretanto, as principais evidências apontam para a bioquímica cerebral. A doença seria o resultado de uma deficiência de neurotransmissores no cérebro. A principal função deles é servir como mensageiros químicos dentro do organismo. Dessa forma, as células nervosas os utilizam para realizar a comunicação entre eles. As mensagens que enviam são responsáveis por desempenhar um efeito importante na regulação do humor – daí a relação com a depressão.

Saiba mais sobre depressão aqui!

Por se tratar de um problema químico, é possível realizar o tratamento com medicamentos. Então, a utilização de antidepressivos ocorre com o objetivo de regular essa disfunção que ocorre no cérebro.

Uma pesquisa recente, porém, apontou outra possibilidade para a questão. A depressão e suas causas teriam origem num distúrbio da mitocôndria, a principal fonte de energia para as células. Mesmo assim, os próprios pesquisadores apontam que serão necessários diversos estudos para comprovar os seus achados.

Causas da depressão: Genética

Uma da principais causas da depressão pode ter influência genética. Tudo o que somos é em decorrência dos genes: O corpo, o cérebro e até o cabelo possuem correspondência com nosso componente genético.

Vale ressaltar que ninguém “herda” a depressão da mãe ou do pai. Então, caso exista uma predisposição genética para a doença, a pessoa estará mais suscetível a desenvolvê-la em algum momento da vida. Nesse sentido, existem estudos que procuram descobrir os motivos da depressão e a sua probabilidade na sucessão biológica.

Ao realizar uma pesquisa com gêmeos, uma metanálise de dados identificou que a taxa de herdabilidade para depressão é de 37%. Além disso, os dados de outro estudo apontam um aumento de duas a três vezes no risco de depressão se a família possui histórico com a doença.

Você sabe quais os sinais da depressão?

Causas de depressão: Eventos vitais

E quais os motivos da depressão quando nenhum dos fatores anteriores estiverem envolvidos? É possível que certos eventos traumáticos e estressantes podem desencadear problemas depressivos em pessoas com predisposição genética.

Um artigo publicado na Harvard Health aponta como ocorre o funcionamento do estresse ao corpo e a mente. “O estresse tem suas próprias consequências fisiológicas. Provoca uma cadeia de reações químicas e respostas no corpo. Se o estresse é de curta duração, o corpo geralmente volta ao normal”.

O problema ocorre, de acordo com a publicação, é quando o estresse é crônico. Dessa forma, o sistema acaba ficando sobrecarregado e as mudanças no organismo podem durar muito tempo – possibilitando o desenvolvimento da depressão.

Caso sofra de depressão, saiba que a terapia é uma das mais importantes formas de tratamento. A Telavita pode te ajudar nessa luta. A plataforma online possui um leque de opções de profissionais capacitados e especializados. Agende uma consulta com um de nossos psicólogos e dê um passo para o início de seu tratamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.