Medo de dirigir pode ser problema psicológico?

0
131
pavor de dirigir

Cerca de dois milhões de brasileiros sofrem com problemas que os impedem de dirigir. Os dados da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) demonstram uma realidade dura e que pode ser desencadeada por diversos fatores. Entretanto, a situação pode ser ainda pior quando observamos o perfil dessas pessoas que tem medo de dirigir.

Sobre o tema, a psicóloga e autora do livro “Vença o medo de dirigir”, Neuza Corassa, estuda os medos relacionados ao trânsito há mais de 20 anos. De acordo com ela, cerca de 80% das pessoas que buscam meios de como vencer o medo de dirigir já possuem CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Isso mesmo: pessoas habilitadas com medo de dirigir.

“O pavor ao se dirigir é algo muito amplo, mas tem algumas características em comum. Normalmente as pessoas têm receio de errar e das consequências do erro. Elas ainda podem ficar envergonhadas ou acharem que estão atrapalhando outros motoristas”, comenta Eloísa Pegolo, psicóloga e dona de uma clínica psicoterápica especializada no assunto.

A dificuldade por conta do medo

Dirigir é um ato simples, porém complexo, afinal, vemos o seu exercício todos os dias. Entretanto para tal é preciso que a pessoa desenvolva habilidades cognitivas específicas. Além disso, é necessário certo nível de capacidade intelectual e emocional para conseguir lidar e reagir com os estímulos externos enquanto conduzimos os veículos – não à toa a CNH  exige a aprovação num teste psicológico.

Dessa forma, não há como retirar o componente psicológico de dirigir e o seu medo não pode ser depreciado. Segundo a psicóloga especialista no assunto, Cecília Bellina, “as pessoas têm mania de dizer que ter medo de dirigir é uma besteira, mas não é. Esse é um dos piores medos que pode existir porque te atrapalha em várias esferas da vida e limita a sua liberdade de ir e vir”.

Numa vida cada vez mais influenciada pela mobilidade, não conseguir dirigir pode ser problemático. Ele pode significar perder uma oportunidade de emprego ou até mesmo algo como não conseguir levar os filhos ao colégio. Porém, quando o problema começa a afetar diretamente as nossas vidas, ele precisa urgentemente ser tratado.

Nesses casos, é importante procurar a ajuda de um especialista para tratar dessa questão. E existe psicólogo para quem tem medo de dirigir? Sim e a terapia para perder o medo de dirigir irá trabalhar para exatamente encontrar os gatilhos mentais que causam o desconforto. O profissional trabalhará na identificação deles e promoverá o autoconhecimento e o fortalecimento das capacidades mentais.

Por que algumas pessoas tem medo de dirigir?

“Por que tenho medo de dirigir?”. Muitas pessoas não compreendem qual o motivo exato do problema e isso pode ser devido aos inúmeros fatores que podem levar a condição. Então, tratamos desde o medo inerente de dirigir como da sensação que a atividade passa para o indivíduo.

O medo não é uma coisa ruim, pelo contrário, pois ele nos proporciona a noção de cautela e cuidado. Entretanto, o problema surge quando o medo vira fobia de dirigir, ou seja, um medo específico, intenso e muitas vezes irracional e que pode paralisar a pessoa. As causas disso podem ser variadas.

De acordo com a psicóloga especialista em psicologia do trânsito, Flávia Martins Melo, “por vezes, podemos nos achar incapazes de dirigir, hora por alguma situação traumática que tenhamos vivenciado no passado, ou mesmo por uma crença errônea que nos faz acreditar que não conseguiremos dar conta do recado, ou devido a traço de personalidade perfeccionista, com dificuldades de entender e aceitar os erros do principio e com a necessidade de planejamento e certeza que vai dar certo”.

Segundo o psicólogo espanhol, Francisco Javier Díaz Calero, a fobia é muitas vezes associada a um estado de ansiedade generalizada. Por isso, em paralelo ao pânico e habilidades psicomotoras de condução, também trabalha com os pacientes a questão de gerenciamento de estresse e autoestima.

Nesse sentido, o medo de dirigir pode ser devido a outras fobias e sintomas. Muitas pessoas, por exemplo, possuem agorafobia (distúrbio de ansiedade associado a crises de pânico), claustrofobia (medo de estar em lugares fechados e trancados) ou medo de acidentes. Sendo assim, o medo de dirigir é uma decorrência deles, mas não o fato principal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.